A administração de modelos identitários para crianças por meio dos comerciais de televisão

Obra: A administração de modelos identitários para crianças por meio dos comerciais de televisão
Autor: Conrado Ramos

Resumo

Investigou-se comerciais de televisão dirigidos às crianças durante a programação infantil da Rede Globo de Televisão, que foi escolhida por ser a TV aberta com a maior cobertura em todo o território nacional, por ter a maior audiência média em praticamente todos os horários e por ser a mais avançada tecnologicamente. Sustentou-se que os modelos de criança veiculados são manipulados para compor um processo de socialização que visa à constituição de indivíduos consumistas, resignados, insensíveis aos problemas sociais e para preparar as crianças desde cedo ao mercado de trabalho, dentro de um processo que chamamos de "adultização" da infância. Foram gravadas 16h28’21’’ de programação da grade infantil; os comerciais de produtos para crianças corresponderam a 10’15’’ (1,04%) da programação total. As análises revelam a presença nos comerciais de estandardização, glamourização, pseudo-individuação, falsa harmonização, falsa proximidade, múltiplas esferas de significados, mensagens subliminares e esquematização de comportamentos. A análise formal do ritmo e da estrutura dos cortes das peças analisadas aponta para a redução da consciência ao sistema perceptivo de recepção imediata e superficial de estímulos fragmentados. Os modelos encontrados diferem quanto ao gênero: às meninas são propostas, como modelos, a adolescente aventureira que busca a afirmação da emancipação e da independência femininas e a menina que sonha com o glamour de príncipes e castelos; para os meninos, a identificação com homens fortes e flexíveis, dispostos ao trabalho e à competição capitalista. Conclui-se que o estudo do conteúdo ideológico da comunicação de massa não pode separar-se da investigação empírica de sua forma e dos mecanismos de seus veículos.