Neurodesenvolvimento e aprendizagem – fatores de promoção e cuidado em saúde mental na infância e adolescência

Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental

Ementa
Conceituar desenvolvimento e aprendizagem. Relacionar neuroamadurecimento e aprendizagem. Desenvolvimento das funções cognitivas e os mecanismos cerebrais subjacentes. Relação entre desenvolvimento cognitivo e aprendizagem. Fatores desenvolvimentais e suas relações com fatores de promoção e cuidado em saúde mental em crianças e adolescentes
Bibliografia
ARGIMON, I. I. L.; LOPES, R. M. F. Avaliação neuropsicológica infantil: aspectos históricos, teóricos e técnicos. In: TISSER, L. (Org). Avaliação neuropsicológica infantil. Novo Hamburgo: Sinopsys Editora, 2017, p. 21-48.
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. DSM V – Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BARKLEY, R. A. Behavioral inhibition, sustained attention, and executive functions: constructing a unifying theory of ADHD. Psychological Bulletin, v. 121, n. 1, p. 65-94, jan. 1997.
COLÉ, P.; DUNCAN, L. G.; BLAYE, A. Cognitive flexibility predicts early reading skills. Frontiers in Psychology, v. 5, n. 565, p.1-8, jun. 2014.
COSENZA, R. M.; FUENTES, D., MALLOY-DINIZ, L. F. A evolução das ideias sobre a relação entre o cérebro, comportamento e cognição. In: FUENTES, D. et al. Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 15-19.
CUNHA, V. L. O. et al. Desempenho de escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em tarefas metalinguisticas e de leitura. Revista CEFAC, v. 15, n. 1, p. 40-50, jan. 2013.
DIAMOND, A. Executive Functions. Annual Review of Psychology, v. 64, p. 135-168, jan. 2013.
LENT, R. Cem bilhões de neurônios. São Paulo: Artmed, 2003.
LEZAK, M. D. et al. Neuropsychological Assessment. 5. ed. Oxford, 2012.
MALLOY-DINIZ, L. F. et al. Neuropsicologia das funções executivas e da atenção. In: FUENTES, D. et al. (Org.). Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2014, p. 115-138.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação dos Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. Transtorno da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SALLES, J. F.; HAASE, V. G.; MALLOY-DINIZ, L. F. Neuropsicologia do desenvolvimento. São Paulo: Artmed, 2016.
WAGNER, F.; ROHDE, L. A.; TRENTINI, C. M. Neuropsicologia do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Modelos Neuropsicológicos e Resultados de Estudos Empíricos. Psico-USF. v. 21, n. 3, p. 573-582, set./ dez. 2016.