Autor(a): Deise Rocha Martins dos Santos Oliveira
Orientador(a): Irenilza de Alencar Nääs
Data da defesa: 06/05/2013
Resumo: A trajetória de uma empresa rumo à inovação tecnológica passa por diversas etapas, incluindo a gestão do seu portfólio de projetos. Esse portfólio deve estar alinhado aos objetivos estratégicos da empresa, com o propósito de identificar de forma clara a demanda, aonde se quer chegar e como. Este trabalho mostra um estudo de caso realizado em uma empresa de pesquisa, desenvolvimento e inovação, em duas fases distintas, relacionadas à gestão do portfólio. Na primeira fase, faz-se uma análise retrospectiva do banco de projetos da empresa, resgatando informações do que se fez no passado. Na segunda etapa, faz-se uma análise prospectiva do que se deseja priorizar para a aplicação de recursos, utilizando critérios preestabelecidos no Processo de Análise Hierárquica, os quais levam em consideração outros fatores que não sejam exclusivamente técnicos. Os projetos priorizados devem assegurar a vantagem competitiva da organização. A hipótese norteadora da pesquisa é que é possível propor um portfólio competitivo de novos projetos de pesquisa, a partir da análise de critérios preestabelecidos, utilizando a metodologia do Processo de Análise Hierárquica, que prioriza a inovação tecnológica e as formas de transferência de tecnologia. Um dos principais resultados foi a importância de se conhecer e recuperar o histórico da pesquisa na empresa, observando as lacunas a serem trabalhadas no futuro. Para isso, pode-se utilizar uma ferramenta de gestão de portfólio prospectiva, como o processo de análise hierárquica, para auxiliar na identificação e priorização de critérios para a gestão do portfólio de projetos.
Palavras-chave: Portfólio; Projetos; Análise Multicriterial; Processo de Análise Hierárquica; AHP; Transferência de Tecnologia; Inovação Tecnológica.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Estudo das Redes Produtivas do Agronegócio.
Autor(a): Mariano Sergio Pacheco de Angelo
Orientador(a): Oduvaldo Vendrametto
Data da defesa: 25/06/2013
Resumo: O Brasil é o maior exportador mundial de carnes bovina e de frango, ocupando a terceira posição na exportação de carne suína. Incrementos na produtividade geram maiores lucros para toda a cadeia de produção. Uma das causas do sucesso de um empreendimento para a produção animal está relacionada ao ambiente a que estarão submetidos os indivíduos alojados. O ambiente térmico engloba os efeitos da temperatura ambiente, da radiação solar, da umidade relativa e velocidade do ar. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um programa computacional que identificasse situações ótimas de alojamento em relação ao conforto térmico, por meio de poucas variáveis de fácil obtenção no ambiente de produção industrial para frangos, suínos e bovinos de leite, sugerindo ações ao produtor para a mitigação dos riscos. A metodologia foi desenvolvida em duas partes: foram consultados na literatura os índices relacionados ao conforto térmico na produção industrial de animais; a partir dos algoritmos identificados foram aplicados os paradigmas da engenharia de software no desenvolvimento do programa computacional. Mediante os resultados obtidos pela metodologia aplicada, foi possível desenvolver um programa computacional para calcular os índices de conforto térmico para frangos, suínos e bovinos de leite em ambientes de produção intensiva, permitindo um maior controle do ambiente da produção.
Palavras-chave: Conforto Térmico; Engenharia de Software; Produção Industrial de Animais.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Estudo das Redes Produtivas do Agronegócio.
Autor(a): Mario da Silva Quinello
Orientador(a): Jair Minoro Abe
Data da defesa: 27/06/2013
Resumo: O agronegócio, ao longo de anos de árduo trabalho, firmou-se como um dos mais importantes setores da economia brasileira. Nos últimos tempos, assistimos a um processo de monopolização da produção, com grandes empresas e produtores expandindo seus horizontes por meio da aquisição de médios e pequenos polos produtivos e da redução de intermediários na cadeia produtiva. Essa concentração sufoca os produtores de menor escala, que, devido a seus recursos limitados, não utilizam meios nem equipamentos para automatizar seus processos e, assim, deixam de agregar valor à sua produção. Nesse processo produtivo, a classificação e seleção da produção é fator relevante para ampliar a qualidade e o alcance no mercado-alvo. Este trabalho procurou, por meio da pesquisa bibliográfica e exploratória do processo atual, identificar alternativas para aumentar a qualidade na produção do pequeno e médio agricultor, possibilitando ao mesmo separar e direcionar seu produto a mercados melhores e mais exigentes. Para tanto, um controlador baseado na Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Et foi utilizado para a definição de um algoritmo de classificação e seleção da fruta-amostra deste estudo, o tomate (Lycopersicon esculentum Mill).
Palavras-chave: Agronegócio; Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Et; Produção; Classificação; Processo.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Métodos Quantitativos em Engenharia de Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Lógica Paraconsistente e Inteligência Artificial.
Autor: Bárbara de Souza Gutierres
Orientador: Prof. Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data da defesa: 06/08/2013
Resumo: A busca pela qualidade nos serviços de saúde tem se tornado um fator diferencial de competitividade entre as instituições hospitalares brasileiras. Para isso, além da excelencia no atendimento médico, a redução de custos, efetividade nos resultados e menor tempo de internação sao os principais objetivos a serem atingidos. Utilizar a informatização de dados mostrou-se uma ferramenta efetiva para a mensuração da qualidade da assistencia hospitalar. Diretamente ligada a este objetivo encontra-se a Enfermagem e o uso de taxonomias como forma de padronização. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um protótipo que possibilita o cálculo dos indicadores de qualidade da Nursing Outcomes Classification (NOC) através da inserção de dados quantitativos do estado de saúde do paciente. A metodologia desenvolvida foi: estabelecimento de indicadores da NOC através da escala de Likert; criação de algoritmos capazes de calcular os resultados obtidos durante a internação. Mediante os resultados obtidos pela metodologia aplicada, foi possível concluir que é viável a elaboração de um software que apresente os mesmos requisitos funcionais, a fim de torná-lo uma ferramenta de apoio para os hospitais brasileiros.
Palavras-chave: Qualidade Hospitalar; Assistência de Enfermagem; Resultados de Enfermagem.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Melhoria Contínua da Qualidade e Produtividade.
Autor: Fabio Papalardo
Orientador: Prof. Dr. José Benedito Sacomano
Data da defesa: 10/12/2013
Resumo: O Planejamento e Controle da Produção é função de grande importância na Engenharia de Produção desde os tempos de Taylor, nos primórdios do século XX. Os gestores de manufatura que lograram ter um Planejamento efetivamente controlado dentro das condições de mercado e tecnologia de sua época tornaram-se referencias em administração e marcaram sua gestao com novos paradigmas, seguidos até nova tecnologia ou mudança de mercado implicar a necessidade de buscar novos conceitos para a administração da manufatura.Este trabalho tem como objetivo estudar o Planejamento e Controle da Produção como função central de um conjunto de funções que compoem organicamente uma empresa industrial. Vários setores ou departamentos com finalidades específicas formam um conjunto, visto como uma Rede Intraorganizacional que compoe uma empresa industrial.Para tanto, um estudo de caso foi feito, a fim de analisar e quantificar as relações dos setores envolvidos no processo de produção, com base nos estudos e embasamentos teóricos de redes de empresas.O estudo da evolução do PCP ao longo do tempo mostra a grande adaptabilidade do PCP as demandas de mercado, as novas tecnologias de manufatura, as tendencias de globalização e ao crescente desenvolvimento da tecnologia da informática.As empresas, no início da produção industrial, eram verticalizadas e tinham uma administração piramidal, ou seja, uma hierarquia linear na qual cada setor estava explicitamente ligado a outro. Mesmo na manufatura, a linha de montagem Fordista tinha esse modelo linear - uma operação era precedida por outra, e uma perturbação ou incidente seriam facilmente detectados na operação subsequente, tendo controle efetivo e imediato. Com o advento da globalização e de novas tecnologias, as empresas estao cada vez mais matriciais e menos lineares. Produtos sao projetados em um local, fabricados em outros e montados em um terceiro. As novas estruturas já nao podem ser administradas pelos mesmos paradigmas. Sob a ótica de uma rede orgânica e suas inter-relações, a administração da produção se torna cada vez mais instrumento essencial para atender as novas solicitações do mercado.
Palavras-chave: Planejamento e Controle da Produção; Rede de Empresas.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: O Caráter Evolucionário das Técnicas do PCP as novas formas de Organização do Trabalho.
Autor: Renato Perrotta
Orientador: Prof. Dr. Oduvaldo Vendrametto
Data da defesa: 10/12/2013
Resumo: O crescimento econômico verificado nos últimos anos colocou em evidencia problemas de infraestrutura que, paradoxalmente, esbarram na sustentabilidade econômica, dentre eles, a demanda por profissionais qualificados em engenharia. As demandas naturais de infraestrutura e da indústria aliadas ao fato de que engenheiros também sao recrutados para ocupar posições que, muitas vezes, nao correspondem a área de engenharia, por si só, já constituem uma equação difícil de ser resolvida. Ao longo dos anos, a produção científica brasileira, especificamente no campo da engenharia, tem se demonstrado muito tímida. A combinação reflete na inovação, na qualidade e na produtividade, com consequencias na competitividade dos nossos produtos. Esta dissertação propoe um modelo de avaliação de competencias de engenharia para o desenvolvimento de produtos da indústria automobilística. O seu desenvolvimento tomou como base o modelo de artigos, que deram subsídio ao referencial, a contextualização e ao modelo proposto. Este trabalho, também, procura apresentar ações para o desenvolvimento de engenharia em contexto microeconômico e ter uma visao geral das oportunidades, desafios e contrapartidas das novas medidas para o setor automotivo anunciadas pelo Governo, o programa “Inovar-Auto”, que tem como foco a inovação e a competitividade da indústria automobilística nacional entre o período 2013 - 2017.
Palavras-chave: Escassez de Engenheiros. Criação de Competencia. Gestão do Conhecimento. Capacitação.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresa e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Estratégias para Melhoria de Competitividade.
Autor: Álvaro André Colombero Prado
Orientador: Prof. Dr. Jair Minoro Abe
Data da defesa: 16/12/2013
Resumo: Embora a energia elétrica seja algo presente e real em quase a totalidade das localidades mundo afora, muitas regioes isoladas nao tem disponibilidade da mesma. As soluções adotadas na grande maioria desses casos resultam em alto impacto ambiental, utilizando-se da queima de combustíveis fósseis, com a emissao de gases poluentes, além dos riscos físicos a seus utilizadores. O presente trabalho apresenta uma solução de impacto ambiental reduzido, através do aproveitamento da luz solar para geração de energia elétrica por meio de um painel fotovoltaico, com rendimento otimizado através de um sistema de auto-orientação, feito através de um software embarcado baseado na Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Et, com o qual se obtém uma performance superior, quando comparada com um painel fixo, sistema clássico e mais comumente empregado. Através de uma adaptação do reticulado t, foi possível otimizar a parte da saída dos estados do algoritmo para-analisador, com a finalidade de obter-se uma performance otimizada do sistema de controle, com estados lógicos nao-extremos convenientemente escolhidos de acordo com as necessidades da aplicação. A implementação prática do protótipo foi feita com uma placa controladora caseira baseada na Arduino “Severino”, capaz de movimentar um preciso motor de passo através de um circuito driver, de acordo com as ações correspondentes aos estados lógicos encontrados. Os testes práticos mostraram um rendimento 31,56% superior ao do sistema clássico com painel fixo, tendo produzido uma média de 3,193W contra 2,448W do painel fixo, o que demonstra a perfeita exequibilidade do arranjo.
Palavras-chave: Lógica paraconsistente anotada evidencial Et, Energia Solar, Carregador de baterias, Sustentabilidade Energética.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Métodos Quantitativos em Engenharia de Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Automação e Robótica em Engenharia de Produção.
Autor: Antonio Palmeira de Araújo Neto
Orientador: Prof. Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data da defesa: 20/12/2013
Resumo: A Tecnologia da Informação (TI) é um importante recurso da organização e deve ser conduzida de acordo com políticas empresariais estabelecidas pela Governança Corporativa e refletidas no planejamento estratégico. Os princípios de negócios definem princípios de TI que são cruciais na definição das políticas, planos, arquitetura, priorizações, investimentos e infraestrutura de TI. Da mesma forma que conduzem as decisoes organizacionais eles sao influenciados e sujeitos as pressoes de clientes, fornecedores, mercado, governo e sociedade, definindo comportamentos desejáveis e escolhas estratégicas. Apontada, na atualidade, como uma das maiores influencias nas corporações, a sustentabilidade tem impactado o modo de fazer a gestao e de se governar todo o ambiente organizacional, modificando a maneira de operar os negócios, definindo novas direções para as empresas, influenciando nos seus processos e ativos, inclusive a tecnologia, gerando, por exemplo, iniciativas alinhadas com os conceitos de TI Verde, também conhecida como TI sustentável. O objetivo deste trabalho é avaliar qualitativamente e quantitativamente a influencia dos pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental) nos processos de Governança de TI. Como metodologia de pesquisa utilizou-se o Método Delphi visando obter um consenso, através de uma consulta a especialistas da área de TI, sobre o grau de influencia de cada pilar da sustentabilidade em um subconjunto de processos de Governança de TI. Por questoes metodológicas, o subconjunto de processos escolhidos sao os do domínio “Planejar e Organizar”, que mapeiam o Alinhamento Estratégico da TI segundo o modelo Control Objectives for Information and related Technology (COBIT), utilizado na Governança de TI. Os especialistas da área de TI participantes da consulta, que trabalham tanto na área academica e quanto como consultores no mercado de trabalho, responderam a tres rodadas de perguntas até que o consenso foi atingido. Os resultados obtidos manifestam que há um predomínio da influencia do pilar econômico em todos os processos analisados, mas que os pilares social e ambiental já sao considerados relevantes em processos de gestao de riscos e planejamento estratégico de TI.
Palavras-chave: Governança de TI. COBIT. Sustentabilidade. TI Verde. Método Delphi.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Processos de Desenvolvimento e Operação de Sistemas de Informação.