Professor da UNIP participa de podcast sobre sustentabilidade

O professor doutor Biagio F. Giannetti, coordenador e líder do Laboratório de Produção e Meio Ambiente (LaProMA), pertencente ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Paulista – UNIP, participou do podcast CAFE CON SUSTENTA, a convite do canal mexicano no YouTube SUSTENTA MX, que promove e discute o Desenvolvimento Sustentável.

Durante o podcast, o professor Biagio apresentou e discutiu a Contabilidade Ambiental em eMergia, ferramenta amplamente utilizada nas pesquisas realizadas no LaProMA. Por meio dela é possível conhecer a quantidade de joules em eMergia Solar (sej) necessária para a obtenção de um determinado produto, bem ou serviço. O sej é uma unidade (comum) que serve para valorar o trabalho ambiental e humano de produtos e serviços, uma métrica útil para a valoração objetiva dos recursos usados e do impacto que causa o nosso estilo de vida na natureza.

Uma das criadoras do canal SUSTENTA MX é Cláudia Mariana Loeza Rentería, ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Sonora, México. Durante seu mestrado, Mariana Loeza realizou estadia acadêmica na UNIP, com supervisão do professor Biagio F. Giannetti.

A UNIP e a Universidade de Sonora são signatárias de um convênio de cooperação científica que tem possibilitado várias ações acadêmicas conjuntas, entre as quais se destacam a troca de professores e alunos do PPGEP-UNIP e da Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Sonora.

Link para o podcasthttps://www.youtube.com/watch?v=nUkLp550Z-s  

Professor da UNIP participa de podcast sobre sustentabilidade