Professor de Mestrado da UNIP concede entrevista ao jornal Diário do Comércio

Na semana de realização da maior feira de redes de franquias do mundo, promovida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o jornal Diário do Comércio entrevistou o professor titular do Mestrado em Administração da Universidade Paulista, Pedro Lucas de Resende Melo, para analisar a inserção das franquias brasileiras no exterior.

 

Melo é doutor em Administração pela USP, autor do livro Franquias Brasileiras: Estratégia, Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização, (Cengage, 2012) e recebeu o prêmio Destaque Acadêmico 2013 da ABF.

 

Para o professor, o processo de internacionalização das redes de franquias brasileiras é um processo crescente, entretanto são diversos os cuidados que as redes brasileiras devem ter nestas expansões. Diferentemente dos planos de expansões nacionais, antes de se iniciar as operações internacionais, as empresas devem realizar análises sistêmicas sobre o ambiente institucional desses países. A análise do potencial econômico do país de destino é, sem dúvida, importante, embora a estabilidade política não deva ser negligenciada; a facilidade de se fazer negócios e o aparato público e legal também devem ser analisados, dentre outros fatores.

 

Professor de Mestrado da UNIP concede entrevista ao jornal Diário do Comércio