Estágio docente II

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia

Ementa:

A disciplina "Estagio Docente II" faz parte da formação do estudante de Doutorado quanto ao desenvolvimento das suas habilidades como docente. Para tanto, a disciplina oferece um conteudo híbrido no qual o estudante vai adquirir as habilidades on-line com material de apoio, assim como acompanhar as aulas das disciplinas de sua especialidade ministradas pelo seu orientador ou co-orientador do Programa de Pós-Graduação da UNIP- Curso de Odontologia. Durante o semestre em que a disciplina será ministrada, os estudantes discutirão os tópicos que foram oferecidos on-line em webinários mensais, assim como em fóruns on-line semanais. Os estudantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina durante todas as aulas. Os alunos serão avaliados semanalmente por meio de atividades aplicadas virtualmente via plataforma Teams e a nota final será a média aritmética obtida com a nota do trabalho final (valendo peso 2). A disciplina tem por objetivo fazer com que os alunos exercitem as diferentes habilidades docentes, sejam individuais ou em grupo. Aspectos referentes à integridade em trabalho em equipe também serão abordados. Pretende-se com estas atividades, preparar os alunos para o mercado de trabalho atual e formar futuros líderes e pesquisadores orientadores de alunos de iniciação cientifica, assim como coordenadores de cursos de especialização, graduação e pós-graduação.

Ementa específica: Fundamentos da Comunicação Corporativa. Linguagem corporal corporativa. Recursos audio-visuais em sala de aula. Feedback construtivo em equipe. Redes sociais na Educação. Elaboração de Cursos em plataformas de Ensino a distancia-EAD (Google Classroom) e Ensino a distância-EAD (Microsoft Teams). Hiperfoco. Linkedin, Carreira e Mercado de Trabalho. Orientacao de IC. Ferramentas digitais para gestão e orientação de IC. Trello iObserve.

Bibliografia:

BAILEY, C. Hyperfocos. MacMillan. 2019.
COTTRELL, Stella. Critical Thinking Skills: Effective Analysis, Argument and Reflection. 2. ed. Palgrave Study Skills, 2011.
ROCK, D. Não diga aos outros o que fazer. Alta Books. 2019.
SEELY, J. Oxford Guide To Effective Writing And Speaking. 3ª ed., 2013.