Indicadores do neurodesenvolvimento em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento e problemas de aprendizagem

Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental

Ementa
Neurodesenvolvimento, plasticidade cerebral e aprendizagem. Desenvolvimento das funções cognitivas e dos mecanismos cerebrais subjacentes e seus fatores moduladores pré e pós-natal. Principais transtornos do neurodesenvolvimento e aprendizagem. Fatores desenvolvimentais e suas relações com fatores de promoção e cuidado nos contextos da saúde e educação. Instrumentos de avaliação. Atividades práticas de intervenção e pesquisa serão realizadas com educadores e profissionais de saúde, a partir da identificação dos indicadores do neurodesenvolvimento.
Bibliografia
BAXTER, A.J. et al. The epidemiology and gloal burden of autismo espectrum disorders. In: Psychological Medicine, P. 1-13, 2014. CD ROOM.
COLÉ, Pascale; DUNCAN, Lynne G.; BLAYE, Agnès. Cognitive flexibility predicts early reading skills. Frontiers in Psychology, v. 5, p. 565, 2014.
DIAMOND, Adele. Executive functions. Annual review of psychology, v. 64, p. 135-168, 2013.
LANDERL, K. et al. Predictors of developmental dyslexia in European orthographies with varying complexity. Journal of Child Psychology Psychiatry, v. 54, n. 6, p. 686-694, jun. 2013. DOI: 10.1111/jcpp.12029.
LEZAK, M. D. et al. Neuropsychological Assessment. 5. ed. Oxford, 2012.
LURIA, A. Fundamentos de Neuropsicologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1981.
ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. Transtorno da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2015.
SALLES, J. F.; HAASE, V. G.; MALLOY-DINIZ, L. F. Neuropsicologia do desenvolvimento. São Paulo: Artmed, 2016.
TISSER, L. Avaliação neuropsicológica infantil. Novo Hamburgo: Sinopsys Editora, 2017.
WAGNER, Flávia; ROHDE, Luis Augusto de; TRENTINI, Clarissa Marceli. Neuropsicologia do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: Modelos neuropsicológicos e resultados de estudos empíricos. Psico-USF, v. 21, p. 573-582, 2016.