Desenvolvendo Aplicações para Dispositivos Móveis e IoT com o Uso de Frameworks

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

Ementa
Desenvolvimento de Aplicativos Móveis (mobile). Conceitos de programação backend e frontend. Conceito de prototipação e frameworks para prototipação. Linguagens para desenvolvimento mobile: Javascript, HTML, CSS, React Native e Python. Lógica de programação em blocos. Framework para mobile. Linguagens de desenvolvimento para Dispositivos IoT. Framework para dispositivos IoT.
Bibliografia
BANDEIRA, Laís Michelle de Souza Araújo et al. Instrumento de Avaliação do Software Educacional TinkerCad: uma visão fundamentada na BNCC. In: Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. SBC, 2019. p. 1324-1328.
BODUCH, Adam. React and React Native. Packt Publishing Ltd, 2017.
BRYANT, Shaun C. Tinkercad for dummies. John Wiley & Sons, 2018.
CLINE, Lydia Sloan. 3D printing with Autodesk 123D®, Tinkercad®, and MakerBot®. McGraw-Hill Education, 2015.
DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JÚNIOR, J. A. V. Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. Bookman Editora, 2015.
EISENMAN, Bonnie. Learning react native: Building native mobile apps with JavaScript. " O'Reilly Media, Inc.", 2015.
PUTRA, ZE Ferdi Fauzan; AJIE, Hamidillah; SAFITRI, Ika Anwar. Designing a user interface and user experience from Piring Makanku application by using Figma application for teens. IJISTECH (International Journal of Information System and Technology), v. 5, n. 3, p. 308-315, 2021.
STAIANO, Fabio. Designing and Prototyping Interfaces with Figma: Learn essential UX/UI design principles by creating interactive prototypes for mobile, tablet, and desktop. Packt Publishing Ltd, 2022.
WIERINGA, R. J. Design Science Methodology for Information Systems and Software Engineering. Springer, 2014.