Produção e Meio Ambiente III: ecologia industrial e economia ecológica

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

Ementa

A disciplina aborda as relações entre empresas, mercados, instituições, processos e o meio ambiente. Esta complexidade é considerada o cerne da ecologia industrial e da economia ecológica. A velocidade e a intensidade com que as tecnologias e as formas de organização da produção industrial vêm sendo transformadas desde as últimas décadas e os conflitos gerados por estas transformações ambientais e econômicas são discutidos e analisados. São abordados conceitos relacionados a economia ecológica e sua temática associada à ecologia industrial. São apresentadas as tipologias e perspectivas da economia, bem como a evolução histórica da preocupação ambiental, analisando a influência do setor econômico no desenvolvimento sustentável.

Bibliografia

CONSTANZA, R.; CUMBERLAND, J.; DALY, H.; GOODLANF, R.; NORGAARD, R. Introduction to Ecological Economics . Boca Raton, Flórida: CRC Press LLC, 1997.
DALY, H.E.; COBB Jr, J.B. . For the Common Good. Boston: Beacon Press, 1994.
DALY, H.E. Beyond Growth: The economics of sustainable development. Boston: Beacon Press, 1996.
DALY, H.E. . Ecological Economics and the Ecology of Economics. Massachusetts: Edward Elgar Publishing, 1999.
GEORGESCU-ROEGEN, N. The Entropy Law and the Economic Process. Massachusetts: Harvard University Press, 1999.

Complementar: KUPFER, D. ; HASENCLEVER, L. Economia Industrial. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
Artigos da literatura especializada (Journal of Cleaner Production, Ecological Economics, Ecological Engineering, entre outros).