Ementa:
Fundamentação teórica das habilidades pedagógicas e conhecimentos didáticos necessários para o desempenho adequado da função docente em nível superior. Análise crítica do papel da Didática na preparação e formação profissional do professor-educador. Desenvolvimento de habilidades técnicas de ensino com vistas à melhoria do desempenho docente do professor universitário em sala de aula. Desenvolvimento de habilidades inovadoras de ensino em sala de aula com metodologias ativas e ensino à distância. Possibilidades, desafios e oportunidades no ensino superior.
Bibliografia:
Anastasiou LGC, Alves LP. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10ª ed. Joinville (SC): Univille; 2015.
Gil AC. Didática do ensino superior. 1ª ed. 8ª reimp. São Paulo: Atlas; 2013.
Libâneo JC. Didática. 2ª ed. São Paulo: Cortez; 2013.
Marin AJ, Silva AMM, Souza MIS (Org.) Situações didáticas (EBOOK). 2ª ed. Araraquara (SP): Junqueira&Marin; 2017.
Masetto MT. (Org.). Docência na universidade (EBOOK). Campinas (SP): Papirus; 2014.
Mizukami MGN. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U; 2013.
Moran JM, Masetto MT, Behrens MA. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas (SP): Papirus; 2016.
Pimenta SG, Anastasiou LG. Docência no ensino superior. 5ª ed. São Paulo: Cortez; 2014.
Rios TA. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8ª ed. São Paulo: Cortez; 2013.
Rodrigues Jr JF (Coord.). O professor universitário entusiasmado: seis estudos sobre uma espécie em extinção. Brasília: Florencio; 2014.
Teodoro A, Vasconcelos ML. Ensinar e aprender no ensino superior. 3ª ed. São Paulo: Cortez; 2013.
Veiga IPA, et al. Repensando a didática. 29ª ed. Campinas (SP): Papirus; 2016.