Inserçãa Social

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

IR PARA A PÁGINA INICIAL DO PROGRAMA

Impacto social e caráter inovador da produção intelectual do programa

A pesquisa do PPGEP UNIP atua em temas abrangentes, interdisciplinares, com a abordagem dos impactos das tecnologias de produção na sociedade quanto à gestão, à organização e ao emprego, para aplicação na agricultura, indústria, setor de serviços, na administração pública e de empresas, e também no campo social. Destaca-se:

  • Alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU. As teses e dissertações do PPGEP UNIP passaram a conter um preâmbulo descritivo da utilidade da tese em relação a um ou mais dos 17 ODSs.
  • Aplicações de tecnologia da informação nas ações ligadas às cadeias de suprimentos e serviço.
  • A linha de pesquisa Avanços em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial está na vanguarda de pesquisas que investigam a sustentabilidade da cadeia produtiva, podendo lhe ser conferido um ineditismo, se comparado aos demais programas de pós-graduação em Engenharia de Produção do país.
  • As pesquisas com Lógica Paraconsistente em áreas como Agronegócios, Saúde, que se beneficia de seus resultados na análise de imagens e prognóstico de câncer, dentre outras inovações que são vislumbradas apontando seu uso em pesquisas de ponta.
  • Pesquisas com a tecnologia Blockchain de caráter inovador e o prenúncio de grande impacto nos processos produtivos, com produções acadêmicas e patente.

Impacto econômico, social e cultural do programa.

  • Realização de programa DINTER – com o UNIFSA (Centro Universitário Faculdade Santo Agostinho) do Piauí. Homologado pela CAPES em 2018 e implementado em fevereiro de 2019. Tem como objetivo criar e ampliar os núcleos de pesquisa do UNIFSA com a formação de doutores para buscar futuramente a transformação do Centro Universitário em Universidade, no Estado do Piauí, cuja carência regional de pessoal titulado para docência e pesquisa é destaque, o que fundamenta um projeto dessa natureza. As atividades do DINTER vêm sendo cumpridas em conformidade com sua propositura. O DINTER atende também aos alunos do interior do Piauí, advindos das cidades de Piripiri e Piracuruca e envolvidos com Instituições de Ensino Superior dessas cidades, irradiando as influências para além da capital.
  • ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. Em 2019, durante aulas da disciplina de logística do agronegócio, o tema em estudo era sobre o desperdício que ocorria em diversas etapas das cadeias de produção de soja. Um grupo de alunos decidiu pesquisar a logística da cadeia de alimentos para os programas públicos de Alimentação Escolar. Os primeiros levantamentos impressionaram pelo tamanho da rede. Participam do Programa Nacional de Alimentação Escolar, nos últimos cinco anos, em torno 5.300 municípios brasileiros, com 40 milhões de indivíduos beneficiados, crianças e adolescentes, frequentadores de escolas públicas, privadas de caráter filantrópico e em atendimentos de minorias vulneráveis, quilombolas e indígenas. Um número ainda não identificado de escolas oferece mais de uma refeição por dia. Tais referências foram além da curiosidade para a preocupação em saber como funciona a cadeia de fornecimento que, por força de lei alimenta, total ou parcialmente, um quarto da população brasileira diariamente, por 200 dias letivos por ano.
  • Em 2020, formalizou-se o Grupo de Pesquisa da Alimentação Escolar (GPAE). As pesquisas realizadas pelo GPAE em 2020, empíricas e exploratórias, por meio de visitas e documentos, tiveram como objetivo estabelecer um acervo de conhecimentos referentes aos arranjos organizacionais, a estrutura formal de gestão e operação, o planejamento e controle de demanda, de consumo, de estoques e reposição, da logística de distribuição de carga seca e perecíveis, assim como valores dispendidos com a Alimentação Escolar.

Intercâmbios nacionais

  • MINTER e DINTER. O projeto MINTER, realizado entre o PPGEP UNIP e a Faculdade Santo Agostinho – FSA, entre os anos de 2015-17, graças ao seu sucesso, motivou a proposição pelas Instituições de um programa de doutorado interinstitucional, o DINTER. O projeto para estabelecimento do DINTER entre a UNIP e o UNIFSA - Centro Universitário Santo Agostinho - foi homologado em agosto de 2018 e implementado em fevereiro de 2019.
  • Programa com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). As universidades são signatárias de um Convênio de Cooperação Científica com a UNIP. Esse intercâmbio visa desenvolver e apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica entre pesquisadores das instituições envolvidas, buscando o aperfeiçoamento científico e social das comunidades. O Convênio com a UFOP originou a co-orientação do aluno de Mestrado Juliano Scarpelin pelo Prof. Feni Agostinho, que participou, junto com a Prof Cecília Almeida, do exame de qualificação de mestrado do aluno.

Apoios, Convênios e Parcerias

  • O International Workshop Advances In Cleaner Production, organizado pelos professores da linha de pesquisa Produção Mais Limpa do PPGEP UNIP têm recebido apoio de instituições nacionais (universidades, empresas, FIESP, CAPES, FAPESP, CNPq, SENAI, SABESP, CETESB, Instituto Jatobás, Ministério do Meio Ambiente, entre outros) e internacionais (Red Latinoamericana de Produccion más Limpia; ELSEVIER - Journal of Cleaner Production; PNUMA – ONU; National Pollution Prevention Roundtable; Universidade Sonora – México; Universidad de Cienfuegos - Cuba e outras).
  • Convênio firmado em 2009 entre Universidade Paulista – UNIP e Santander Universidades, pelo qual são concedidas bolsas sanduíche e de pós-doutorado;
  • Convênio firmado em 2008 entre FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e Universidade Paulista – UNIP. Participação da FIESP no Grupo de Produção Mais Limpa e no Workshop of Cleaner Production do PPGEP – Evento internacional realizado anualmente.
  • Parceria com Instituto de Estudos Avançados – USP para pesquisa na área de Lógica e Teoria da Ciência (Lógicas Não Clássicas e Inteligência Artificial)
  • Parceria com a Faculdade de Medicina da USP, Departamento de Informática, para pesquisas em Redes Neurais, Artificiais e Paraconsistentes, para aplicações no reconhecimento de padrões. Imagens estão sendo utilizadas na elaboração de teses de alunos do PPGEP, visando pre-diagnóstico de câncer de mama, aplicando a lógica paraconsistente e inteligência artificial;
  • Parceria com o GLPA – Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada – UNISANTA;
  • Parceria com a EMBRAPA para pesquisa sobre a agricultura de precisão no Brasil.
  • Parceira com o Centro Paula Souza CPS – FATECs – para desenvolvimento de melhorias para a alimentação escolar em escolas públicas, na elaboração de dissertações e teses;
  • Parceria com o IF-SP para desenvolvimento de modelos de gestão para a alimentação escolar em escolas públicas, na elaboração de dissertações e teses.

O Programa conta ainda com parcerias institucionais com o IF SP, por meio de alunos que cursam ou cursaram o Doutorado da UNIP. Mantém estreita parceria com as FATECs – Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica do Estado de São Paulo, por meio de vários alunos regulares do Programa, que resulta na análise dos projetos pedagógicos e das práticas na educação tecnológica.
Os professores do Programa mantêm relações institucionais de cooperação com as seguintes fundações, empresas e/ou instituições:

  • FNQ – Fundação Nacional da Qualidade – Prêmio Nacional da Qualidade;
  • IPG – Instituto Paulista de Excelência de Gestão – Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão;
  • ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção;
  • EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária;
  • ABGC - Associação Brasileira de Gestão do Conhecimento;
  • Instituto de Estudos Avançados – USP;
  • Faculdade de Medicina – USP;
  • Universidade de Taubaté;
  • Universidade Federal de São Carlos;
  • CODESP – Companhia Docas do Estado de São Paulo;
  • ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos;
  • SINDMAQ – Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas.

A UNIP tem firmado, ainda, diversas parcerias institucionais. Dentre as Parcerias para Projetos de Pesquisa, podemos destacar:

  • Parceria com Instituto de Estudos Avançados – USP para pesquisa na área de Lógica e Teoria da Ciência (Lógicas Não Clássicas e Inteligência Artificial);
  • Parceria com a Tsukuba University, Japão, para pesquisas em Sistemas Anotados e respectivas aplicações.