Apresentação

Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental

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Mestrado: Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de acordo com a Comissão de Avaliação da área, e julgado pelo CTC/CAPES, na sua 192ª Reunião, que aconteceu no período de 04 a 06 de março de 2020. Reconhecido pela Portaria Ministerial de número 997, de 23 de novembro de 2020, e pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Parecer CNE/CES de número 351/2020, de 17 de junho de 2020, conforme publicação no Diário Oficial da União, de 24 de novembro de 2020, Seção 1 - ISSN 1677-7042, pág. 224.

Objetivo geral

Preparar, de forma técnica, científica e inovadora, profissionais da saúde capazes de analisar, desenvolver, implantar e acompanhar políticas, métodos, instrumentos, ações e conhecimento empírico no campo da saúde mental em seus diversos contextos, fundamentado no conceito de ser humano biopsicossocial e de saúde integral, visando a transformação das ações em saúde mental na sociedade e gerando um desenvolvimento saudável ao ser humano e melhor qualidade de vida ao mesmo.

Objetivos específicos

Proporcionar capacitação técnica e científica aos recursos humanos que atendem à demanda em saúde mental regional; desenvolver, junto com os alunos, práticas inovadoras de atuação psicossocial em saúde mental; capacitar o aluno para o aprimoramento de sua atuação em equipes multidisciplinares e outras práticas de interface com os campos da saúde e social; desenvolver o senso crítico do aluno na sua atuação profissional, por meio da articulação teórico-prática e científica, para assim contribuir para o desenvolvimento da Psicologia e suas interfaces enquanto Ciência; desenvolver levantamentos diagnósticos de serviços em saúde mental e assistência social visando melhorias nos serviços; desenvolver programas e métodos aplicáveis na realidade regional dos serviços de saúde mental da região metropolitana de Ribeirão Preto, extensivos a outras regiões geográficas; proporcionar serviços técnicos e cientificamente fundamentados à população demandante por serviços em saúde mental; fomentar a transformação dos serviços regionais em saúde mental por meio de práticas inovadoras.

Perfil do egresso

Tendo como objetivo principal a preparação técnica, científica e inovadora de profissionais da saúde para que sejam capazes de analisar, desenvolver, implantar e acompanhar políticas, métodos, instrumentos, ações e conhecimento empírico no campo da saúde mental em seus diversos contextos, o egresso do mestrado profissional em Práticas de Institucionais em Saúde Mental deverá deter as habilidades técnicas e científicas de analisar, projetar, implementar e avaliar ações transformadoras no campo da saúde mental em instituições a partir de um olhar sistêmico e generalista. Tais habilidades deverão estar integralizadas no egresso por meio da competência de atuação integradora dos diferentes serviços e equipamentos, portanto deverá deter o conhecimento amplo de todo o processo sócio, político e econômico que se articula junto ao processo de saúde mental nos contextos institucionais diversos, acrescido de atitudes empreendedoras para a transformação social.

A história da concepção e proposta do programa de mestrado profissional em "Práticas Institucionais em Saúde Mental" tem sua origem na diversidade de atividades desenvolvidas pelo corpo docente do curso de Psicologia da UNIP Campus Ribeirão Preto. Cada um dos docentes foi ao longo de mais de quinze anos desenvolvendo atividades científicas e técnicas que se voltavam a um mesmo tema, a ação psicossocial nas instituições.

No ano de 2015, foi instituído na base corrente do diretório de grupos de pesquisas do CNPq, o primeiro grupo de pesquisas do curso de Psicologia do campus Ribeirão Preto da Universidade Paulista - UNIP, "Grupo de Estudos e Pesquisas em Estresse Ocupacional e Saúde Mental no Trabalho", que ora, reconfigurado e denominado "Grupo de Pesquisas em Saúde Mental nos Contextos Institucionais", dá sustentação a este mestrado profissional. Este grupo se originou dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos desde 2003 na UNIP que, nos últimos dez anos perfaz-se um total de vinte e nove concessões de iniciação científica do grupo proponente, como um todo nos últimos dez anos.

O grupo tem acordo de cooperação internacional entre pesquisadores com o Professor Marc Corbiére phd, da UQAM - Université du Quebéc à Montreal e constitui-se como o único representante na América do Sul da rede de pesquisas do Centre d'Etude et Recherche em Santé Mentale et Travail do Canadá.

Por outro lado, por meio dos estágios curriculares do curso de graduação em Psicologia, ações voluntárias, trabalhos de extensão e de suas atuações profissionais paralelas à docência, os docentes vinham desenvolvendo trabalhos técnicos em instituições voltadas ao atendimento em saúde, saúde mental, assistência judiciária, assistência social, educação e organizações.
Em especial ao montante de trabalhos técnicos que o grupo vinha desenvolvendo, destacam-se: Na área da saúde pública o desenvolvimento, implantação e supervisão de trabalhos de serviços psicológicos em Unidades Básicas de Saúde - UBS das cidades de Ribeirão Preto, Tambaú, Altinópolis, São Simão, Sertãozinho, Guatapará, Porto Ferreira e Orlândia, entre outras no entorno de Ribeirão Preto - SP. Tais serviços visavam o atendimento individual e em grupo dos usuários das UBS, no formato de atendimento de sala de espera e grupos de discussão para promoção de Saúde. Além disso foram desenvolvidos e implantados serviços e protocolos para atendimento de pacientes com dor crônica e problemas renais em serviços de hemodiálise.
Na área da Neuropsicologia vinha sendo realizada, de forma constante, a avaliação neuropsicológica de problemas de aprendizagem com emissão de laudos para direcionamento das crianças nas redes estadual, municipal e particular de ensino, além da elaboração e condução de diversos cursos de curta duração na área.
Na área escolar eram realizados trabalhos em escolas públicas voltados inicialmente a compreensão da estrutura e dinâmica do trabalho desenvolvido na instituição escolar que apresentava a queixa. Em seguida eram implantados serviços de atendimentos individuais e grupais para estudantes, professores, funcionários e pais e tais atendimentos abordaram questões relativas a problemas de escolarização, de sociabilidade e relativos à educação sexual de modo amplo.

Na área jurídica a atuação por meio da avaliação de fatores de vulnerabilidade social e emissão de laudos psicológicos subsidiando a tomada de decisão judicial em processos judiciais afetos à infância e juventude, família e sucessões, idoso, violência  doméstica e familiar contra a mulher, isto nas cidades de Ribeirão Preto e entorno como Batatais, Brodowski, Altinópolis e Orlândia.
Na área de assistência social, destaca-se a atividade realizada junto ao programa "Voluntários do Sertão", no qual, uma vez por ano, durante uma semana, profissionais de diferentes áreas da saúde atuam em uma cidade do interior do nordeste brasileiro e, neste trabalho, no tocante à Psicologia, integrantes do grupo proponente deste mestrado atuavam na condução de grupos de mães e adolescentes, ministrando palestras em escolas, atendimentos psicossociais e com terapia comunitária. Além disso, há uma atuação junto ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, na qual integrantes do grupo atuam como representantes das universidades e como conselheira.

Na área da saúde mental vinham sendo realizados trabalhos voltados a ressocialização de portadores de transtornos mentais graves em atividades de rotina diária, nos quais, por meio do trabalho de Acompanhante Terapêutico, realizava-se a inserção do portador nas atividades cotidianas. Também, nesta área foram realizados trabalhos de orientação teórica e prática voltados para a comunidade local junto a profissionais que atuam na área de saúde mental, além de organização e realização de eventos voltados a orientação de familiares de pessoas com transtornos mentais graves.

Na área de saúde mental e trabalho vinham sendo realizadas atividades voltadas a avaliação do estado de saúde mental da demanda que recorria ao CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ribeirão Preto, a fim de encaminhar os casos que necessitavam de um acompanhamento psicológico para os serviços de saúde mental e psicologia da cidade. Internamente às organizações públicas e privadas, desenvolviam-se, também, atividades de diagnóstico organizacional com foco na saúde mental e estresse no trabalho para, a partir dos resultados desenvolver intervenções como grupos de desenvolvimento organizacional objetivando a prevenção de agravos à saúde mental, advindos do trabalho.
Observando que o trabalho de todos os docentes, apesar da diversidade, se direcionava para o eixo da saúde mental nos contextos institucionais e, tomando como base o grupo de pesquisas já instituído desde 2015, fez-se, em 2018 uma alteração no grupo de pesquisas tirando a especificidade de estudos em estresse ocupacional e saúde mental no trabalho e redirecionando-o para Saúde Mental nos Contextos Institucionais.

Desta forma estabeleceu-se como nova área de concentração a saúde mental nos contextos institucionais, entendendo "Instituição" como um construto que engloba preceitos, valores, regras, fazeres e ações e que podem interferir positivamente ou negativamente no processo saúde-doença dos indivíduos ao longo de todo seu ciclo vital.
Partindo, então de especificidades do processo de desenvolvimento humano, entendeu-se que a criança e o adolescente, por estarem em intenso processo de desenvolvimento e, portanto, mais vulneráveis que o adulto, estabeleceram-se novas linhas de pesquisa ao grupo, que abarcassem as fases de desenvolvimento do ciclo vital e, assim reconstituído, o Grupo de Pesquisas em Saúde Mental nos Contextos Institucionais voltou-se a sua primeira produção conjunta, o livro "Práticas Psicossociais em Saúde Mental: da diversidade teórica ao encontro das atuações" (Sinopsys Editora), organizado pelo coordenador do programa de mestrado profissional e escrito pelos integrantes do grupo. Lançado em abril de 2019, no livro, cada integrante do grupo narra um pouco de suas atuações práticas na área da saúde mental. Fundamentado em diferentes abordagens teóricas, tais como Cognitiva-Comportamental, Psicanálise e Fenomenologia e abarcando diferentes contextos institucionais como o da saúde pública, escolar, clínico e jurídico, o livro se integrou no princípio norteador da prática voltada a promoção, prevenção e tratamento dos problemas de saúde mental em seus diferentes contextos institucionais e consolidou o perfil do grupo de pesquisas.

Estimulados pela publicação e ampla aceitação do livro pela comunidade, acadêmica realizou-se no campus Ribeirão Preto da UNIP, nos dias 29 e 30 de abril de 2019 o "I Encontro Internacional de Práticas Psicossociais em Saúde Mental", encontro que objetivou a geração de um espaço para compartilhamento e discussão das práticas psicossociais em saúde mental e logo teve ampla aceitação junto à comunidade de Psicologia na cidade de Ribeirão Preto, região e sul de Minas Gerais, tendo suas 400 vagas esgotadas vinte dias antes da sua realização. O Encontro possibilitou a consolidação do grupo de pesquisas frente a seus propósitos, entre eles de buscar internacionalmente conhecimento e tecnologias que possam ser adaptadas e implantadas junto à população brasileira. Neste sentido a conferência de abertura do encontro foi proferida presencialmente pelo colaborador internacional do grupo de pesquisas, o Prof. Marc Corbière, phd da UQAM - Université du Quebéc à Montreal e uma palestra de encerramento proferida pelo Prof. Dr. Manoel Antônio dos Santos (FFCLRP-USP). Foram apresentados 52 trabalhos e toda a produção do encontro foi organizada em Anais (ISBN: 978-85-68328-05-7) Da integração de todos os docentes junto à nova configuração do grupo de pesquisas, da análise da formação, experiência prática, experiência docente, trabalhos técnicos do grupo, a inserção e vivência do corpo docente em meio às instituições de saúde na região de Ribeirão Preto e incentivados pela ampla repercussão do I Encontro Internacional de Práticas Psicossociais em Saúde Mental, consolidou-se, ainda mais a ideia da proposição do mestrado profissional Práticas Institucionais em Saúde Mental.

O mestrado profissional Práticas Institucionais em Saúde Mental tem sua área de concentração em saúde mental nos contextos institucionais e seus objetivos visam a transformação das ações em saúde mental na sociedade, focado em um egresso que deverá deter as habilidades técnicas e científicas de analisar, projetar, implementar e avaliar ações transformadoras no campo da saúde mental em instituições a partir de um olhar sistêmico e generalista.

O programa diferencia-se de outros mestrados profissionais em Psicologia do estado de São Paulo ao balizar suas atividades de formação a partir de ações vinculadas a instituições e equipamentos sociais e de saúde já estabelecidos e carentes de programas inovadores nos níveis de promoção, prevenção e tratamento. Trabalha-se, não só no sentido de desenvolver, por meio do mestrado profissional, um espaço que objetiva a formação de recursos humanos para a saúde mental de alta capacitação técnico-científica, mas transcende seu objetivo inicial propondo como missão a transformação das ações em saúde mental na sociedade, gerando um desenvolvimento saudável ao ser humano e melhor qualidade de vida ao mesmo.
Assim, concentrado na saúde mental nos contextos institucionais e dividido em duas linhas de pesquisa, uma focando a criança e o adolescente e outra focando o adulto, o programa de mestrado profissional aqui proposto integraliza a generalidade de um corpo docente experiente na especificidade das intervenções institucionais necessárias em saúde mental, respeitando e atendendo a realidade social, cultural e econômica da região de Ribeirão Preto.

Saúde Mental nos Contextos Institucionais.

A saúde é considerada na contemporaneidade como fruto de um processo biopsicossocial indissociável. Assim, falar de saúde mental pura e simplesmente, descolada de aspectos outros, é algo vazio de sentido. Ao abordar a saúde mental tem que se considerar os aspectos que estão no entorno da mesma considerando a interdependência e interdeterminação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Os fatores sociais estão organizados, e atuam sobre o indivíduo, a partir de instituições como família, escolas, organizações nas quais o indivíduo trabalha, organizações de suporte social como ONGs (Organizações não Governamentais), instituições de atendimento e atenção à saúde como UBS (Unidade Básica de Saúde), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) hospitais e CR (Centros de Referência) entre outras. Entendendo "Instituição" como um construto que engloba preceitos, valores, regras, fazeres e ações, tais instituições podem interferir positivamente ou negativamente no processo saúde-doença dos indivíduos ao longo de todo seu ciclo vital. Conhecer e atuar sobre os aspectos de interferências negativas, redirecionando-os para o desenvolvimento de interferências positivas e garantidoras de saúde mental à população é uma tarefa possível e viável e nesta atuação se concentram as atividades deste programa de mestrado profissional.

Projeto 1- Espiritualidade/Religiosidade, dor e saúde mental nos contextos institucionais
Espiritualidade/Religiosidade é um fenômeno que permeia diferentes experiências humanas, dentre elas: a dor, em sua compreensão ampliada; a saúde mental, em diferentes aspectos e contextos. Em relação a dor, que é uma das queixas mais prevalentes no mundo, diversos estudos apontam possibilidades de manejo por meio de recursos que levam em conta a espiritualidade/religiosidade. A complexidade e a subjetividade que compõe o fenômeno doloroso, podem tornar-se um desafio para profissionais no reconhecimento, na avaliação e no cuidado, revelando a necessidade de estreitamento do diálogo entre os diferentes saberes, para o manejo adequado, especialmente quando se considera o conceito de dor total, que abarca aspectos físicos, emocionais, sociais, espirituais, dentre outros. Já no que diz respeito à saúde mental, recursos ligados a espiritualidade/religiosidade também têm garantido estratégias de manejo adequadas, promovendo melhora na qualidade de vida. Assim, há reconhecidamente na literatura internacional, evidências da importância da espiritualidade/religiosidade no manejo da dor e da saúde mental, nas diversas instituições em que os indivíduos estão inseridos, o que implica na relevância de estudos que contemplem estes fenômenos. O objetivo desse projeto de pesquisa é preparar os profissionais para a identificação de recursos da espiritualidade/religiosidade que possam auxiliar no desenvolvimento de estratégias de manejo da dor e da saúde mental, pensando-se nos diferentes contextos institucionais (na família, no ensino, na saúde, no trabalho, etc.).
Docente responsável: Simone Saltareli
Linha 2: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais

Projeto 2- A educação sexual, nas instituições, como recurso para o desenvolvimento da saúde mental e sexual
A sexualidade é parte constituinte da subjetividade humana, demandando, portanto, compreensão, reflexão e intervenção para que se possa contribuir de forma positiva durante todo o desenvolvimento da pessoa, seja criança, adolescente, adulto ou idoso. O conceito de sexualidade aqui se compreende em um sentido amplo, englobando afeto, amor, amizade, gênero, práticas sexuais, orientação sexual, reprodução e prazer; e seus desdobramentos como abuso sexual, vivência autônoma da sexualidade, diversidade de gênero, infecções sexualmente transmissíveis, dentre outros. Pretende-se neste projeto instrumentalizar o profissional de saúde e educação para realização de atividades de educação sexual nas instituições como: escolas, famílias, ONGs e comunidades, que possam levar a compreensão da importância da atuação do profissional de saúde na identificação dos fatores de risco e de proteção relacionados a conscientização de uma educação sexual ao longo do desenvolvimento. Considerando que a relação da pessoa com seu entorno pode contribuir para a construção de ideias errôneas e pré-conceitos com relação à vivência da sexualidade, ideias essas que favoreçam o desenvolvimento de psicopatologias, a ênfase dos trabalhos, nesse projeto, será nas instituições que contribuem sobremaneira para o desenvolvimento da subjetividade da pessoa. Como produtos resultantes pretende-se elaborar e implantar instrumentos e procedimentos que possibilitem o desenvolvimento saudável da sexualidade, criando recursos para a vivência de uma sexualidade autônoma.
Docente responsável: Selma Aparecida Geraldo Benzoni
Linha 1: Saúde mental e os diferentes contextos institucionais de desenvolvimento da criança e do adolescente
Linha 2: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais 

Projeto 3- A saúde mental, o desenvolvimento e as competências sociais em contextos educacionais e em situações adversas
A literatura apresenta o impacto de algumas situações de vida, contexto e características individuais, tais como habilidades e competências, sobre desenvolvimento e saúde. A capacidade de superação diante de adversidades pode ser caracterizada como resiliência. As habilidades sociais podem atuar como fatores de proteção e, consequentemente, estar associada ao enfrentamento de adversidades, fomentando a promoção e prevenção em saúde mental. Os contextos institucionais, especialmente os educacionais, também são potenciais promotores do desenvolvimento e da saúde, e podem ser interessantes para investigação e atuação preventivas, de caráter universal e seletivo. O presente projeto tem como objetivo identificar fatores de promoção e de risco para a Saúde Mental e desenvolvimento, especificamente em contextos educacionais, como escolas e universidades, bem como em contextos que são considerados adversos, tais como estar em situação de rua, clínicas de reabilitação, acolhimento e de extrema pobreza. Espera-se que os resultados obtidos possam auxiliar na identificação de fatores de promoção e prevenção na saúde mental em contextos educacionais e em condições adversas para que sejam realizadas ações preventivas e intervencionais.
Docente responsável: Marta Regina Gonçalves Correia Zanini
Linha 1: Saúde mental e os diferentes contextos institucionais de desenvolvimento da criança e do adolescente
Linha 2: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais

Projeto 4- Crianças, adolescentes e adultos em contexto de risco e vulnerabilidade social
A violência é considerada, pela organização mundial de saúde, um problema de saúde pública com caráter multifatorial e multidimensional. Os países como o Brasil, em que as políticas públicas ainda estão em desenvolvimento, precisam ampliar seus estudos contemplando não só o fenômeno da violência, mas também os fatores de risco e de proteção, para que as políticas públicas possam ter mais ações que contemplem com eficácia a população que dela se beneficia. Este projeto objetiva identificar indicadores de risco e proteção a pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social (crianças, adolescentes, adultos, idosos), bem como os profissionais que cuidam desta população. O projeto foca a elaboração e aplicação de práticas interventivas em contextos institucionais de baixa, média e alta complexidade propiciando desta maneira a melhoria dos contextos desenvolvimentais, salvaguardando a saúde mental e produzindo tecnologia especializada.
Docente responsável: Ana Carolina Ferreira Castanho
Linha 1: Saúde mental e os diferentes contextos institucionais de desenvolvimento da criança e do adolescente
Linha 2: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais

Projeto 5- Demandas e atuações de saúde mental em contextos de atenção à saúde coletiva
As instituições que correspondem à porta de entrada para o Sistema Único de Saúde - SUS, recebem uma demanda diversificada. Considerando o aspecto biopsicossocial, qualquer enfermidade que seja atendida em uma unidade de saúde deverá demandar um olhar mais complexo e sistêmico. Este estudo é orientado a identificar as necessidades prevalentes, fatores de risco e/ou proteção de saúde mental à usuários, familiares e equipe de profissionais que atuam em diferentes contextos de atenção à saúde pública. Dessa forma, serão investigadas as demandas de saúde mental, considerando os fatores biológicos, psicológicos e sociais envolvidos, com o intuito de produzir novas estratégias de promoção, prevenção e intervenção à saúde mental coletiva.
Docente responsável: Ana Paula Parada
Linha 2: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais

Projeto 6- Envelhecimento, práticas psicossociais para qualidade de vida na longevidade e os cuidados ofertados pelas equipes de saúde
A morte é uma possibilidade na vida do todo ser humano em qualquer momento da vida. Como parte de nossa cultura ocidental, muitos adultos evitam falar sobre o envelhecimento e das possibilidades de aproximação com a morte, uma vez que não foram educados na formação para lidar com perdas e com o manejo da finitude. Esse cenário muitas vezes leva os cuidadores profissionais à impotência e ao adoecimento por não haver uma cultura de acolher e lidar com perdas. Este projeto visa investigar as intervenções do psicólogo e de outros profissionais envolvidos no cuidado ao luto perante pacientes, famílias e equipes de saúde, sobre os desafios que todos enfrentam em processos vitais do envelhecimento e a falta de ação efetiva e humanizada de cuidado com a finitude humana. O objetivo é preparar profissionais como psicólogos, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais e outros que atuam, ou desejam atuar, no tema envelhecimento e luto. O projeto trabalha com estudos quanti-qualitativos, buscando desenvolver práticas mediante os diferentes métodos de pesquisa e as necessidades dos cenários de saúde, dos usuários envolvidos, das instituições e do cuidado, levantados por meio da Cartografia. Campos como a psico-oncologia, a gerontologia, a psiquiatria, a neurologia, a educação continuada de profissionais da saúde e psicologia clínica, entre outros, constituem campos de atuação do projeto.
Docente responsável: Lílian Cláudia Ulian Junqueira
Linha 2: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais

Projeto 7- Intervenção psicossocial, com foco no estresse em trabalhadores acometidos por problemas de saúde relacionados ao trabalho
No contexto de trabalho, junto a organizações públicas e privadas, observa-se a manifestação de muitos comprometimentos da saúde mental e, partindo de uma referência teórica da psicologia cognitiva comportamental, tomando o estresse como manifestação de problemas psicossociais e de saúde mental relacionada ao trabalho, o projeto busca uma compreensão ampla e transcultural das questões psicológicas e sociais que interferem negativamente na qualidade de vida, funcionalidade e capacidade produtiva de trabalhadores adoecidos. Fundamentado na CIF - Classificação Internacional da Funcionalidade e Incapacidade (OMS), o projeto é desenvolvido por meio de metodologias quantitativas, qualitativas e de intervenção, tendo como participantes trabalhadores dos setores público e privado. Tem como produtos o desenvolvimento de instrumentos de diagnóstico, metodologias de intervenção para recuperação, fortalecimento e reinserção destes trabalhadores nas atividades produtivas, bem como o desenvolvimento e implantação de programas educativos relacionados à promoção de saúde e prevenção relativas à saúde mental e trabalho.
Docente responsável: Paulo Eduardo Benzoni
Linha 2: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais

Projeto 8- Neuropsicologia do desenvolvimento nos contextos da educação e saúde
Os problemas referentes ao neurodesenvolvimento e cognição têm sido foco de constantes debates e preocupações envolvendo teóricos tanto da educação quanto da saúde. Considerando a premissa da neuroplasticidade e a perspectiva da constituição do desenvolvimento humano a partir de variáveis biológicas, socioafetivas e culturais, o presente projeto tem como objetivo compreender e identificar fatores de risco ao desenvolvimento de crianças pré-escolares e escolares, no contexto dos transtornos do neurodesenvolvimento e problemas de aprendizagem. Trabalha-se com instrumentos de avaliação, bem como outras metodologias quantitativas e qualitativas. Pretende-se assim contribuir na identificação de aspectos protetores do desenvolvimento infantil, bem como planejar ações de promoção de saúde junto a profissionais que atuem nos contextos escolar e da saúde.
Docente responsável: Ângela Cristina Pontes Fernandes
Linha 1: Saúde mental e os diferentes contextos institucionais de desenvolvimento da criança e do adolescente

Projeto 9- Práticas de reinserção social e de promoção da cidadania no contexto da saúde mental
Trabalho orientado pela constatação de que os trabalhadores da área de saúde mental necessitam nortear suas práticas pela Legislação atual, especialmente no que se refere aos serviços que pretendem substituir as antigas internações em hospitais psiquiátricos. Tem como objetivo a promoção da cidadania de egressos de internações psiquiátricas e/ou pessoas com demandas de ressocialização. Neste sentido, práticas clínicas institucionais a partir do referencial teórico-metodológico dos grupos operativos e da fenomenologia serão utilizadas na discussão e orientação de possíveis intervenções nos serviços de saúde mental do município. Como método de coleta e análise dos dados de pesquisas aqui desenvolvidas, também serão utilizados os mesmos referenciais, visando a loucura como um fenômeno social e passível de compreensão no contexto coletivo em que se manifesta.
Docente responsável: Isabel Cristina Carniel
Linha 2: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais

Projeto 10- Problemas de saúde mental no contexto educacional e seus efeitos nos processos de desenvolvimento humano
Nos últimos anos um novo paradigma em saúde mental vem se consolidando nos contextos educacionais, através do qual práticas mais abrangentes e contextualizadas de prevenção e de promoção de saúde psicológica estão ganhando espaço. Crianças e adolescentes afetadas por fatores de risco apresentam com maior frequência problemas emocionais, de aprendizagem, de escolarização, de socialização, de comportamento, evasão escolar, dentre outros. Observa-se um aumento nos índices de afastamento do trabalho por profissionais da educação devido à problemas relacionados ao bem-estar no contexto educacional. Diversos são os efeitos que problemas de saúde mental vivenciados no contexto educacional podem ocasionar nos processos de desenvolvimento psicológico. A partir dos pressupostos da Psicologia Sócio Interacionista, este projeto tem dois objetivos principais: a) fazer um levantamento de indicadores produtores de problemas de saúde mental relacionados aos contextos educacionais, e investigar seus efeitos nos processos de desenvolvimento psicológico; e b) elaborar práticas interventivas buscando-se a promoção da saúde mental. Trabalhar-se-á com metodologias qualitativas, quantitativas, instrumentos de avaliação, e pesquisas com intervenção, possibilitando a construção de práticas inovadoras, em uma perspectiva crítica e interdisciplinar.
Docente responsável: Caroline Francisca Eltink
Linha 1: Saúde mental e os diferentes contextos institucionais de desenvolvimento da criança e do adolescente
Linha 2: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais

Espaço físico:

  • Salas para aulas teóricas e seminários: 6 salas climatizadas, com microcomputadores, data shows, DVDs, telas, mesas e cadeiras.
  • Espaço para Trabalhos Psicossociais: constituído de um edifício externo ao campus, localizado na região central da cidade de Ribeirão Preto - SP e de fácil acesso à população. O espaço conta com 5 salas privativas e com isolamento acústico para atendimento individual, climatizadas, equipadas com mesa e cadeiras almofadadas; 4 salas para atendimento em grupo, climatizadas, com isolamento acústico, mesa e cadeiras para os participantes dos grupos e uma sala de espelho, climatizada, com mesa e cadeiras, equipada com espelho translúcido para observação e microfone com som interligado à câmara escura.
  • Sala de alunos: salas para reunião e estudos para alunos, climatizadas, com mesas, cadeiras, microcomputadores com acesso à internet de alta velocidade incluindo o sistema wireless, scanner e impressora.
  • Sala dos professores: os docentes do programa contam com uma sala para reunião e orientação de alunos, climatizada, com mesas, cadeiras, microcomputadores com acesso à internet de alta velocidade incluindo o sistema wireless, scanner e impressora.
  • Salas de trabalho dos professores permanentes: São cinco salas climatizadas, com mesa, cadeiras, microcomputador com acesso à internet de alta velocidade incluindo o sistema wireless, scanner e impressora.
  • Sala para vídeo conferência: uma sala climatizada, com data show, microcomputadores, acesso para vídeo conferência (Computadores - Celeron J1800 2,5Ghz - 4gb RAM, monitores 19", Projetor - BenQ MS531 3000 lumens, Webcam - Microsoft LifeCam HD-3000, Internet - 100 megas dedicados com link redundante) com imagem, som e compartilhamento de arquivos, telas, mesa de reunião e cadeiras destinada a reuniões com parceiros internacionais do programa.
  • Salas para Qualificações e Defesas: são duas salas climatizadas, com data show, microcomputadores, acesso para vídeo conferência, telas, cadeiras estofadas, mesa de cinco lugares destinada à Banca.
  • Secretaria de Pós-Graduação que dá suporte aos alunos e professores do Programa.
  • Auditórios: no campus Ribeirão Preto há seis auditórios com capacidade de 150 lugares, e um anfiteatro com capacidade para 590 lugares, todos com toda a infraestrutura para a realização de cursos e eventos.

Recursos de informática
O Laboratório de Informática, salas de alunos e de professores estão equipados com computadores interligados à rede de informática da UNIP, com acesso à internet de alta velocidade, incluindo o sistema wireless, correio eletrônico e rede da biblioteca, o que permite o acesso a todo o acervo bibliográfico da Universidade.

A UNIP disponibiliza para os alunos de Pós-Graduação um laboratório de informática que contém 20 microcomputadores, 01 impressora e técnico de informática à disposição. Todos os computadores possuem softwares de última geração para a realização de análises estatísticas, confecção de material didático, banco de dados e editores de texto.

Bibliotecas
A organização das bibliotecas da UNIP tem como objetivo atender às necessidades dos cursos e demais atividades da Universidade, dando suporte ao ensino e à pesquisa. Destaca-se a disponibilização do Portal de Periódicos da CAPES para toda a comunidade acadêmica. Alunos e professores podem consultar livros, monografias, teses, vídeos, CD-ROMs e periódicos por intermédio de um sistema totalmente revolucionário, pois as bibliotecas já estão estruturadas de forma a dar suporte ao ensino e à pesquisa, dentro de uma organização multicampi. As bibliotecas setoriais (uma em cada campus) são controladas por uma unidade central de informações via. Todas as bibliotecas da instituição são interligadas on-line pela Internet, possibilitando o uso pleno dos serviços e recursos durante 24 horas por dia, e respeitando a descentralização dos acervos, necessária devido às diferentes localizações dos campi. O acervo atual possui 1.170.943 exemplares dos mais variados títulos que é franqueado aos usuários, disponibilizado para empréstimo domiciliar e consulta local, com acesso on-line 24 horas para consulta, renovação e reserva.

Parcerias Institucionais

As instituições, por meio da assinatura de Protocolos de Cooperação entre Instituições ou Carta de Intenção de Colaboração em Pesquisa, firmaram interesse e compromisso em, na forma de parcerias, proporcionar espaços para o desenvolvimento das atividades práticas concernentes ao programa. Estas instituições são:

  1. Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, que por meio de Carta de Intenção de Colaboração em Pesquisa (Ofício nº2064/2019), o Secretário Municipal de Saúde assumiu compromisso de colaboração nas pesquisas a serem desenvolvidas pelos alunos do mestrado profissional Práticas Institucionais em Saúde Mental, em todas as unidades que compreendem os serviços municipais de saúde, sobretudo os serviços relacionados a prestação de atendimento em atenção básica a saúde e saúde mental.
  2. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - AST, por meio de Carta de Intenção de Colaboração em Pesquisa, disponibilizou os espaços de atendimento e permitiu o acesso à demanda de usuários do serviço para realização das pesquisas conduzidas pelos alunos do mestrado profissional. O CEREST consiste em um centro de referência em saúde que recebe e direciona para a rede SUS os trabalhadores acometidos por problemas de saúde relacionado ao trabalho e o AST presta atendimento médico, fisioterápico e fonoaudiológico, entre outros, aos trabalhadores.
  3. A Unidade de Tratamento Dialítico e Transplante Renal de Sertãozinho - UNTR-SERT, localizada na cidade de Sertãozinho, região metropolitana de Ribeirão Preto, presta serviços de hemodiálise e apoio psicossocial aos pacientes renais crônicos e seus familiares. Por meio de Protocolo de Cooperação entre Instituições, firmou compromisso com o programa de mestrado profissional, disponibilizando os espaços de atendimento e permitindo o acesso à demanda de usuários do serviço para realização das pesquisas conduzidas pelos alunos.
  4. O Fórum da Comarca de Ribeirão Preto - SP / Anexo da Violência Doméstica e Familiar, por meio de Carta de Intenção de Colaboração em Pesquisa firmada por sua Juíza representante, assumiu compromisso de colaboração nas pesquisas advindas do programa de mestrado profissional, disponibilizando acesso aos usuários do referido serviço do Anexo. O Anexo da Violência Doméstica e Familiar atua no âmbito psicossocial, prestando suporte às vítimas de violência doméstica.
  5. O SESI/SP - Serviço Social da Indústria - Área de Educação, por meio de Carta de Intenção de Colaboração em Pesquisa firmada pelo Diretor Executivo, assumiu compromisso de colaboração nas pesquisas advindas do programa de mestrado profissional, disponibilizando acesso aos alunos, professores, funcionários e pais para desenvolvimento de trabalhos advindos do mestrado profissional
  6. A Escola Estadual Profa. Cordélia Ribeiro Ragozo, por meio de sua Diretora, firmou Protocolo de Cooperação entre Instituições, autorizando o acesso aos alunos, professores, funcionários e pais para desenvolvimento de trabalhos advindos do mestrado profissional.
  7. A empresa do setor de educação Parada Cursos Livres Eireli - ME, que atua no segmento de cursos profissionalizantes e sua proposta consiste em proporcionar, principalmente à população que carece de recursos financeiros, oportunidades de poder trabalhar em diversas áreas ligadas diretamente com as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Com esta instituição foi firmado Protocolo de Cooperação entre Instituições permitindo o acesso aos alunos, professores, funcionários e pais para desenvolvimento de trabalhos advindos do mestrado profissional.
  8. A Associação de Apoio ao Psicótico - AAPSI tem como objetivo auxiliar pessoas com transtornos mentais e seus familiares através de diferentes modalidades de grupos e oficinas. Por meio de Carta de Intenção de Colaboração em Pesquisa, assumiu compromisso de abrir espaço para realização de trabalhos dos alunos do mestrado profissional junto aos seus usuários, pacientes e seus familiares, além da equipe de funcionários da organização.
  9. A Associação Programa de Mãos Estendidas - PME, Organização Não Governamental que atua junto a casos de violência doméstica, firmou Protocolo de Cooperação entre Instituições, disponibilizando acesso aos usuários de seus serviços, bem como funcionários para realização dos trabalhos advindos do mestrado profissional. A PME trabalha no sentido do empoderamento e rompimento da violência contra a mulher, por meio da prevenção, através da conscientização e sensibilização. Tem como público alvo mulheres, desde jovens à terceira idade, bem como os atores da violência
  10. A Associação Amigos do Autista - AMA - Ribeirão Preto SP, é uma Associação Civil sem fins lucrativos, que objetiva criar programas educacionais de adaptação e integração social às pessoas com autismo, além de difundir conhecimento sobre o TEA - Transtorno do Espectro Autista através de campanhas e atividades direcionadas: motivar, orientar e acolher famílias na busca pelo diagnóstico, tratamento, inclusão social e escolar da pessoa com TEA. Por meio de Protocolo de Cooperação entre Instituições, disponibilizou acesso aos usuários de seus serviços incluindo crianças, adolescentes e pais, bem como funcionários para realização dos trabalhos advindos do mestrado profissional.
  11. O Lar Anália Franco, instituição filantrópica da cidade de Ribeirão Preto, voltada a trabalhos sociais, atua em campanhas de arrecadação e confecção de bens e produtos necessários a pessoas em situação de vulnerabilidade, como roupas e alimentos. Atualmente está implantando um projeto para que objetiva a adequada inserção de pessoas com Transtorno do Espectro Autista no mercado de trabalho. Por meio de Protocolo de Cooperação entre Instituições firmado pelo seu presidente, disponibilizou a estrutura física e social da instituição para realização dos trabalhos advindos do mestrado profissional.
Intercâmbios Internacionais:

Acordo de colaboração em pesquisa firmado com a UQAM - Université du Quebéc à Montreal no Canadá, acordo que coloca o grupo de pesquisas como único representante na América do Sul da rede de pesquisas do Centre d'Etude et Recherche em Santé Mentale et Travail do Canadá. Os trabalhos com a UQAM são realizados em conjunto com o Professor Marc Corbière phd, colaborador internacional do grupo de pesquisas, e vem sendo desenvolvido desde 2016.