A Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa comunica as defesas de fevereiro de 2022

Data da defesa: 04/02/2022       

Autor: Lara Loureiro Weizel Chiminazzo

Orientador: Prof. Dr. Thiago Berti Kirsten

Programa: Mestrado em Patologia Ambiental e Experimental

Título: Aspectos psicomotores e neurofuncionais após Covid-19

Resumo: A pandemia em decorrência do novo coronavírus (SARS-CoV-2, causador da Coronavirus Disease 2019, ou Covid-19) já infectou mais de 271 milhões de pessoas e causou mais de 5,3 milhões de mortes pelo mundo (dezembro/2021), e os casos continuam em ascensão. Surpreende um vírus que acomete as vias aéreas poder desencadear manifestações neurológicas. O objetivo deste trabalho foi criar e aplicar questionários específicos para pacientes pós-Covid-19 para traçar perfil de eventuais sequelas neurofuncionais. Buscou-se avaliar aspectos epidemiológicos, psicomotores e o grau de comprometimento das habilidades cognitivas, de memória, de atenção e concentração. Foram avaliados 184 indivíduos de 18-64 anos pós-Covid-19 e um grupo controle de 30 indivíduos. Os dados epidemiológicos revelaram que os tipos sanguíneos mais prevalentes no grupo pós-Covid-19 foram A+ e O+, assim como para o grupo controle e para a população brasileira. Entre os sintomas mais comuns relatados, destaque para a perda de olfato/paladar e dor de cabeça. Quanto aos aspectos psicomotores e neurofuncionais, a Covid-19 induziu marcantes prejuízos nos testes: de Praxia Fina (diadococinesia, marionetes, leque e papel), especialmente nas faixas etárias de 31-45 e 46-64 anos; de Equilibração (imobilidade, equilíbrio estático, pés em linha e persistência), em todas as faixas etárias; de Memória Episódica após distractores, especialmente na faixa etária de 18-30 anos; de Fluência Verbal; e do Relógio, sempre comparado aos dados do grupo controle. Também houve marcante aumento de sincinesia nesses indivíduos. Portanto, a Covid-19 induziu prejuízos nas avaliações psicomotoras e nos diferentes aspectos da Bateria Breve de Memória. Esse resultado é mais surpreendente ao levar em consideração que a maioria dos participantes não relatou doença preexistente e não necessitou de internação hospitalar. Concluindo, a Covid-19 induziu prejuízos psicomotores, neurofuncionais e na memória, inclusive em indivíduos jovens, saudáveis e que não foram internados durante o curso da doença. O presente estudo revelou comprometimentos neurológicos ainda inéditos que devem ser levados em consideração na elaboração de protocolos de reabilitação dos pacientes acometidos pela Covid-19.

 

 

Data da defesa: 07/02/2022

Autor: José Carlos Lorandi

Orientador: Prof. Dr. Jorge Miklos

Programa: Mestrado em Comunicação

Título: A objetificação da mulher como traço da masculinidade tóxica na mídia: o caso Dan Bilzerian

Resumo: O objetivo desta dissertação é investigar a contribuição das redes sociais digitais na constituição do imaginário masculino a partir de um estudo de caso: as postagens que a celebridade Dan Bilzerian publica no Instagram objetivando a mulher. Parte-se da premissa de que as narrativas midiáticas influenciam a construção do imaginário social que molda a identidade dos indivíduos e, ao mesmo tempo, são um reflexo das normas de conduta estabelecidas pela sociedade. A hipótese se fundamenta na proposição de que as narrativas midiáticas são fenômenos que compõem imaginários que alimentam e são alimentadas pela cultura e atuam, de forma oculta, com arquétipos arcaicos e de forma explícita, com estereótipos midiáticos. O procedimento metodológico adotado é a pesquisa bibliográfica e exploratória orientada pela revisão da literatura. Os resultados apontam que Dan Bilzerian se vale do poder rizomático e de capilaridade das redes sociais digitais para produzir o seu marketing pessoal. Bilzerian expressa sucesso, felicidade, riqueza, valores consoantes com a sociedade de mercado. Bilzerian instrumentaliza o Instagram em prol de seu marketing pessoal objetivando ganhar engajamento, uma vez que o grande número de usuários nas redes possibilita alcançar uma grande parcela da população potencialmente interessada em seus serviços ou produtos de maneira rápida e com alto poder de engajamento. Para criar vínculo com o público, a estratégia de Bilzerian é a performance alinhada à masculinidade hegemônica, sustentada em valores como poder, virilidade, força física, ostentação, e objetificação da mulher.

 

 

Data da defesa: 08/02/2022

Autor: Pedro José Gabriel Ferreira

Orientador: Profa. Dra. Silvia Helena Bonilla

Programa: Doutorado em Engenharia de Produção

Título: Indústria 4.0: metodologia de ensino para formação de engenheiros

Resumo: Para desenvolver a Indústria 4.0 no Brasil, é necessário um remodelamento dos processos educacionais, particularmente no ensino de Engenharia. Os administradores terão a missão de avaliar se os projetos pedagógicos e professores são capazes de formar profissionais capacitados. Deverão fornecer recursos para que professores, técnicos e alunos possam executar suas atividades de ensino e aprendizagem de forma a desenvolver um profissional moderno, com as habilidades de que a indústria necessita na atualidade. Este trabalho tem como objetivo elaborar uma metodologia de ensino que seja capaz de desenvolver nos futuros profissionais esses skills. Para isso, visa também projetar e construir um laboratório de fabricação digital e um laboratório 4.0 com uma fábrica de aprendizagem e realidade virtual para dar suporte à metodologia. Para o desenvolvimento da metodologia, uma pesquisa-ação foi realizada com o curso de Engenharia da Universidade Paulista – UNIP, remodelando o projeto pedagógico do curso. Uma metodologia para a seleção e desenvolvimento de equipamentos foi estabelecida, respeitando os requisitos impostos com relação a custo, disponibilidade de tecnologias e objetivos do projeto. Formulários na escala de Likert e o método especialista Delphi foram utilizados para avaliar a metodologia e tecnologias de suporte entre especialistas educacionais, posteriormente validados entre especialistas da indústria, atividade executada em parceria com a Sojo University do Japão.

 

 

Data da defesa: 09/02/2022

Autor: Luiz Antonio de Lima

Orientador: Prof. Dr. Jair Minoro Abe

Programa: Doutorado em Engenharia de Produção

Título: Auxílio computadorizado no diagnóstico precoce de câncer de próstata por meio de Redes Neurais Artificiais Paraconsistentes

Resumo: Neste trabalho estuda-se uma ferramenta computacional de auxílio na identificação do câncer precoce de próstata por meio de biópsias não classificáveis por especialistas. Para tanto, usou-se uma metodologia baseada em Redes Neurais Artificiais, Redes Neurais Artificiais Paraconsistentes, conceitos da Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial E e aderente com a metodologia Design Science Research-DSR. Para o estudo, foram selecionadas de um banco público 700 imagens (KARIMI, 2020) sem imuno-histoquímica-IHQ, submetidas ao sistema construído. A solução alcançada neste estudo apresentou 81% de concordância com o resultado do teste padrão-ouro (alta sensibilidade e especificidade) e 19% foram classificadas pela Rede Neural Artificiais como inconclusivas. As respostas incertas foram categorizadas em grau de anormalidade, distribuídas em três: quase normal 10%, quase anormal 5% e anormal 4%.

 

 

Data da defesa: 11/02/2022

Autor: Fedro Leal Fragoso

Orientador: Profa. Dra. Heloísa de Araújo Duarte Valente

Programa: Mestrado em Comunicação

Título: As capas de discos de Édith Piaf: laicizando o sofrimento e a tristeza como mercadoria midiática

Resumo: Este estudo tem por objetivo propor uma análise sobre as capas de discos e as imagens públicas da cantora Édith Piaf, espelhando-se nas imagens da mater dolorosa (Nossa Senhora das Dores, para os cristãos católicos). Esta análise é sobre as imagens, em sua maioria, da discografia da artista. Como Piaf faleceu em 1963, algumas imagens e álbuns que se seguem são, portanto, póstumos. A pesquisa tem caráter exploratório, com levantamento documental, e corresponde às informações coletadas via web (fontes disponíveis na internet). Este estudo expõe imagens públicas e comerciais da artista Édith Piaf associadas à representação iconográfica da imagem dessa Santa. Isso pode ser observado na composição das capas dos discos: a captura dos gestos, os jogos de luzes e sombras e as cores, de modo a descrever aspectos da vida da artista no decorrer da sua carreira. Acreditamos que tal associação contribui para o consumo de sua arte. Nesse sentido, o trabalho de marketing mostra-se competente dada a receptividade do público-alvo: a configuração de códigos se entrelaça ao imaginário coletivo do público consumidor, majoritariamente francês, dirigindo a este a interpretação e a construção simbólica que transcorre em harmonia com o contexto social da época e com a cultura francesa. A seleção das imagens que compõem o corpus desta pesquisa estabelece comparativamente as associações entre sacro e profano, tendo em conta os elementos gráficos presentes nas capas de discos das canções francesas nos anos 1970. As capas se apresentam com os encartes cheios de grafismos, fotografias, textos, desenhos, iluminação e pinturas, posicionadas como uma forma de arte do século XX. Foram utilizados alguns conceitos relevantes para fundamentar esta pesquisa, tais como os referentes às imagens (Aumont), à maneira e ao ato de ver objetos e pessoas (Berger), à ilusão como algo espetacular (Machado), à forma de analisar a imagem (Joly), observando a performance (Zumthor), aos conceitos do estudo da produção das imagens – por que existe o estilo? (Gombrich), e à paisagem sonora – os sons da época (Schafer). O trabalho espera contribuir, dessa forma, para a pesquisa dos estudos da arte orientada para a elaboração das capas de discos como expressão artística e componente canção, aqui considerada a cultura midiática.

 

 

Data da defesa: 14/02/2022

Autor: Ney Aluxan Perote Vasconcelos

Orientador: Prof. Dr. Jorge Miklos

Programa: Mestrado em Comunicação

Título: Ostentação e masculinidade hegemônica no futebol: um estudo sobre as postagens de Neymar no Instagram

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar, pelo viés da masculinidade hegemônica, as postagens de ostentação do jogador de futebol Neymar na rede social digital Instagram. A problematização que moveu o estudo foi indagar se havia relação entre as postagens do jogador e os valores propugnados pela masculinidade hegemônica que se alinham com o sucesso e o consumismo. O estudo originou-se a partir da observação de reportagens sobre o jogador Neymar, produzidas e vascularizadas pelos meios de comunicação, em que figuravam constantes aparições do futebolista expondo objetos de alto valor financeiro, ou seja, comportamentos reconhecidos socialmente como ostentação. A fundamentação teórica apoiou-se no conceito de masculinidade hegemônica proposto por Raewyn Connell, que analisa os significados de masculinidade no contexto contemporâneo. Ao lado de Connell, abriu-se um diálogo com os sociólogos Pierre Bourdieu, e seu conceito de dominação masculina, e Zygmunt Bauman, e sua reflexão a respeito da sociedade de consumo. A metodologia foi bibliográfica e incluiu a seleção de diversas fontes de informação coletadas em livros teóricos, bancos de teses e dissertações de universidades, artigos publicados em revistas científicas, documentos midiáticos, entre outros. Como recorte, foram escolhidas as publicações a partir de setembro de 2015 e, após diversas leituras flutuantes, optou-se por um total de 46 imagens que representassem situações e comportamentos desse período. Os resultados do estudo revelam que as postagens de Neymar aliam-se às práticas do consumo ostentatório e evidenciam que a marca Neymar se vale do poder rizomático e de capilaridade das redes sociais digitais para produzir o marketing pessoal. Em suas postagens, Neymar expressa sucesso, riqueza, valores consoantes com a sociedade de mercado. As redes sociais foram transformadas em espaços de marketing pessoal e, com isso, ganham engajamento, uma vez que o grande número de usuários nas redes possibilita alcançar – de maneira rápida e com alto poder de envolvimento – grande parcela da população potencialmente interessada em seus serviços ou produtos. Para criar vínculo com o público, a estratégia de Neymar é a performance alinhada à masculinidade hegemônica, sustentada em valores como poder, virilidade, força física, ostentação, entre outros.

 

 

Data da defesa: 15/02/2022

Autor: Ericka Patricia da Silva

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Augusto da Silva

Programa: Doutorado em Patologia Ambiental e Experimental

Título: Microambiente hiperglicêmico compromete a comunicação entre o eixo osso-cérebro pela repressão epigenética do receptor gpr158 no hipocampo

Resumo: O diabetes mellitus (DM) é uma doença metabólica crônica, caracterizada principalmente pelo aumento de glicemia sanguínea e disfunção da insulina. Em resposta ao estado hiperglicêmico sistêmico persistente inúmeras complicações metabólicas e fisiológicas já foram bem caracterizadas. Entretanto, sua relação com a fragilidade óssea, os déficits cognitivos e o risco aumentado de demência ainda precisa ser melhor compreendida. Utilizando modelo de indução de hiperglicemia crônica em ratos Wistar pela administração de dose única i.p. de estreptozotocina (STZ - 55 mg/kg), o impacto da hiperglicemia crônica no acoplamento endócrino osso-cérebro, análises histológicas, histomorfométricas e ultraestruturais foram realizadas no tecido ósseo; assim como a PCR em tempo real (qPCR) para determinação da expressão gênica e o estado de metilação dos genes codificadores das osteocinas (Fgf23, Ocn e Lcn2) e seus receptores (Fgfr1, Gpr6A, Gpr158 e Slc22a17) nos tecidos ósseo e encefálico. Os resultados obtidos neste estudo demonstraram que a hiperglicemia crônica impacta negativamente na biologia óssea e compromete o equilíbrio do eixo endócrino osso-cérebro. No tecido ósseo, a desorganização ultraestrutural e a destruição do tecido de sustentação do incisivo mandibular foram acompanhadas pela hipometilação global do DNA e alterações na expressão gênica das enzimas modificadoras do DNA que foram acompanhadas por alterações no estado de metilação da região promotora das osteocinas Ocn e Lcn2 no fêmur. Adicionalmente, no encéfalo o estado hiperglicêmico crônico foi acompanhado pela modulação da expressão gênica das osteocinas Fgf23, Ocn e Lcn2 nas diferentes regiões avaliadas. Contudo, regulação transcricional mediada pela metilação do DNA foi observada apenas para os receptores das osteocinas, Fgfr1 no estriado e do Gpr158 no hipocampo. Cientificamente, este estudo é pioneiro em demonstrar que o estado hiperglicêmico crônico compromete o crosstalk entre o tecido ósseo e o cérebro, afetando principalmente o hipocampo, pelo silenciamento transcricional do receptor da Ocn, Gpr158.

 

 

Data da defesa: 16/02/2022

Autor: Karen Gimenez

Orientador: Prof. Dr. Paolo Demuru

Programa: Mestrado em Comunicação

Título: A descrença no discurso da ciência: a teoria da conspiração no discurso da terra plana

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a análise do discurso terraplanista para compreender a estrutura discursiva das teorias da conspiração e a sua relação com outros aspectos sociais na formação da crença. A pesquisa é focada em teorias da conspiração voltadas para o negacionismo científico e a promoção das pseudociências, mas também faz referências a outros tipos de teorias da conspiração. O estudo de caso escolhido – o da Terra Plana – teve como corpus 15 vídeos de postados no Facebook na página @FlatEarthStationary. A escolha do Facebook como rede e a referida página se deram pelo maior engajamento quando comparado a outras redes sociais, perfis e páginas de conteúdo semelhante. As postagens foram analisadas com base na semiótica greimasiana e na semiose hermética de Eco. Em função da pandemia da Covid-19, o período de postagens escolhido para análise foi entre janeiro de 2019 e maio de 2021, cobrindo assim períodos semelhantes antes e durante a pandemia, já que acontecimentos dessa magnitude costumam atrair a atenção dos conspiradores e poderiam influenciar o corpus. A estrutura discursiva foi relacionada com outros aspectos de influência na formação da crença como educação, cultura, acontecimentos sociopolíticos e aspectos comportamentais do indivíduo. Os vídeos com duração entre aproximadamente dois minutos e uma hora foram analisados individualmente e, posteriormente, foi apresentada uma síntese destacando a formação da arquitetura discursiva de uma teoria da conspiração – seus principais elementos textuais, gráficos e sonoros e como eles se relacionam no processo construtivo da crença. Nas considerações finais mostramos o imbricamento dessa estrutura discursiva com os outros aspectos de influência na formação da crença, indicando por meio de um quadro-resumo onde as questões discursivas, comportamentais, educacionais e culturais e sociopolíticas se encontram e como se retroalimentam na condução do indivíduo à assinatura do contrato de veridicção.

 

 

Data da defesa: 17/02/2022

Autor: Aguinaldo Eduardo de Souza

Orientador: Prof. Dr. João Gilberto Mendes dos Reis

Programa: Doutorado em Engenharia de Produção

Título: Modelos de cadeias curtas agroalimentares: possibilidades de escoamento para a produção da agricultura familiar no Brasil

Resumo: Os sistemas alimentares, em todo o mundo, estão sob enorme pressão. A demanda por alimentos mais saudáveis, produzidos localmente, garantindo justiça social, popularizou as cadeias alimentares curtas. Essas cadeias têm se mostrado substituto confiável para as cadeias de suprimentos convencionais. O presente estudo consistiu em sistematizar modelos de cadeias curtas, aqui denominada “Cadeia Curta Agroalimentar Familiar”, por meio de estudos de casos levantados em pesquisa de campo em sistemas produtivos de pequenas propriedades agrícolas de controle familiar. Os modelos Cadeia Curta Familiar Agroecológica (CCFA), Cadeia Curta Familiar Banco de Alimentos (CCFBA), Cadeia Curta Familiar Agroescolar (CCAE), Cadeia Curta Familiar Industrial (CCFI) e Cadeia Curta Familiar Convencional (CCFC) foram diagnosticados e sistematizados através da utilização de modelos empíricos de cadeias curtas agroalimentares brasileiras. Os resultados mostraram que as cadeias voltadas para a produção de alimentos ambientalmente sustentável (CCFA) são as que mais geram oportunidades econômicas. Além dos produtos serem reconhecidos e valorizados pelo mercado, o manejo agroecológico tem despertado o interesse dos consumidores a essas comunidades que, na busca por interações socioculturais, tem oportunizado ofertar serviços adicionais, tais como o turismo rural. Experiências como “um dia no campo” permitem às propriedades rurais aumentar seus ganhos, fidelizar clientes, prospectar novos consumidores e inserir suas produções a novos mercados. Outro modelo a ser explorado é a CCFI. A capacidade de agregar valor, por meio de atividades de processamentos e transformação de produtos primários, é o maior destaque dessa cadeia. Produtos processados localmente trazem, na sua dinâmica produtiva, a cultura e a tradição local, e são valorados acima do preço de mercado, gerando maior rentabilidade aos seus produtores.

 

 

Data da defesa: 21/02/2022

Autor: Wellington Aleixo da Silva

Orientador: Profa. Dra. Márcia Terra da Silva

Programa: Mestrado em Engenharia de Produção

Título: A Indústria 4.0 e a digitalização das atividades do Porto de Santos: aspectos sociais e tecnológicos

Resumo: Este estudo trata das consequências sociais ocorridas com a introdução das tecnologias digitais no Porto de Santos – SP. A pesquisa investiga os desafios atuais e futuros da mão de obra portuária à luz das principais tendências que moldam o ambiente competitivo portuário, assim como a situação dos trabalhadores do Porto de Santos. No que tange àss modificações nas condições socioeconômicas, criam-se novos desafios e ameaças para o trabalho portuário dado à crescente demanda por novos empregos com foco em habilidades relacionadas à tecnologia, isto é, digitalização e automação. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo compreender e apresentar as possíveis implicações em torno da digitalização das atividades portuárias e os impactos na empregabilidade e na organização do trabalho no Porto de Santos. Os resultados esperados contribuem com o debate em andamento sobre os desafios e as oportunidades que a tecnologia traz para a indústria portuária.

 

 

Data da defesa: 21/02/2022

Autor: Christiane Mangilli Ayello Nascimento

Orientador: Prof. Dr. Gustavo Souza da Silva

Programa: Mestrado em Comunicação

Título: Recontando histórias – mídia e memória na resistência da comunidade caiçara de Trindade-Paraty

Resumo: O presente trabalho visa analisar mídias presentes no movimento social de resistência da comunidade de Trindade-Paraty (RJ), que sofreu com a especulação imobiliária nos anos 1970 e travou uma luta pela permanência em seu território durante um período de aproximadamente 10 anos. O objetivo com a análise das mídias é provocar a discussão entre mídia, memória e resistência. É igualmente relevante aproximar do cenário acadêmico o tema das minorias e dos grupos sociais pressionados pelo sistema. A hipótese de que a mídia é incorporada à memória, que funciona como resistência, norteia os caminhos desta dissertação. A metodologia qualitativa de análise e interpretação fílmica, com enfoque no áudio de dois documentários, Vento Contra (Adriana Mattoso, 1979) e Trindadeiros, 30 anos depois (Davi Paiva e Silvio Delfim, 2008); a análise discursiva, segundo Mikhail Bakhtin, de um documento escrito pela comunidade em questão; e a análise de três fotografias significativas dos momentos de luta, apoiada em referenciais teóricos de Vilém Flusser e Harry Pross, configuram o escopo do trabalho. A análise dessas mídias, amparada pelo referencial teórico de Maurice Halbwachs e Michael Pollak sobre identidade e memória, fundamentou a discussão sobre mídia e memória.

 

 

Data da defesa: 22/02/2022

Autor: Clayton Gerber Mangini

Orientador: Profa. Dra. Irenilza de Alencar Nääs

Programa: Doutorado em Engenharia de Produção

Título: Mapeamento térmico de rotas no transporte de produtos farmacêuticos usando abordagem de aprendizado de máquina

Resumo: Os fenômenos de excursão de temperatura aplicáveis durante o transporte de medicamentos farmacêuticos dependem de fatores climáticos, incluindo sensores que armazenam dados para qualificação térmica de rotas, além de dispositivos e materiais utilizados para a manutenção e monitoramento da temperatura de acordo com as especificações. Durante esse tipo de operação, a temperatura é monitorada para gerenciamento de riscos ao material quanto à inconformidade térmica, isto é, com temperaturas registradas abaixo do limite inferior ou acima do limite superior de especificação. A excursão de temperatura pode ocorrer devido à temperatura ambiente e o tempo de exposição da carga a essa temperatura, dificultando o gerenciamento dos problemas relacionados aos desvios dos limites preestabelecidos, por falta de controle e tomada de decisão rápida durante as rotas. Esta tese tem por objetivo definir os principais fatores de influência no mapeamento térmico de produtos farmacêuticos, na cadeia do frio, usando a abordagem de revisão sistemática, e prever as condições de transporte de medicamentos de temperatura entre 15 °C e 30 °C, gerando um score para análise de risco. O conjunto de dados analisados inclui a temperatura das cargas e as informações da rota (do Sudeste sentido Nordeste e Sul do Brasil). Inclui também o tempo que levou para serem realizadas as entregas, considerando destinos críticos por serem muito quentes no verão e frio no inverno. Os algoritmos Naive Bayes e Multilayer Perceptron são usados para prever o modelo ideal de excursão de temperatura. O algoritmo Multilayer Perceptron apresentou uma melhor resposta para um modelo de mapeamento de rota térmica. Conhecendo esse padrão e aplicando um score para análise de risco para tomada de decisão, pode-se melhorar a performance de entregas em diversas localidades, considerando um ganho operacional e redução de custos na operação.

 

 

Data da defesa: 23/02/2022

Autor: Angel Antonio Gonzalez Martinez

Orientador: Prof. Dr. Jair Minoro Abe

Programa: Doutorado em Engenharia de Produção

Título: Desenvolvimento de modelo computacional para auxiliar na produção de frango de corte

Resumo: A agroindústria vem se tornando cada vez mais competitiva e isso fez crescer a necessidade do uso de tecnologia para aumentar o controle e a eficiência do processo produtivo. Nesse sentido, sendo a avicultura brasileira a terceira maior do mundo e o Brasil o maior exportador de carne de frango, a adoção da tecnologia torna-se necessária para a manter sua competitividade mundial. Como a avicultura intensiva depende da qualidade do ambiente interno dos alojamentos, propor um arranjo de ambiente ideal, considerando todas as possíveis variações que podem ocorrer dentro do ambiente de produção, se torna um fator crítico na produção de carne de frango. O objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver um modelo de avaliação de ambiente de alojamento de frangos de corte que vise minimizar perdas, com foco na otimização da produção de carne de frango. Para tanto, foram utilizados dados de instalações de frangos de corte localizados na região de Campinas, SP, com sistema de ventilação artificial e diferentes tipologias construtivas. Os resultados da tese foram divididos em dois artigos: no primeiro, os dados foram organizados de forma heurística e foi aplicada a mineração de dados de modo a obter árvores de decisão que permitissem classificar as condições de alojamento das aves; no segundo artigo, os dados foram tabulados e processados, e um software foi desenvolvido para indicar ao gerente se as condições de criação estavam dentro de um determinado padrão. Os resultados apontaram que é possível criar um modelo heurístico e gerar árvores de decisão para classificar o alojamento de frangos em função do ambiente interno, bem como classificar o alojamento geral por idade, em tempo real e utilizando um aplicativo para celular desenvolvido para esta finalidade, cujo registro foi solicitado. Conclui-se que foi viável desenvolver a ferramenta para o acompanhamento da criação de frangos de corte.

 

 

Data da defesa: 23/02/2022

Autor: Marcos José Alves Pinto Junior

Orientador: Prof. Dr. Biagio Fernando Giannetti

Programa: Doutorado em Engenharia de Produção

Título: Modelo de avaliação da sustentabilidade de estudantes: pegada ecológica-felicidade-desempenho acadêmico

Resumo: São evidentes as dificuldades que universidades enfrentam em contribuir para o desenvolvimento sustentável de forma concreta. Porém, as universidades são ambientes de grande influência na sociedade, devido à formação de futuros líderes, empreendedores e tomadores de decisão. O conceito de Universidade Sustentável pode contribuir para uma sustentabilidade em maior escala a longo prazo. Por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, foram identificados trabalhos sobre Universidades Sustentáveis que avaliam as universidades com aspectos semelhantes, como a infraestrutura, o sistema didático-pedagógico e o estudante por um indicador ambiental. O principal objetivo de uma universidade é a formação dos estudantes. A sustentabilidade de uma universidade poderia ser mais bem direcionada, então, aos estudantes, já que são eles que desempenharão funções importantes dentro da sociedade e são a razão de existência da instituição. Os trabalhos que colocam os estudantes como foco aplicam normalmente uma métrica ambiental deixando um modelo de avaliação incompleto. O objetivo deste trabalho foi propor um modelo de avaliação da sustentabilidade de estudantes, considerando aspectos de Pegada Ecológica, felicidade e desempenho acadêmico. Esses indicadores compõem o modelo de sustentabilidade Input-State-Output. A Pegada Ecológica é medida pelo consumo de carne, peixe, vegetais, frutas, leite e derivados, papel, energia elétrica, transporte e área construída. A felicidade tem um questionário próprio, elaborado a partir de outros já consolidados pela literatura, como Gallup World Poll, Gross National Happiness Index Survey-Happiness Alliance e Santa Monica Wellbeing Survey. O desempenho acadêmico é avaliado pela nota média dos alunos. Como cada indicador tem seu objetivo, oito cenários podem ser classificados para os estilos de vida de estudantes. O modelo foi aplicado de forma completa por uma amostra de estudantes brasileiros. Também foram coletados dados de estudantes de cinco países: China, Estados Unidos, Itália, México e Peru, sendo comparados aos resultados dos estudantes brasileiros. Estudantes brasileiros requerem mais de um planeta para suportar seu estilo de vida, são considerados felizes e com bom desempenho. Com essas características foram classificados como estudantes ambientalmente distraídos, sendo os estadunidenses e peruanos com mesmas características do modelo de sustentabilidade. Felicidade e Pegada Ecológica não foram evidenciadas nível de dependência, porém, o desempenho em função da felicidade apresentou dependência com o teste de qui-quadrado para os brasileiros. O grupo de estudantes brasileiros de Ciências tem maiores chances de encontrar um estudante feliz e sustentável. No grupo dos estudantes peruanos de Ciências e no de Ciências Sociais, Negócios e Direito dos estadunidenses as chances de se encontrar estudantes felizes e com bom desempenho são maiores. Essas informações podem contribuir para um melhor direcionamento de decisões institucionais.

 

 

Data da defesa: 24/02/2022

Autor: José Antonio de Oliveira

Orientador: Profa. Dra. Clarice Greco Alves

Programa: Mestrado em Comunicação

Título: O consumo de arte e cultura por adolescentes privados de liberdade na Fundação CASA-SP

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar o acesso e o consumo de bens artísticos e culturais por adolescentes privados de liberdade em cumprimento de medida socioeducativa de internação na Fundação CASA-SP. O trabalho aqui apresentado se debruça sobre um grupo de adolescentes na faixa etária entre 12 e 18 anos, excepcionalmente até os 21 anos de idade que se apresentam em contexto social com possíveis marcas de estigmatização, rotulados como pobres, periféricos, violentos, “bandidos”, logo, “irrecuperáveis”. A investigação se deu em duas etapas empíricas: avaliação de questionários que formam a base de dados da Fundação CASA (dados secundários) e entrevista em profundidade com 15 adolescentes (dados primários). O referencial teórico da pesquisa perpassa os conceitos de cultura e socialização (GIDDENS, 2010), habitus e gosto como fatores de distinção social (BOURDIEU, 2007), consumo cultural (CANCLINI, 1999), diversidade cultural e políticas públicas (BRANT, 2005), práticas de consumo juvenis (ROCHA, 2007), e cultura pop e midiática (JANOTTI JUNIOR, 2005; PEREIRA DE SÁ, 2019). Os adolescentes sob tutela do Estado apresentam vulnerabilidades diversas, como relações sociais e familiares de vínculos afetivos fragilizados e possível escassez e exclusão de acesso ao capital material, artístico e cultural. Configuram-se, portanto, como parcela da sociedade hipossuficiente nas suas diversas demandas e necessidades de inclusão, alimentando, assim, a base robusta da pirâmide de desigualdade social, com sua precária distribuição de renda. Por outro lado, é possível observar um grupo de jovens em crescimento e desenvolvimento com potencial de consumo e produção de bens artísticos e culturais, tanto dentro da instituição, em que se encontram tutelados, quanto fora dela, nas suas comunidades de habitação.

 

 

Data da defesa: 24/02/2022

Autor: Edna Cristiane da Matta

Orientador: Profa. Dra. Leoni Villano Bonamin

Programa: Doutorado em Patologia Ambiental e Experimental

Título: Fitoterapia, acupuntura e homeopatia para o tratamento de doenças infecciosas e não infecciosas de interesse veterinário: overview de revisões

Resumo: A medicina veterinária complementar e alternativa tem sido intensamente utilizada e atualmente existe uma demanda importante por uma abordagem mais rigorosa quanto à sua eficácia e efetividade clínica. Isso se justifica pelo potencial em substituir os agentes antimicrobianos ante a resistência antimicrobiana, entre outras indicações, respondendo a uma demanda crescente por parte dos produtores de alimentos orgânicos e cuidadores de animais de estimação. O objetivo desta revisão (overview) foi identificar as evidências de maior grau de confiança e proceder a uma avaliação crítica sobre a eficácia e efetividade das três principais terapias complementares utilizadas na Medicina Veterinária, a saber, homeopatia, acupuntura e fitoterapia. O método utilizado foi o “overview de revisões sistemáticas”, cujos estudos foram realizados nos últimos 20 anos. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: Cab Abstract, Pubmed e Vet Index, das quais foram extraídos 127 artigos, 21 dos quais foram inicialmente incluídos para análise. Após a exclusão de 5 estudos de acordo com os critérios de exclusão/inclusão, 16 foram analisados na íntegra. Os resultados possibilitaram estabelecer um mapeamento inicial das intervenções com maior grau de confiança nas três práticas. As relações intervenção/resultado que apresentaram o maior nível de confiança foram osteoartrite em cães, diarreia e melhora no ganho de peso em suínos ao usar homeopatia e melhora da infecção por helmintos em ovelhas ao usar extratos de Allium sativum, Artemisia absinthium e Duranta erecta. Há, portanto, a necessidade de mais Ensaios Clínicos Randomizados realizados em cego, nos quais se considere o uso de ferramentas de análise validadas e o desenvolvimento de desenhos experimentais por equipes multidisciplinares, para definir métodos de mensuração de resultados compatíveis com cada prática.

 

 

Data da defesa: 25/02/2022

Autor: Camila Sabaudo Alves

Orientador: Prof. Dr. José Guilherme Xavier

Programa: Doutorado em Patologia Ambiental e Experimental

Título: Avaliação do emprego de parâmetros morfológicos, morfométricos e epigenéticos no prognóstico de melanomas orais caninos

Resumo: Melanomas são neoplasias malignas derivadas de melanócitos, presentes em humanos e comum em cães. Particularmente, os melanomas orais apresentam maior agressividade biológica, com maior potencial de invadir estruturas vizinhas e de produzir metástases. Indicadores prognósticos são importantes para nortear o manejo desses pacientes. Neste estudo, 30 lesões melanocíticas orais caninas, divididas em grupos A e B de acordo com a sobrevida dos animais, até 60 dias e superior a 120 dias, respectivamente, foram avaliadas quanto ao seu potencial prognóstico e parâmetros morfológicos (escore nuclear, índice mitótico, frequência nucleolar), morfométricos (área nuclear) e epigenéticos (metilação de LINE-1), sendo identificada diferença estatisticamente significante em relação à área nuclear nos diferentes grupos. Tais achados corroboram a literatura, que indica uma limitação das abordagens morfológicas convencionais em discriminar entre lesões de evoluções distintas e sugerem potencial emprego da cariometria como parâmetro prognóstico complementar. A hipometilação de LINE-1 foi recentemente demonstrada envolvendo melanomas orais caninos, no entanto, não foi identificada diferença relacionada aos grupos com sobrevidas distintas.

 

 

 

Data da defesa: 25/02/2022

Autor: Thiago Albuquerque Viração

Orientador: Profa. Dra. Elizabeth Cristina Perez Hurtado

Programa: Doutorado em Patologia Ambiental e Experimental

Título: Influência das vesículas extracelulares liberadas por células de melanoma no metabolismo de macrófagos murinos – estudo in vitro

Resumo: Diversos estudos exploram o papel de vesículas extracelulares (EVs) em tumores devido ao seu conteúdo, que reflete a natureza de suas células produtoras, e por sua importância na comunicação intercelular. Entretanto, os efeitos de EVs na capacidade funcional das células do sistema imune não estão completamente elucidados. Assim, o intuito do presente trabalho foi avaliar a influência de EVs liberadas por células de melanoma murino no metabolismo e a capacidade funcional de macrófagos indiferenciados. Para isso, EVs liberadas por células de melanoma murino B16F10 (EVs-mel) foram caracterizadas e utilizadas em ensaios in vitro com macrófagos primários obtidos após diferenciação de precursores medulares de camundongos C57BL/6. Resultados obtidos no presente estudo e apresentados em formato de artigo, que será submetido ao periódico Frontiers in Cell and Developmental Biology, mostraram que macrófagos cultivados com diferentes concentrações de EVs-mel tiveram maior captação de glicose, aumento de expressão de iNOS, maior produção das citocinas TNF-α, IL-6 e IL-10, porém, sem diferenças significativas na sua capacidade fagocítica. Dados preliminares também sugerem aumento da produção de ROS em macrófagos tratados com 7,5 µg/mL de EVs. Em conjunto, dados aqui apresentados mostram que macrófagos primários cultivados com EVs-mel apresentam perfil de ativação mais compatível com macrófagos M1 ou de perfil inflamatório. Esses achados são relevantes e fornecem novas informações sobre o efeito de EVs derivadas de células tumorais e seu possível papel modulador para explorar o desenvolvimento de terapias anticâncer.

 

 

Data da defesa: 25/02/2022

Autor: Ana Elisa de Souza Assunção

Orientador: Prof. Dr. Gustavo Souza da Silva

Programa: Mestrado em Comunicação

Título: O Dilema das Redes: uma análise da ficção e da não ficção a partir do capitalismo de vigilância e da economia psíquica dos algoritmos

Resumo: O presente trabalho analisou o documentário O Dilema das Redes (2020), de Jeff Orlowski, disponibilizado no Brasil em 2020, pela plataforma digital de streaming Netflix. O objetivo da análise fílmica foi perceber como a obra aborda as plataformas, suas características e efeitos, com o intuito de contribuir para o cenário acadêmico, uma vez que a Comunicação, a partir dessas novas tecnologias, tornou-se essencial na estruturação do que se chama capitalismo de vigilância. A hipótese é que o documentário elabora uma narrativa persuasiva para convencer o espectador sobre os efeitos nocivos das redes sociais digitais, pois as narrativas ficcionais e não ficcionais convergem para fortalecer o ponto de vista do filme, não demonstrando como motor principal a promoção da alteridade e a liberdade interpretativa do espectador. A metodologia qualitativa está centrada na análise fílmica (aspectos da entrevista revigorada, segundo Laécio Ricardo Rodrigues; da retórica, a partir de Bill Nichols; do melodrama docudramático, de acordo com Steve Lipking; e outros). Além da revisão bibliográfica dos aspectos fílmicos, também está presente a revisão bibliográfica sobre as tecnologias digitais: capitalismo de vigilância, segundo Shoshana Zuboff; dataficação da vida e plataformização da sociedade, a partir de André Lemos e Carlos D’Andréa; economia psíquica dos algoritmos, por Fernanda Bruno, Anna Bentes e Paulo Faltay. Como resultado, percebemos a presença da persuasão como fio condutor da narrativa do documentário e que essa escolha deixa de fora discussões que apresentariam outros horizontes diante do entendimento tecnopolítico das plataformas digitais, como, por exemplo, a necessidade de regulação e a soberania de dados frente aos próprios alertas dados pelo filme, que considera a ação individual de desligar as notificações e o design ético como soluções.