UNIP realiza o XX Encontro Científico

Entre os dias 15 e 17 de setembro, foi realizado o XX Encontro Científico da Universidade Paulista – UNIP. Diante da necessidade de isolamento social, o evento ocorreu de forma remota e foi um grande sucesso, com participação massiva de alunos das mais diferentes áreas e localidades, assim como de profissionais de diversas instituições.

Todos os anos, o evento inclui palestras nas diferentes áreas do conhecimento, contemplando temas importantes para os públicos afins e buscando estimular os participantes nas mais variadas especialidades.

Nesta edição, o curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia organizou duas atividades importantes tanto para os alunos com interesse nessa área como para todos os profissionais que buscam aprimoramento científico. A primeira delas foi a palestra ministrada pelo professor assistente de Dentística Operatória da Universidade da Flórida, EUA, André Figueiredo Reis, sobre o tema Pós-graduação e perspectivas de inserção no mercado de trabalho. O professor fez um breve resumo de sua carreira e demonstrou os caminhos que os pós-graduandos podem seguir nos mais diversos âmbitos. Falou também sobre sua experiência como docente em uma universidade nos Estados Unidos, dos processos passados em sua avaliação até a contratação e os desafios de inserção em uma nova cultura.

A segunda atividade foi focada na pesquisa e desenvolvimento, com o tema Reflexões sobre as perspectivas da pós-graduação e pesquisa pós-pandemia. Para a discussão, foram convidados experientes pesquisadores da área odontológica, como o professor titular do Departamento de Odontologia Restauradora da FORP-USP e coordenador adjunto da Área de Odontologia da CAPES, Manoel Damião de Sousa-Neto; o professor associado da Faculdade de Odontologia da UFF e coordenador adjunto da área de Odontologia da CAPES, José Mauro Granjeiro; o professor associado, presidente da Comissão de Pesquisa da FORP-USP e membro da Coordenação da Área da Saúde II – Odontologia – FAPESP, Paulo Tambasco de Oliveira; e o professor titular do Departamento de CTBMF e Periodontia da FORP-USP e assessor ad hoc CNPq, CAPESD, FAPESP e agências internacionais, Adalberto Luiz Rosa. O debate foi realizado em formato de mesa-redonda, com uma breve explanação sobre o tema pelos professores, seguida de discussão com o público.

O evento contou com mais de 800 ouvintes, que participaram ativamente das atividades, além de 9 mil inscritos ativos nas mais de 60 atividades realizadas durante os três dias.

O XX Encontro Científico, por meio de importantes discussões sobre ciências e as possibilidades a serem trilhadas na pesquisa e na pós-graduação, cumpriu o objetivo de contribuir para o aprimoramento da carreira dos graduandos e pós-graduandos, tanto da UNIP como de outras instituições.

UNIP realiza o XX Encontro Científico

UNIP realiza o XX Encontro Científico