Bioestatística I

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia

Ementa:

O objetivo da disciplina é formar professores fornecendo os conceitos e conhecimento necessários de bioestatística para o entendimento da leitura crítica dos artigos científicos bem como sua capacitação no desenvolvimento de pesquisas Odontológicas e área da saúde. A disciplina apresenta uma abordagem teórica/prática contextualizada nas diferentes especialidades da Odontologia, utilizando material de apoio e bancos de dados com temas específicos para cada aluno do curso. Os alunos desenvolverão habilidades e competências ao final do curso em planejar experimentos laboratoriais, ensaios clínicos e estudos epidemiológicos, entender conceitos da teoria de amostragem, tipos de delineamentos, tipos de variáveis do estudo. Realizar a coleta dos dados e a estatística descritiva por meio de medidas de tendência central e dispersão, gráficos e tabelas no editor de planilhas Excel. Entender a estatística inferencial, as técnicas probabilísticas, os testes de hipótese, as medidas de associações, correlação e regressão simples. Realizar a análise quantitativa paramétrica e/ou não paramétrica de delineamentos simples no programa estatístico Bioestat 5.3, interpretar e escrever relatórios de resultados.

Bibliografia:

SPIEGELHALTER D. The Art of Statistics: Learning from Data. Ed.Penguin Books Ltd, 2019.
WELHAN SJ.; GEZAN S A.; CLARK SJ.; MEAD A. Statistical Methods in Biology: Design and Analysis of Experiments and Regression. Chapman and Hall, 2014.
PINHEIRO JID. CUNHA SB, GOMES GC. Probabilidade e Estatística: Quantificando a incerteza. Ed. Campus, 2012.
COSTA GGO. Curso de Estatística Inferencial e Probabilidades- Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2012
THOMPSON, S.K. Sampling. 3rd. Edition. John Wiley, 2012.
MONTGOMERY DC.; PECK E A; VINING G G. 5rd. Introduction to Linear Regression Analysis. Nova Iorque: John Wiley, 2012.
WEINE GRS. Bioestatística e validade de trabalhos científicos. São Paulo: Scortecci, 2009.
LUIZ RR, COSTA AJL, NADANOVSKY P. Epidemiologia e Bioestatística na Pesquisa Odontológica. Rio de Janeiro: Atheneu, 2008.
BRUNETTE DM. Critical Thinking: Understanding and evaluating dental research. 2nd ed. Quintessence Books, 2007.
ARANGO HG. Bioestatística: Teoria e Computacional. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
HULLEY SB, CUMMINGS SR, BROWNER WS, GRADY D, HEARST N, NEWMAN TB. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
DORIA FILHO U. Introdução à Bioestatística para simples mortais. São Paulo: Negócio Editora, 1999.