Estagio Docente I - (Mestrado)

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia

Ementa:

A disciplina "Estágio Docente I" faz parte da formação do aluno de Mestrado quanto ao desenvolvimento das suas habilidades como docente. Para tanto, a disciplina oferece um conteúdo híbrido, no qual o estudante vai adquirir as habilidades on-line com material de apoio, assim como acompanhar as aulas das disciplinas de sua especialidade ministradas pelo seu orientador ou co-orientador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. Durante o semestre em que a disciplina será ministrada, os estudantes discutirão os tópicos que foram oferecidos on-line em webinários mensais, assim como em fóruns on-line semanais. Os estudantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina durante todas as aulas. Os alunos serão avaliados semanalmente por meio de atividades aplicadas virtualmente via plataforma Teams e a nota final será a média aritmética obtida com a nota do trabalho final (valendo peso 2). A disciplina tem por objetivo fazer com que os alunos exercitem as diferentes habilidades docentes, sejam individuais ou em grupo. Aspectos referentes à integridade em trabalho em equipe também serão abordados. Pretende-se com estas atividades, preparar os alunos para o mercado de trabalho atual e formar futuros líderes.

Bibliografia:

ASHINOFF, B.K., ABU-AKEL, A. Hyperfocus: the forgotten frontier of attention. Psychological Research. https://doi.org/10.1007/s00426-019-01245-8. 2019.
BONO, J. E., FOLDES, H. J., VINSON, G., & MUROS, J. P. Workplace emotions: the role of supervision and leadership. Journal of Applied Psychology, 92(5), 1357-1367. doi: 10.1037/0021-
9010.92.5.1357. 2007.
COTTRELL, Stella. Critical Thinking Skills: Effective Analysis, Argument and Reflection. Palgrave Study Skills. 2. Ed. 2011.
JUDGE, T. A., & KAMMEYER-MUELLER, J. D. Job attitudes. Annual Review of Psychology, 63, 341-367. doi: 10.1146/annurev-psych-120710-100511. 2012.
ROCK, David. Quiet Leadership: Help People Think Better - Don't Tell Them What to Do: Six Steps to Transforming Performance at Work. New York: Collins, 2006
SEELY, J. Oxford Guide To Effective Writing And Speaking. 400p. 3ª Ed. 2013.