Ementa:
A disciplina "Scientific Communication for post-graduate students" faz parte do planejamento estratégico de Internacionalização do Programa de Pós-Graduação da UNIP - Curso de Odontologia. Durante o semestre em que a disciplina será ministrada, os estudantes discutirão os tópicos de comunicação científica, colaboração em pesquisa e escrita de artigos científicos, como parte do processo de Internacionalização da Universidade. As aulas e workshops serão ministrados em língua inglesa. Os estudantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina durante os workshops e terão que realizar apresentações de seus projetos de pesquisa também na língua inglesa. Os alunos serão avaliados diariamente e a nota final será a média aritmética obtida. A disciplina tem por objetivo fazer com que os alunos interajam em língua inglesa em atividades acadêmicas de colaboração, apresentação e escrita de trabalhos científicos. Aspectos referentes à integridade em pesquisa acadêmica também serão abordados. Pretende-se com estas atividades, inserir o programa no âmbito acadêmico em nível Internacional, com vistas à produção e colaboração científicas.
Ementa específica:
Scientific Communication. Research collaboration. Research showcase. Paper reading techniques. Paper writing. Clarity. Conciseness. Some common mistakes. Grammar & style fundamentals for writing. Plagiarism. Paraphrase.
Bibliografia:
ARMSTRONG, P. You’re having a laugh! Learning as fun. Paper presented at SCUTREA,32nd Annual Conference, 2-4 July 2002, University of Stirling. Available from: http://www.leeds.ac.uk/educol/documents/00002057.htm. 2002.
BORKO, H. Information science: what is it? American Documentation, v. 19, n. 1, p. 3-5, 1968.
COSTA, S. M. S. Filosofia aberta, modelos de negócios e agências de fomento: elementos essenciais a uma discussão sobre o acesso aberto à informação científica. Ciência da Informação, v. 35, n. 2, p. 39-50, maio/ago. 2006.
GARVEY, W. D. Communication: the essence of science: facilitating information among librarians, scientists, engineers, and students. Oxford: Pergamon Press, 1979.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida. A informação: dos estoques às redes. Ciência da Informação, v.24, n.1, p.77- 83, jan./abr. 1995. http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/533/485
JACOBS, S. The genesis of “Scientific community”. Social Epistemology, 16(2):157-168, 2002.
MARTINS, M. F. Divulgação científica e heterogeneidade discursiva. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2010.
MENEGHIN R, LETA J. Produção científica In: Indicadores de ciência Tecnologia e inovação em São Paulo – 2001/FAPESP. São Paulo: FAPESP, 2002. Cap.6, p.3 – 21.
RESEARCH COUNCILS UK (n.d.). What is public engagement?. Research Councils UK. Available from http://www.rcuk.ac.uk/documents/scisoc/peupdate.pdf.
RESEARCH COUNCILS UK (2010). What’s in it for me? The benefits of public engagement for researchers. Research Councils UK. Available from www.ruck.ac.uk/per.
RESEARCH COUNCILS UK (2011). Evaluation: Practical Guidelines. Research Councils UK. Available from http://www.rcuk.ac.uk/documents/publications/evaluationguide.pdf.
VALEIRO, Palmira Moriconi; PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Da comunicação científica à divulgação. Transinformação, Campinas, v. 20, n. 2, p. 159-169, Aug. 2008.
Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862008000200004&lng=en&nrm=iso>.
Access on 20 Dec. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862008000200004.