Effective Academic Writing

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia

Ementa:

A disciplina "Effective Academic Writing" faz parte do planejamento estratégico de Internacionalização do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia da UNIP. Durante a disciplina os estudantes discutirão os tópicos de escrita de artigos científicos e aplicarão os conhecimentos em um texto a ser entregue como trabalho final da disciplina. As aulas serão ministradas em língua inglesa. Os estudantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina durante todas as aulas. Os alunos serão avaliados diariamente e a nota final será a média aritmética obtida com a nota do trabalho final (valendo peso 2). A disciplina tem por objetivo fazer com que os alunos exercitem a escrita em língua inglesa em seus trabalhos científicos. Aspectos referentes à integridade em pesquisa acadêmica também serão abordados. Pretende-se com essas atividades, inserir o programa no âmbito acadêmico em nível Internacional, com vistas à produção e colaboração científicas.

Ementa específica:

Fundamentals of Academic Writing. Titles and Research question. Introducing a Research topic. Self-study - Writing work. Describing Material & Methods. Presenting Results Clearly. Discussion- Building strong arguments. Discussion- Contrasting with the Literature. Conclusion-What is the contribution of your work? Review your writing and Discipline Assessment.

Bibliografia:

BRITISH COUNCIL. English for Academics.Book 1. Cambridge. 2014.
BRITISH COUNCIL. English for Academics.Book 2. Cambridge. 2014.
COTTRELL, Stella. Critical Thinking Skills: Effective Analysis, Argument and Reflection. Palgrave Study Skills. 2. Ed. 2011.
KIRTON, B. Brilliant Academic Writing. Pearson. 2012.
SEELY, J. Oxford Guide To Effective Writing And Speaking. 400p. 3ª Ed. 2013.
VALEIRO, Palmira Moriconi; PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Da comunicação científica à divulgação: Transinformação. Campinas, v. 20, n. 2, p. 159-169, 2008.Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862008000200004&lng=en&nrm=iso>. access on 20 Dec. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862008000200004.