UNIP organiza a Décima Edição do Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa

No dia 11 de novembro de 2021, ocorreu o Décimo Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa (10th IWACP, na sigla em inglês), realizado, assim como a edição anterior, de forma remota em decorrência dos eventos relacionados à COVID-19. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista – UNIP (PPGEP-UNIP) e a Rede de Avanços em Produção Mais Limpa (ACPN), em parceria com a Universidade de Ferrara (Itália) e a Innovation for Sustainable Development Network (inno4sd.net), foram responsáveis pela realização e organização do 10th IWACP na cidade italiana de Ferrara.

Além da UNIP e das instituições coorganizadoras do evento, pode-se citar outras entidades parceiras: Universidade de Stellenbosch (África do Sul), Universidade de Kent (Reino Unido), Universidade Normal de Pequim (BNU, China), UNIFI (Universidade de Florença, Itália), Sustentabilidade, Economia Ambiental e Estudos Dinâmicos (SEEDS), Instituto de Tecnologia de Illinois (EUA), Universidade de Manitoba (Canadá), CUC (Universidade La Costa, Colômbia), UNISON (Universidade de Sonora, México), Universidade Deakin (Austrália).

Promovido pela UNIP desde 2007, o IWACP é voltado a pesquisadores e profissionais da área de Engenharia de Produção, Meio Ambiente e outras correlatas. Em 2021, o evento contou com 197 trabalhos provenientes de 45 países e 10 conferências. As atividades tiveram como objetivo estimular a discussão em torno do tema Um Mundo Resiliente e Sustentável – Contribuições da Produção Mais Limpa, Economia Circular e Eco Inovação.

Na ocasião, foram abordados os seguintes assuntos:

  • Interdisciplinary? What Can Political Science Bring to Electromaterials Solar, Batteries, and Hydrogen? – com Linda Hancock (Universidade Deakin, Austrália).
  • Enhancing the Sustainability of Circular Economy – com Daniela Pigosso (Universidade Tecnológica da Dinamarca).
  • A New Phase of Signals for Eco-Innovators and Cleaner Production: Decreasing or Increasing Uncertainty? – com Roberto Zoboli (Universidade Católica de Milão, Itália).
  • Assessing Sustainability – com Cecília M. V. B. Almeida (Universidade Paulista – UNIP, Brasil).
  • Mapping the Main Discourses in Approaches to Climate Resilience and Sustainable Development – com Linda Wollersheim (Universidade Deakin, Austrália).
  • Study of Circular Economy Approach in an Agricultural Cooperative Context – com Glória Rótolo (INTA, Argentina).
  • Materials Cycles and the Low Carbon Transition of the Energy Sector: Considerations for Aotearoa - New Zealand – com Alan Brent (Universidade de Wellington, Nova Zelândia).
  • Economic Policy for the Circular Economy Transition in the EU – com Alessio D’Amato (Universidade de Roma Tor Vergata, Itália).
  • The Employment Impact of a Green Fiscal Push: Evidence from the American Recovery and Reinvestment Act – com Giovanni Marin (Universidade de Urbino, Itália).
  • The Ecological and Just Transitions through Innovations and Policies – com Massimiliano Mazzanti (Universidade de Ferrara, Itália).

Durante o evento, as pesquisadoras Daniela Pigosso e Linda Hancock foram agraciadas com o Prêmio ACPN, por representarem duas gerações da Rede em Avanços em Produção Mais Limpa (ACPN). Elas foram premiadas nas categorias Pesquisador Jovem e Pesquisador Sênior, respectivamente.

O evento, que contou com o apoio do PPGEP e da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP, é um fórum multi e interdisciplinar de troca de informações e resultados de pesquisa sobre tecnologias, conceitos e políticas baseadas em uma produção mais limpa, projetado com o objetivo de auxiliar a mudança para uma sociedade sustentável.

Biagio F. Giannetti, professor do PPGEP-UNIP e fundador da Rede em Avanços em Produção Mais Limpa (ACPN), afirma: “Assim como em 2020, 2021 foi um ano especial de grande aprendizado e de reflexão para a comunidade acadêmica. Mesmo com o isolamento social que a situação recomenda, a comunidade acadêmica precisou continuar conectada e trocando experiências. Por esse motivo, nesse contexto tão particular, o evento ocorreu de forma on-line e gratuita.”

Realizado com sucesso, o 10th IWACP deixou um legado importante que pode ser consultado no website do evento a qualquer momento. Com acesso a aproximadamente 10 horas de material de cunho acadêmico, disponível gratuitamente, é possível experienciar as atividades de modo semelhante ao formato presencial. 

“O PPGEP da UNIP e seus parceiros da Universidade de Ferrara, a inno4sd.net e a Rede em Avanços em Produção Mais Limpa (ACPN) estão de parabéns. O IWACP 2021 alcançou números expressivos de participação de pesquisadores com apresentação de trabalhos de alta qualidade. Mais do que nunca a comunidade científica da ACPN, coordenada pela UNIP, mostra sua liderança no mundo acadêmico, apresentando estudos que promovem as desejadas mudanças que o desenvolvimento sustentável exige”, ressaltou o professor Biagio.

UNIP organiza a Décima Edição do Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa

UNIP organiza a Décima Edição do Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa

UNIP organiza a Décima Edição do Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa

UNIP organiza a Décima Edição do Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa

UNIP organiza a Décima Edição do Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa

UNIP organiza a Décima Edição do Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa