Professor de Pós-Graduação em Engenharia de Produção concede entrevista sobre Ecologia Industrial

O professor Biagio Giannetti, integrante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UNIP e coordenador da Área de Concentração Sustentabilidade em Sistemas de Produção, concedeu entrevista à jornalista Sofia Jucon para a edição n° 129 (nov./2017) da revista Meio Ambiente Industrial & Sustentabilidade.


A matéria, intitulada Soluções Integradas, tem como principal tema o surgimento de conceitos inovadores para promover a integração econômica e ambiental dos sistemas industriais e ajudar as empresas a serem mais “ecointeligentes”. Durante a entrevista, Biagio defendeu a integração de sistemas produtivos, utilizando os conceitos da Ecologia Industrial: “O conceito de Ecologia Industrial busca fazer análogos de sistemas econômicos humanos aos sistemas naturais [sic]. No sistema natural não temos produção de resíduos, tudo é utilizado, tudo é circular, os sistemas estão sempre integrados e fazem com que esses materiais circulem por mais tempo na economia e, assim, saiam do sistema linear.” De acordo com o professor, “No Brasil, muitas empresas já atuam com base nos conceitos ecointeligentes, mas o fazem sem saber. [...] A indústria alcooleira [por exemplo] já atingiu esse avanço, pois antigamente convivia com os problemas do vinhoto, do bagcom, e, hoje em dia, esses produtos estão sendo utilizados para gerar energia, adubo, biomassa, entre outros itens.”


Em outro ponto da entrevista, Biagio destacou a importância de mensuração dos resultados obtidos pelos conceitos de Ecologia Industrial: “Uma vez que sempre estaremos diante de opções e dos seus custos e benefícios, temos que medir os resultados, saber se fizemos as melhores escolhas ou não e, para isso, precisamos avaliar as alternativas para tomar a melhor decisão em termos socioambientais e econômicos.”


Como considerações finais, o coordenador pontuou que, “Quanto mais as empresas começarem a ter consciência de que podem fazer melhor uso dos recursos e que isso é muito positivo para os seus negócios, mais irão evoluir. [...] Hoje elas estão conseguindo perceber que as ações ambientais são positivas e elas próprias ao saber antecipadamente que podem gerar algum tipo de problema nesse campo, já procuram agir para resolvê-lo. É algo a favor delas mesmas, enxergam que a integração proposta por esses sistemas traz muitos benefícios.”