Ementa:
A disciplina "Scientific Communication for post-graduate students" faz parte do planejamento estratégico de internacionalização do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia da UNIP. Durante o semestre em que a disciplina será ministrada, os estudantes discutirão os tópicos de comunicação científica, colaboração em pesquisa e escrita de artigos científicos, como parte do processo de internacionalização da Universidade. As aulas e workshops serão ministrados em língua inglesa. Os estudantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina durante os workshops e realizarão apresentações de seus projetos de pesquisa também na língua inglesa. Os alunos serão avaliados diariamente e a nota final será a média aritmética obtida. A disciplina tem por objetivo fazer com que os alunos interajam, em língua inglesa, em atividades acadêmicas de colaboração, apresentação e escrita de trabalhos científicos. Aspectos referentes à integridade em pesquisa acadêmica também serão abordados. Pretende-se com estas atividades inserir o Programa no âmbito acadêmico em nível Internacional, com vistas à produção e colaboração científicas.
Ementa específica: Scientific Communication. Research collaboration. Research showcase. Paper reading techniques. Paper writing. Clarity. Conciseness. Some common mistakes. Grammar & style fundamentals for writing. Plagiarism. Paraphrase.
Bibliografia:
Armstrong P. You’re having a laugh! Learning as fun. In: SCUTREA, 32nd Annual Conference, 2-4 July 2002, University of Stirling. Available from: http://www.leeds.ac.uk/educol/documents/00002057.htm
Borko H. Information science: what is it? American Documentation. 1968;19(1):3-5. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/EdbertoFerneda/k---artigo-01.pdf.
Costa SMS. Filosofia aberta, modelos de negócios e agências de fomento: elementos essenciais a uma discussão sobre o acesso aberto à informação científica. Ciência da Informação. 2006 maio/ago.; 35(2):39-50.
Garvey WD. Communication: the essence of science facilitating information among librarians, scientists, engineers, and students. Oxford: Pergamon Press; 1979.
González De Gómez MN. A informação: dos estoques às redes. Ciência da Informação.1995 jan./abr.; 24(1):77-83. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/611
Jacobs S. The genesis of “Scientific community”. Social Epistemology.2002; 16(2):157-168.
Martins MF. Divulgação científica e heterogeneidade discursiva: análise de “Uma breve história do tempo” de Stephen Hawking.Linguagem em (Dis)curso. 2006 maio/ago.; 6(2):231-240. Disponível em: http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/linguagem-em-discurso/0602/060204.pdf
Meneghini R , Leta J. Produção científica In: Landi FR(Coord.) Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo – 2001/FAPESP. São Paulo: FAPESP; 2002. cap. 6:3 – 21.
RESEARCH COUNCILS UK (n.d.). What is public engagement?. Research Councils UK. Available from http://www.rcuk.ac.uk/documents/scisoc/peupdate-pdf/
RESEARCH COUNCILS UK (2010). What’s in it for me? The benefits of public engagement for researchers. Research Councils UK. Available from http://www.rcuk.ac.uk/Publications/researchers/initforme/
RESEARCH COUNCILS UK (2011). Evaluation: Practical Guidelines. Research Councils UK. Available from http://www.rcuk.ac.uk/documents/publications/evaluationguide-pdf/
Valeiro PM, Pinheiro LVR. Da comunicação científica à divulgação. Transinformação. Campinas. 2008 maio/ago.; 20 (2):159-169. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862008000200004&lng=en&nrm=iso. Access on 20 Dec. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862008000200004.