Ano Letivo de 2025 (Primeiro semestre)
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Práticas Institucionais em Saúde Mental comunica a abertura das inscrições para o processo seletivo de candidatos, nos níveis de Mestrado e Doutorado, visando o preenchimento de vagas remanescentes para o primeiro semestre do ano letivo de 2025. O período de inscrições é de 26 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.
A inscrição será realizada somente on-line.
O candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
- Cópia da cédula de identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
- Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
- Cópia do CPF;
- Cópia do histórico escolar do(s) curso(s) de graduação;
- Cópia do diploma de graduação de curso reconhecido pelo MEC;
- Curriculum vitae documentado (de preferência, Lattes, do CNPq);
- Formulário de Intenção de Projeto, disponível na página do Programa na internet, em Processo Seletivo, totalmente preenchida e assinada.
- Taxa de inscrição no valor de R$ 45,00 (*);
- Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
- Cópia do Registro Nacional Migratório (RNM) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
- Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa (http://portal.inep.gov.br/acoes-internacionais/celpe-bras). Poderá ser aceito o protocolo de inscrição no exame.
- Cópia do histórico escolar e do diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil.
Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:
Os candidatos que cursaram graduação em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:
(*) A taxa de inscrição deverá ser paga por boleto bancário gerado no término do preenchimento da ficha de inscrição on-line.
Em caso de qualquer problema relacionado à geração ou pagamento do boleto, recomenda-se entrar em contato diretamente com a Secretária do Programa.
O valor da inscrição não será reembolsado caso o candidato não seja classificado para alguma etapa do processo seletivo.
Os candidatos deverão enviar as cópias digitais dos documentos, em formato PDF, para o e-mail: pgpsicologia@unip.br e aguardar a confirmação de recebimento. Só serão aceitas as cópias legíveis e em tamanhos originais.
Em caso de aprovação no processo seletivo, todos os documentos deverão ter seus originais apresentados no ato da matrícula.
Não serão aceitas inscrições com entrega parcial da documentação ou documentos ilegíveis e que não atendam rigorosamente ao estabelecido neste Edital.
A seleção do Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental compreende:
Etapa I - Inscrição e Entrega de Documentos (Eliminatória)
A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o envio da documentação completa no prazo estipulado. A validação é feita por e-mail de confirmação enviado ao candidato.
Etapa II - Análise de Currículo (Apenas para Candidatos Aprovados na Etapa I)
Análise de Currículo (preferencialmente currículo Lattes).
Análise do Formulário de Intenção de Projeto DOC
no que se refere a:
- Contribuição do projeto para promoção e desenvolvimento de saúde mental junto à população alvo do projeto;
- Adequação do embasamento teórico do projeto proposto;
- Adequação ética do projeto, no que se refere a pesquisas com seres humanos;
- Viabilidade de execução no período de 24 meses;
- Disponibilidade de orientação do orientador sugerido.
Etapa III - Exame de Seleção (Eliminatória)
Prova Escrita: Dissertação sobre um tema proposto na prova, embasada na bibliografia recomendada.
Entrevista Individual com cada candidato.
- O candidato que não puder comparecer a qualquer etapa do processo seletivo deve entrar em contato previamente pelo telefone (16) 3602-6720 ou pelo e-mail pgpsicologia@unip.br para verificar a possibilidade de agendamento em outra data. A ausência, sem prévia comunicação, resultará na desclassificação do candidato.
- A aprovação no processo seletivo está sujeita à análise da Comissão de Seleção, que possui total autonomia para decidir sobre a aceitação ou não de qualquer candidato. Todas as decisões da Comissão são soberanas e irrevogáveis, baseando-se nos critérios estabelecidos pelo edital e em seu julgamento criterioso. Portanto, não serão divulgadas as razões pelas quais os candidatos foram ou não selecionados.
- Os casos omissos neste edital serão resolvidos, em primeira instância, pelo Coordenador; em segunda instância, pelo Colegiado; e, por último, pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.
ETAPA I - INSCRIÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS
De 26 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.
A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o envio da documentação completa no prazo estipulado.
ETAPA II - ANÁLISE DE CURRÍCULO
Dia 03 de fevereiro de 2025 (segunda-feira), a partir das 14 horas – Divulgação dos candidatos aprovados para a Etapa III.
ETAPA III - EXAME DE SELEÇÃO PARA OS CANDIDATOS APROVADOS NA ETAPA I
Dia 04 de fevereiro de 2025 (terça-feira), a partir das 08h30min – Prova Escrita e Entrevista.
IMPORTANTE: A prova escrita e entrevista serão realizadas presencialmente nas dependências do Campus da UNIP em Ribeirão Preto/SP, - Bloco A - situado à Avenida Carlos Consoni, 10, Jardim Canadá.
Caso o candidato tenha qualquer impedimento para comparecer na data prevista para o Exame de Seleção, solicitamos que entre em contato pelo telefone (16) 3602-6720 ou e-mail (pgpsicologia@unip.br) para verificar um agendamento.
RESULTADO DA SELEÇÃO
Dia 04 de fevereiro de 2025 (terça-feira), a partir das 18 horas – Divulgação dos aprovados.
Dia 05 de fevereiro de 2025 (quarta-feira), às 19 horas - Reunião on-line com os aprovados e o coordenador do Programa, Prof. Dr. Paulo Eduardo Benzoni, para apresentação do curso e informações gerais.
OBSERVAÇÃO: A reunião será realizada por meio de videoconferência, utilizando o Microsoft Teams. O link de acesso será enviado aos aprovados no dia 05 de fevereiro de 2025, a partir das 10h.
As matrículas deverão ser feitas, pessoalmente, na Secretaria do Programa, no dia 06 de fevereiro de 2025, ocasião em que o candidato deverá:
- Apresentar os seguintes documentos originais:
a) Carteira de Identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
b) CPF;
c) Certidão de Nascimento ou Casamento;
d) Histórico Escolar do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC;
e) Diploma do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC, registrado;
f) 2 fotografias 3x4 (recentes);
Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:
g) Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
h) Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa. Poderá ser aceito o protocolo de inscrição no exame.
Os candidatos que cursaram graduação em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:
i) Histórico escolar e diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil. - Assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;
- Fazer a escolha das disciplinas a serem cursadas no semestre;
- Retirar o boleto para pagamento da matrícula.
Endereço da Secretaria do Mestrado Profissional em Psicologia:
Av. Carlos Consoni, 10 – Bloco B - Jardim Canadá - Ribeirão Preto/SP
Secretária do Programa: Ana Paula de Souza
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 09 horas às 18 horas.
INÍCIO DAS AULAS
Dia 07 de fevereiro de 2025 (sexta-feira).
Os candidatos aprovados egressos de curso de graduação na UNIP terão 10% DE DESCONTO em suas mensalidades.