Fundamentals of academic writing (Fundamentos da escrita acadêmica)

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia

Ementa:

A disciplina "Fundamentals of Academic Writing" faz parte do planejamento estratégico de Internacionalização do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia da UNIP. Durante o semestre em que a disciplina será ministrada, os estudantes discutirão os tópicos de escrita de artigos científicos e aplicarão os conhecimentos em um texto a ser entregue como trabalho final da disciplina. As aulas serão ministradas em língua inglesa. Os estudantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina durante todas as aulas. Os alunos serão avaliados diariamente e a nota final será a média aritmética obtida com a nota do trabalho final (valendo peso 2). A disciplina tem por objetivo fazer com que os alunos exercitem a escrita em língua inglesa em seus trabalhos científicos. Aspectos referentes à integridade em pesquisa acadêmica também serão abordados. Pretende-se, com estas atividades, inserir o Programa no âmbito acadêmico em nível internacional, com vistas à produção e colaboração científicas.

Ementa específica:

Introduction to 'Fundamentals of Academic Writing'
Titles and Research question.Introducing a Research topic.Self-study - Writing work. Describing Material & Methods. Presenting Results Clearly. Discussion- Building strong arguments. Discussion- Contrasting with the Literature. Conclusion-What is the contribution of your work? Review your writing and Discipline Assessment.

Bibliografia:

British Council. English for Academics. Book 1. Cambridge; 2014.
British Council. English for Academics. Book 2. Cambridge; 2014.
Cottrell S. Critical Thinking Skills: Effective Analysis, Argument and Reflection. 3. ed. Palgrave Study Skills;2017.
Seely J. Oxford Guide To Effective Writing And Speaking. 3ª ed. Oxford:Oxford University Press; 2013.
Valeiro PM, Pinheiro LVR. Da comunicação científica à divulgação. Transinformação. Campinas.2008; 20(2):159-169. Available from . Access on 20 Dec. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862008000200004.