Revisão sistemática e metanálise

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia

Ementa:

A disciplina é destinada a pesquisadores nível mestrado e/ou doutorado que tenham interesse em aprimorar os conceitos metodológicos em pesquisa para o entendimento e produção de pesquisas com o maior nível de evidência científica existente. O objetivo da disciplina é capacitar e treinar os pesquisadores a desenvolver as etapas da Revisão Sistemática e Metanálise por meio de aulas teóricas/práticas. Os alunos desenvolverão habilidades e competências, ao final do curso, em entender a necessidade de mensurar, discutir e concluir o efeito sumarizado de uma determinada dúvida clínica. Entender os diferentes tipos de efeitos, diferenciar efeito clínico de diferença estatística significante. Estruturar perguntas clínicas importantes para a comunidade científica, desenvolver estratégia de busca, selecionar artigos por meio de busca sistematizada e reprodutível, analisar criticamente a qualidade da evidência disponível na literatura nas diferentes bases de dados, realizar a elegibilidade dos artigos descrevendo os motivos de exclusões. Realizar a metanálise, interpretar os resultados, realizar a avaliação da qualidade da revisão sistemática e metanálise gerada. O curso utilizará diferentes programas computacionais.

Bibliografia:

Borenstein M. Common Mistakes in Meta-Analysis and How to avoid them paperback. 1st ed.  Biostat Inc, 2019.
Borenstein M; Hedges LV; Higgins JPT; Rothstein HR. Introduction to Meta-Analysis.  1st ed.  Wiley; 2011.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes Metodológicas. Elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Ciência e Tecnologia, Brasília : Editora do Ministério da Saúde; 2012. www.crd.york.ac.uk/CRDWeb/HomePage.asp
Ellis PD. The essential guide to effect sizes. Statistical power, meta-analysis and the interpretation of research results. Cambridge 2010.
Higgins J and Green S. Cochrane Handbook for Systematic Review of interventions. 1st ed.  Wiley, 2008.
Higgins J; Thomas J; Chandler J; Cumpston M; Li T; Page M; Welch V. Cochrane Handbook for Systematic Review of interventions. 2st ed.  Wiley, 2019.
Honorio HM & Santiago Jr JF. Fundamentos das revisões sistemáticas em Odontologia. 1ª ed. São Paulo: Quintessence; 2018.
Schwarzer G; Carpenter JR; Rücker G. Meta-Analysis with R (Use R!). 1st ed.  Springer; 2015.