Ementa:
Fundamentação teórica das habilidades pedagógicas e conhecimentos didáticos necessários para o desempenho adequado da função docente em nível superior. Análise crítica do papel da Didática na preparação e formação profissional do professor-educador. Desenvolvimento de habilidades técnicas de ensino com vistas à melhoria do desempenho docente do professor universitário em sala de aula. Desenvolvimento de habilidades inovadoras de ensino em sala de aula com metodologias ativas e ensino à distância. Possibilidades, desafios e oportunidades no ensino superior. Metaverso e Inteligência Artificial na sala de aula.
Bibliografia:
ANASTASIOU LGC, ALVES LP. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10ª ed. Joinville (SC): Univille, 2015.
GIL AC. Didática do ensino superior. 1ª ed. 8ª reimp. São Paulo: Atlas, 2013.
LIBÂNEO JC. Didática. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MARIN AJ, SILVA AMM, SOUZA MIS (Org.) Situações didáticas (EBOOK). 2ª ed. Araraquara (SP): Junqueira&Marin, 2017.
MASETTO MT. (Org.). Docência na universidade (EBOOK). Campinas (SP): Papirus, 2014.
MIZUKAMI MGN. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U, 2013.
MORAN JM, MASETTO MT, BEHRENS MA. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas (SP): Papirus, 2016.
PIMENTA SG, ANASTASIOU LG. Docência no ensino superior. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2014.
RIOS TA. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.
RODRIGUES Jr JF (Coord.). O professor universitário entusiasmado: seis estudos sobre uma espécie em extinção. Brasília: Florencio, 2014.
TEODORO A, VASCONCELOS ML. Ensinar e aprender no ensino superior. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.
VEIGA IPA, et al. Repensando a didática. 29ª ed. Campinas (SP): Papirus, 2016.