Campus Indianópolis promove palestra sobre ScriptLattes

O Programa de Mestrado em Administração da UNIP convidou o professor doutor em Ciências da Computação, Jesús Pascual Mena-Chalco, para ministrar a palestra ScriptLattes e seu potencial para análise de dados acadêmicos da Plataforma Lattes, no dia 13 de novembro, no campus Indianópolis. Na oportunidade, os alunos do Programa puderam conhecer melhor o desenvolvimento e o funcionamento do software.

Jesús Mena-Chalco é professor da UNIABC e foi o idealizador e principal desenvolvedor do ScriptLattes, um instrumento acessível em plataforma aberta que pode ser executado com o sistema operacional Linux. O software é utilizado em importantes instituições brasileiras e foi criado para a extração e compilação automática de produção, projetos de pesquisa, redes de colaborações, coautoria e internacionalização, entre outros dados.

A ferramenta é baseada em software livre de código aberto, sob licença GNU-GPL, e oferece uma base de dados fundamental para o planejamento, gestão e controle de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu – mestrado e doutorado –, fornecendo métricas de avaliação e fixação de metas.

Todo o funcionamento e, especialmente, o potencial dessa ferramenta de gestão, controle e análise comparada de produção foram apresentados e detalhados pelo palestrante durante o evento.

Campus Indianópolis promove palestra sobre ScriptLattes

Campus Indianópolis promove palestra sobre ScriptLattes