Diagnóstico e Planejamento Institucional com Foco em saúde

Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental

Ementa
A construção social do saber sobre a saúde e a doença. A formação do psicólogo para atuação em instituições de saúde. Comunicação da pesquisa interdisciplinar nas práticas em saúde. Metodologias de levantamento de informação: modelos de entrevistas, pesquisa participante, grupos focais, dinâmicas de grupo e grupos de trabalho. Mapeamento do diagnóstico institucional. Modelos de análise e interpretação dos dados qualitativos. Construção do projeto de intervenção. Comunicação institucional e redação do projeto de intervenção.
Bibliografia
GABBARD, G. O. Psiquiatria Psicodinâmica na Prática Clínica. (2016) 5. ed. Porto Alegre: Artmed.
GORENSTEIN, C. Instrumentos de Avaliação em Saúde Mental. (2016). Porto Alegre: Artmed.
KAMERS, M. Desafios atuais das práticas em hospitais e nas instituições de saúde. (2016). São Paulo: Editora Escuta.
KUBO, Olga Mitsue; BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Formação e atuação do psicólogo para o tratamento em saúde e em organizações de atendimento à saúde. Interação em Psicologia, v. 5, n. 1, 2001. ISSN 1981-8076. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/3319/2663.
REY, G.F. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos de construção da informação. (2010) Tradução: Mareei Aristides Ferrada Silva. São Paulo: Centage Learning.
SILVA, R.C. Metodologias participativas para trabalhos de promoção de saúde e cidadania. (2002). São Paulo: Vetor Editora.
SPINK, M. J. Psicologia social e saúde: prática, saberes e sentidos. (2011). Petrópolis: Vozes.
TIOLLENT, M. Metodologia de pesquisa-ação. (2009) 17. ed. São Paulo: Cortez.
TURATO, E. R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa. (2003) 2. ed. Petrópolis: Vozes.