Autor(a): Juliana Ayres Pina 
            Orientador(a): Maurício Ribeiro da Silva
            Data da defesa: 19/02/2018
          Resumo: A pesquisa discorre sobre o imaginário midiático acerca dos imigrantes italianos no jornal “O Estado de S. Paulo” do final do século XIX e busca discutir o modo como as elites paulistas retratavam a mão de obra europeia que era recebida na capital paulista naquele período. A pergunta da pesquisa aponta para o fato de que, sendo o italiano substituto do negro como mão de obra em uma economia já estruturada, onde há clara divisão de papéis entre a elite e a classe trabalhadora, teria havido algum nível de equivalência entre estes dois grupos (italianos e negros) no registro presente no jornal, indicando – para as elites – a permanência de um imaginário do trabalho escravo? Secundariamente, em caso afirmativo, quais elementos simbólicos, de alguma forma vinculados ao imaginário do negro, foram acionados para esta finalidade? Nossa hipótese é que os jornais da época já contavam com um discurso preestabelecido para retratar os imigrantes recém-chegados em São Paulo e, no sentido da manutenção do status quo das elites paulistas, utilizaram no retrato do italiano atributos simbólicos que remetiam à população negra, constituindo o imaginário midiático do italiano a partir da ideia do trabalhador subserviente e inferior, preexistente e relacionada ao negro. Elegeu-se como corpus de pesquisa textos do jornal “O Estado de S. Paulo”, à época denominado “ A Província de São Paulo”, com recorte temporal de 1875 a 1899, a partir do acesso digitalizado disponível na rede. Na primeira etapa, com base na análise de conteúdo de Bardin, foi feito o levantamento quantitativo dos textos e das seções nas quais estes estavam inseridos. A partir deste resultado, elencaram-se os principais atributos relacionados aos negros no período, a partir das pesquisas de Lilia Moritz Schwarcz, buscando verificar o vínculo entre tais atributos e o termo italiano, concluindo-se que a hipótese de que o discurso midiático utiliza-se do imaginário do negro para o retrato do imigrante italiano naquele período. Oferecem aporte a esta pesquisa as contribuições sobre a História Brasileira a partir de Oscar Pilagallo, Lilia Moritz Schwarcz e Roberto Pompeu de Toledo. No âmbito da Teoria Crítica da Comunicação e do Imaginário, ressaltamos as contribuições de Edgar Morin, John B. Thompson e Malena Segura Contrera.
          Palavras-chave: Imaginário Midiático; São Paulo; Italianos; Negros; O Estado de S. Paulo.
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e Estudos do Imaginário.
        
        
          
          Autor(a): Luciana Gouvêia da Cunha
            Orientador(a): Jorge  Miklos 
            Data da defesa: 27/02/2018
          Resumo: A  dissertação objetivou analisar as potencialidades da Comunicação Comunitária,  Popular e Alternativa na formação de vínculos sociais, comunicativos, culturais  e simbólicos, a partir das ações do coletivo Tela Firme, no bairro da Terra  Firme, em Belém (PA). Refletimos ainda como estas possibilidades de criação e  manutenção dos elos comunicativos podem impactar os espaços vividos a partir de  práticas comunicacionais que facilitem as relações sociais e afetivas  estabelecidas no território em questão. Neste contexto, avaliamos, conforme a  metodologia de pesquisa bibliográfica e o trabalho de campo inspirado na  cartografia social (ROLNIK, 1988), como o processo comunicacional e vinculativo  que a ação do grupo fomenta pode criar, facilitar e estimular oportunidades de  convívio, o surgimento de novas práticas de partilha do comum (SODRÉ, 2014),  outras formas de representação midiática de lugar e da população que vive na  periferia, e a emergência de espaços de expressão de subjetividades e de trocas  tangíveis e simbólicas no bairro da Terra Firme. Para embasar o estudo, citamos,  com maior relevância, as obras de Felix Guattari (1990; 1992), Guattari e  Rolnik ([1986]2013), Manuel Castells (2013), Raquel Paiva (2003; 2007; 2008),  Norval Baitello Jr. (1997; 2008; 2009; 2013; 2014) e Muniz Sodré (1988; 2014),  entre outros, autoras e autores que estão sintonizados com nossa proposta intelectual.
          Palavras-chave: Comunicação  Comunitária; Popular e Alternativa; Vínculos; Território; Encontros; Afetos;  Tela Firme; Terra Firme. 
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para  a Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e Estudos do Imaginário.
        
        
          
          Autor(a): Andréa Braga Santiago de Sá
            Orientador(a): Bárbara Heller
            Data da defesa: 28/02/2018
          Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral reconhecer traços de empoderamento feminino e construção de si em diários virtuais disponíveis no suporte midiático Facebook , tendo como corpus primário fanpages de quatro viajantes brasileiras ao longo dos seis primeiros meses do ano de 2016. Para alcançar tal objetivo, foi necessário: a) considerar o suporte midiático Facebook como plataforma para publicação de narrativas de memória e produção de discurso empoderador; b) considerar que a modalidade de viagem adotada pelas viajantes difere das dos demais e que contribui para o processo de empoderamento das jovens. A metodologia adotada foi a Análise do Discurso, proposta por Bakhtin, com as seguintes categorias: enunciado, discurso, sentido (tema), significação, dialogismo, texto multivocal, heteroglossia, forças centrífugas e centrípetas e o gênero do discurso “diário de viagem” (BAKHTIN, 1997, 1998, 2002; VOLÓCHINOV, 1929). Também consideramos os seguintes conceitos teóricos: identidade (FREIRE FILHO, 2010), construção de si; empoderamento feminino (TOURAINE, 2007); tipos de turismo (FERRARA, 1999; FALCÃO, 2015, 2016; SONTAG, 2003) e narrativas de memórias (HALBWACHS, 1990; CANAVILHAS, 2004). Concluímos que, embora as viajantes se reconheçam como mochileiras, são consumidoras de experiências que subvertem algumas lógicas do mercado, sendo possível perceber traços de empoderamento, construção de si, tensão entre forças centrífugas e centrípetas em suas manifestações discursivas e, finalmente, que suas postagens podem ser consideradas narrativas de memória.
          Palavras-chave: Fanpages; Empoderamento Feminino; Análise do discurso.
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: identidades, representações e configurações do público e do privado no discurso midiático.
        
        
          
          Autor(a): Giseli  Sacco e Marques 
            Orientador(a): Carla  Montuori Fernandes 
            Data da defesa: 05/03/2018
          Resumo: Esta dissertação objetivou analisar  os desdobramentos da novela “Salve Jorge”, escrita pela autora Glória Perez e  exibida pela Rede Globo de Televisão, no período de 22 de outubro de 2012 a 17  de maio de 2013, na mídia impressa, mais precisamente nos jornais Folha de S. Paulo  e O Estado de S. Paulo. Além de ser um dos assuntos preferidos e representar um  aspecto relevante nos hábitos culturais e na rotina de muitos brasileiros, a  telenovela reflete aspectos da realidade e de muitos valores que nos cercam.  Marques e Maia (2008) apontam que a telenovela, ao abordar temas próximos do  cotidiano vivido pelos telespectadores, privilegiando histórias que assumem um  caráter de crônica, possibilita o trânsito entre os domínios do público e do  privado, entre as experiências subjetivas e as coletivas. A referida telenovela  apostou no tema tráfico de pessoas, e com ampla divulgação da mídia televisiva,  promoveu em larga escala o conhecimento e a proximidade com o assunto,  inclusive abrindo margem para a adoção de medidas e o enfrentamento em muitas  esferas, pessoais, sociais ou jurídicas. O tráfico de pessoas é um crime  recorrente que afeta milhões de indivíduos anualmente e afronta diretamente o bem  maior que é o direito de ser “Ser Humano”. E é nesse sentido que o presente  trabalho analisou a transferência de agenda do tema tráfico de pessoas, exibido  na telenovela “Salve Jorge”, para os jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S.  Paulo, com o intuito de verificar qual foi a repercussão do tema no contexto  midiático, social e político. Como metodologia, foi utilizado o conceito de  agendamento intermediático, proposto pelo autor McCombs (2004). 
          Palavras-chave: Telenovela;  Intermidialidade; Agenda Setting; Salve Jorge; Tráfico de Pessoas;  Merchandising Social. 
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Configuração de linguagens  e produtos audiovisuais na cultura midiática.
        
        
          
          Autor(a): Raphael Fernandes Lopes Farias
            Orientador(a): Heloísa de  Araújo Duarte Valente 
            Data da defesa: 05/03/2018
          Resumo: Este  trabalho aborda o modo como se deu a construção de um subgênero musical híbrido  típico dos anos 1940-1950: o sambolero. Inicialmente, apresentam-se suas  origens e matrizes culturais (cf.Martín-Babero), suas características musicais  particulares, seu diálogo com a paisagem sonora e com as mídias, uma vez que  estas determinam a performance (cf. Zumthor). Levou-se em conta a importância  da criação musical por meio dos arranjadores, profissionais que desempenharam  papel fundamental na criação de um gosto estético, e que criaram pontes entre  diferentes práticas musicais, ao mesmo tempo que atendiam às demandas da  indústria fonográfica e radiofônica. Um capítulo é dedicado a análises musicais  de gravações do período compreendido entre 1946-1959. Essa foi a “era dos samba  abolerados” no Brasil (cf. Napolitano), mas também de autores do samba-canção e  dos futuros inventores da Bossa Nova. Selecionaram-se obras gravadas por Dalva  de Oliveira, Nora Ney, Dolores Duran, Maysa e Ângela Maria e arranjadas por  Radamés Gnattali, Osvaldo Borba, Lyrio Panicalli, Nicolino Copia, Enrico  Simonetti e Gustavo de Carvalho. Em virtude do alcance midiático dessas  cantoras e na cobertura do período abordado: Dalva marca a passagem dos anos  1940 para os 1950, enquanto Maysa e Dolores Duran, a passagem para a Bossa  Nova. Com elas, vieram seus respectivos chamados diretores musicais, alguns  muito emblemáticos, como Radamés Gnattali, não poderiam ser prescindidos.  Ao final, considera-se que esse período da música  popular brasileira, fortemente marcado pelo hibridismo entre o samba-canção e o  bolero, em muito deve aos atores envolvidos nesse processo; os arranjadores, em  particular. Foram eles que forneceram a matéria-prima para a indústria cultural  da época.
          Palavras-chave: Canção das  mídias; Bolero; Sambolero; Samba-canção; Músicos; Arranjadores; Rádio; Disco. 
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Configuração de linguagens  e produtos audiovisuais na cultura midiática.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Centro de Estudos em Música e Mídia.
        
        
          
          Autor(a): Maria Fernanda Andrade da Silva
            Orientador(a): Simone  Luci Pereira 
            Data da defesa: 12/03/2018
          Resumo: O avanço  tecnológico tem alterado as formas de consumo de serviços e de bens culturais,  sendo hoje as redes sociais e as plataformas como o YouTube os seus principais meios de divulgação. Esta pesquisa  objetivou estudar como se dá o processo de celebrização dos jovens da periferia  da cidade de São Paulo, MCs e atores sociais em suas comunidades e no movimento  músico-cultural funk ostentação e,  sobretudo, como a comunicação e as relações sociais que roteirizam os  videoclipes transformam seus artistas/cantores em celebridades e, por  consequência, em inspiração e referência para outros jovens. Assim, procuramos  investigar os contextos socioculturais articulados ao consumo, bem como a  reificação e o fetichismo por objetos-símbolos de um estilo de vida luxuoso até  então distanciados da realidade destes jovens. Iniciamos nossas reflexões  teóricas sobre a vertente musical do funk,  suas distinções culturais e degraus para maior visibilidade. Buscamos isso por  meio da análise de videoclipes como suporte técnico de música em direção às  imagens, com destaque para a canção e seu texto enunciado e musicado,  articulado com imagens de ostentação, sua estética e performance postados na web. Procuramos conhecer mais sobre seus  valores e suas atitudes ante a estetização da vida cotidiana e suas  representações midiáticas, que participam na formação identitária desses jovens  da periferia, visando compreender o imaginário que cerca suas atividades de  consumo material e simbólico. O funk ostentação tem acumulado milhões de visualizações, motivo esse que também nos  levou à escolha do tema, dos seus intérpretes e das músicas para esta pesquisa.
          Palavras-chave: Funk Ostentação; Funk;  Processos de Celebrização; YouTube; Consumo. 
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para  a Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Centro de Estudos em Música e Mídia.
        
        
          
          Autor(a): Isabel Cristina de Araújo Rodrigues 
            Orientador(a): Carla Montuori Fernandes
            Data da defesa: 26/03/2018
          Resumo: A pesquisa objetivou identificar as narrativas dos políticos da Câmara dos Deputados no momento da votação pela admissibilidade do processo de impeachmentda presidente Dilma Rousseff (PT), em 17 de abril de 2016. Para tanto, o estudo analisou como a mídia televisiva colaborou para a construção da imagem do político e, ainda, os mecanismos discursivos desses agentes políticos, falas eleitoreiras e espetaculares que permitiram que pudessem demarcar posição dentro de seu campo de atuação. O estudo traz a identificação dos deputados federais e seus votos, muito descompassados com o mote do processo, mas em conformidade com a imagem representada pretendida pelo político e adsorvida pela mídia. Ainda, contribui no sentido de analisar e interpretar como se estabelece a confluência entre a narrativa dos deputados federais e a formação da imagem política e partidária que os agentes políticos representam. Para tanto, o estudo teve como base a metodologia da análise de conteúdo de Bardin.
          
          Palavras-chave: Políticos; Deputados Federais; Imagem Pública; Representação; Espetáculo; Midiatização; Impeachment.
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Configuração de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Centro de Estudos em Música e Mídia.
        
        
          
          Autor(a): Ivanilce  Santos Oliveira 
            Orientador(a): Carla Reis  Longhi 
            Data da defesa: 06/04/2018
          Resumo: Este  estudo almejou entender o modo como foram construídos nas fanpages do Facebook os  discursos de grupos da esquerda e da direita relacionados ao processo de impeachment da ex-presidente Dilma  Rousseff, sobretudo no período de votação para o prosseguimento do processo da  Câmara para o Senado Federal. Na primeira etapa de pesquisa, levantou-se as fanpages que mais mostraram engajamento  com o tema e chegou-se a 14 páginas, sendo 7 de cada lado. Um novo mapeamento,  a partir do aplicativo Netvizz,  permitiu a extração das mensagens postadas e, num quadro geral, as fanpages do Movimento Brasil Livre (MBL)  e Frente Brasil Popular (FBP) foram as páginas com maior número de mensagens no  período de recorte da pesquisa, a saber, dias 16, 17 e 18 de abril de  2016.  Em um total de 367 postagens – 222  do MBL e 145 da FBP - aplicou-se a metodologia da Análise do Conteúdo (Bardin,  1977) e organizou-se os dados em 4 categorias semânticas, ‘Configurações da Fanpage’, ‘Vozes do Discurso’, ‘Fonte de  Informação’ e ‘Política em Pauta’. A análise do discurso contido nessas categorias  foi feita a partir das acepções de Michel Foucault, sobretudo com base nos  escritos contidos em A ordem do Discurso (2009), Arqueologia do Saber (2000),  Vigiar e Punir (1987) e Microfísica do Poder (1997), a partir dos quais se  buscou entender a regularidade e as estratégias discursivas presentes nos  discursos dos dois grupos ideologicamente opostos. Buscou-se, também, respaldo  em Jesús M. Barbero (1997); Manuel Castells (1999, 2013 e 2015); Maria da  Glória Gohn (2013 e 2017), entre outros, com o intuito de compreender as  temáticas que perpassam o estudo aqui apresentado, entre elas ‘Comunicação’, ‘Cultura’,  ‘Cibercultura’, ‘Ciberativismo’ e ‘Redes Sociais on-line e off-line’. Como  resultado, destaca-se que as dissonâncias ideológicas entre MBL e FBP perpassam  suas estratégias discursivas, pois imagens, textos e expressões, ainda que  compartilhados pelos dois grupos, ganham significação adequada às ideias de  cada um dos Movimentos. 
          Palavras-chave: Redes  Sociais on-line; Movimento Brasil Livre (MBL); Frente Brasil Popular (FBP);  Impeachment; Análise do Discurso. 
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para  a Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia, Cultura e Política: identidades,  representações e configurações do público e do privado no discurso midiático.
        
        
          
          Autor(a): Patrícia  Gomes Cardim Anastasi Martins 
            Orientador(a): Antonio Adami
            Data da defesa: 20/04/2018
          Resumo: Bombardeados por imagens,  informações e estéticas diversas, a Geração dos Millennials é reconhecida pela  sociedade como a primeira a vivenciar com profundidade experiências digitais  desde o seu nascimento e são também os maiores consumidores e utilizadores  desse ambiente tecnológico no qual atuam com total destreza e competência.  Assim, um dos nossos interesses com a pesquisa é buscar entender o fosso  comunicacional que se instala entre a universidade e este aluno e como  conseguir que esse jovem em sala de aula mantenha-se atento e, ao mesmo tempo,  interessado nos diálogos colocados de forma tradicional, estabelecidos no local  físico da sala de aula, porém concentrado a vários acontecimentos e também ao  conteúdo mundial à sua disposição, via celular. Este nosso objetivo justifica-se  na visão de Bauman (2010, p.43), que questiona “como fazer quando o mundo muda  de uma forma que desafia constantemente a verdade do saber existente, pegando  de surpresa até os mais bem ‘informados’”. Também buscamos justificar, a partir  da perspectiva de Lipovetsky (2011, p.150), “Pode parecer elementar dizer que,  para instruir-se sobre o mundo, tudo passa pela Educação”. Encontramos igualmente  subsídios para nossa pesquisa em Edgar Morin, quando escreve sobre a educação  “O grande desafio é navegar em um oceano de incertezas, através de arquipélagos  de certezas” (MORIN, 2015, p. 51). Estas são questões de grande interesse em  nossa pesquisa. Os Millennials utilizam as mídias sociais digitais como forma  simbólica de expressão e constroem a própria história profissional partilhando  experiências e valores, criando relacionamentos no ambiente virtual, fazendo da  ubiquidade a concepção de novas experiências, às vezes compreendendo mais ou  menos seu próprio percurso, sua própria história. A convivência com esta nova  era, nova geração, nos obriga a uma nova postura cultural ante a educação, o  conhecimento, o trabalho, traduzindo o clássico e coexistindo com novos  paradigmas comunicacionais, da própria carreira e da sociedade: são os Millennials,  apontando possivelmente para uma convergência de experiências. 
          Palavras-chave: Millennials;  Comunicação; Educação; Tecnologia. 
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Configuração de Linguagens  e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia, Cultura e Memória.
        
        
          
          Autor(a): Regina  Helena de Oliveira Santos Nicolósi 
            Orientador(a): Malena Segura Contrera
            Data da defesa: 15/05/2018
          Resumo: O tema  discutido nesse trabalho é a violência simbólica contra a mulher, a ação  ideológica da naturalização de um padrão específico de corpo feminino por meio  da relação mimética entre corpo e imagem, tomando como referencial a análise de  um segmento da mídia impressa, no caso a revista Plástica & Beleza  (P&B). Analisamos a construção do corpo-máquina feminino na mídia impressa  e o aumento de práticas invasivas como cirurgias plásticas utilizadas como meio  de obtenção da estética perfeita e dita natural. A materialidade das revistas e  as imagens veiculadas pela mídia fazem viger o padrão estético ideal, aparentemente  só alcançado por meio do fotoshop ou  por meio de cirurgias e tratamentos radicais, difundido pela indústria cultural  e ao qual a mulher se submete e replica. Verificamos nos dez exemplares da  revista P&B o conceito de naturalidade referido na revista, por meio da  incidência de palavras como “natural”, “naturalidade”, “naturalmente” e  “natureza”. Nossa hipótese central é que a violência simbólica se perpetua por  ser autoimposta, quando a mulher se submete aos padrões de beleza ditos  “naturais” e impingidos a ela pela mídia. A violência simbólica contra a mulher  se faz presente quando ela busca mimeticamente adequar seu corpo a esta imagem  ideal de beleza veiculada pela mídia, nem que seja se submetendo a práticas  invasivas que se autodenominam de efeito “natural” e que induzem a mulher a  descobrir sua “verdadeira beleza”. No primeiro capítulo, analisamos o corpus que propõe como ideal um corpo  “natural”, muito embora produzido para ocultar ou resolver imperfeições  consideradas não naturais por meio da comercialização de produtos e serviços  anunciados. No segundo, exploramos os conceitos de “natureza”, “naturalidade”,  “natural” e “naturalmente”, frequentes no corpus.  No terceiro capítulo, averiguamos o papel da mimese na construção da imagem do  corpo feminino. Entendemos que o corpo paga um alto preço neste processo de  tentar se assemelhar à imagem dita “natural”, perdendo a capacidade  proprioceptiva e embotando seus sentidos. O consumo dos produtos e técnicas  anunciados na revista leva à construção do corpo da mulher por meio da mimese e  os conceitos de “natural”, “natureza” e “naturalidade” que são utilizados na  comunicação da indústria da beleza para perpetuar a violência simbólica contra  a mulher. A mimese ocorre por meio da mediação do corpo, levando as mulheres a  desenvolverem um comportamento no qual modificar o corpo se torna “natural”,  assemelhando-o à imagem, imortal, “perfeito”, mesmo que o processo o anestesie  e torne a imagem corporal imutável e impermeável às ações do tempo e às  vivências. Nosso referencial teórico está baseado em Wulf, Contrera, Baitello  Jr., Hillman, Coghe.
          Palavras-chave: Violência  Simbólica; Mimese; Corpo Natural; Simulacro.
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições da mídia para a  interação entre grupos sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e Estudos do Imaginário.
        
        
          
          Autor(a): Ana Paula  Silva Moreno 
            Orientador(a): Antônio  Adami 
            Data da defesa: 30/05/2018
          Resumo: Considerando  conteúdos teóricos de Edgar Morin (2003), Gilles Lipovetsky e Jean Serroy,  Peter Burke (2006), Maurice Halbwachs (2004) e Mario Vargas Llosa (2012), o  tema da pesquisa abrange os estudos sobre memória, cultura, globalização e  hibridismo cultural, a fim de debater se a mídia e o design podem contribuir na preservação de um patrimônio imaterial  de uma cultura regional, especificamente a técnica de bordado “redendê”. A  pesquisa é embasada no projeto “Fusões e Inserções”, desenvolvido pelo Instituto  de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) em 2014, que convidou os designers Fernando e Humberto Campana a  interagir com bordadeiras de Entremontes (Alagoas), as quais preservam a  técnica do bordado “redendê” há séculos. A proposta de design dos irmãos Campana foi inovar o bordado centenário “redendê”  e produzir uma nova funcionalidade ao produto final. Criaram então luminárias  que chamaram de “Retratos Iluminados”, pois os rostos das próprias bordadeiras  foram bordados nas mesmas. Essas luminárias foram exibidas no Rio de Janeiro,  durante as Olimpíadas de 2016, e, em Milão, durante a maior feira de móvel do  mundo, Salone dei Mobile, em 2017. O  projeto teve repercussão na mídia nacional e internacional. Por meio de pesquisa  quantitativa e qualitativa realizada com as bordadeiras, constatamos que existe  uma real preocupação com a preservação do patrimônio cultural imaterial do  trabalho das bordadeiras de Entremontes e o design e a mídia podem contribuir para preservar a técnica “redendê”.
          Palavras-chave: Mídia;  Cultura; Design. 
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Configuração de linguagens  e produtos audiovisuais na cultura midiática.
        
        
          
          Autor(a): Robson Vanderlei Alves de Andrade 
            Orientador(a): Heloísa de Araújo Duarte Valente
            Data da defesa: 25/06/2018
          Resumo: É fato  corrente entre os profissionais do audiovisual que o som - sejam os ruídos de  sala, música etc. - vem sendo, historicamente, posto em segundo plano no  conjunto da produção audiovisual. Partindo dessa constatação, sustentada por  vários críticos e teóricos - o produtor de cinema francês, Marcel L’Herbier, e  Sergei Eisenstein e sua experiência profissional - surge a motivação deste  trabalho. Ele objetiva afirmar a importância que o som tem - em suas diversas  formas de presença - na produção cinematográfica; seu papel na narrativa  fílmica. O estudo baseou-se nas seguintes referências teóricas: para os estudos  sobre as propriedades do som, servimo-nos de José Miguel Wisnik; sobre o  desenvolvimento da linguagem cinematográfica, Christian Metz, Robert Stam e  Marcel Martin; produção sonora fílmica, Tony Berchmans, Débora Opolski e Chris  Rodrigues; sobre o som como parte da narrativa, Michel Chion; ainda, uma  terminologia sobre paisagens sonoras, por Murray Schafer. Como estudo de caso,  foi tomado o filme “Um tiro na noite”, com o objetivo de analisar as  reconstruções do som. Foi realizada a decupagem da obra de modo a demonstrar  como se dá o processo de produção de som (dublagem, captação de som direto,  efeitos sonoros e mixagem), elementos que compõem a narrativa do filme. Nesse  contexto, foram também avaliados itens como recursos tecnológicos e realismo,  tendo em conta as licenças poéticas entre a obra de ficção e a verossimilhança.
          Palavras-chave: Som no  Cinema; Produção Sonora; Análise Fílmica; Um tiro na noite; Brian de Palma.
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Configuração de linguagens e  produtos audiovisuais na cultura midiática.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Centro de Estudos em  Música e Mídia.
        
        
          
          Autor(a): Rui Luiz Ferreira Granado 
            Orientador(a): Heloísa de Araújo Duarte Valente
            Data da defesa: 26/06/2018
          Resumo: O presente  estudo aborda o heavy metal como  fenômeno cultural e sua relação com a cena musical em alguns municípios da  região metropolitana da cidade de São Paulo, conhecida como “Grande ABC”, entre  1980 e 1990. Partindo de estudos sobre o heavy  metal (Janotti 2004), a cena musical   (Vasconcellos 2015) e a paisagem sonora (Schafer 1997, 2011), foi  empreendida uma análise com  base em consultas  de acervos pessoais, revistas da época e documentários, permitindo, assim, a  identificação de alguns dos fatores determinantes para a introdução e  consolidação do gênero no ABC, levando em consideração o contexto histórico e o  panorama político do país, no período em questão. Destacam-se as relações entre  paisagem sonora local e suas implicações no comportamento de um grupo de fãs do  gênero, os ‘Headbangers ABC’. O estudo conclui que de modismo o heavy metal torna-se parte integrante da  cultura local, incorporado no calendário cultural oficial da cidade. Considerando  o ineditismo de pesquisas sobre o tema, acredita-se ter contribuído para a  preservação da memória musical do Grande ABC, especialmente a discográfica e  radiofônica. Desdobramentos deste trabalho visariam à organização de materiais  fotográficos, textuais e audiovisuais com o objetivo de criar um banco de dados  sobre o heavy metal na cena musical  do Grande ABC.
          Palavras-chave: Heavy Metal; Cena Musical; Cultura Midiática do ABC; Grande  ABC; Paisagem Sonora.
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Configuração de linguagens e  produtos audiovisuais na cultura midiática.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Centro de Estudos em  Música e Mídia.
        
        
          
          Autor(a): Ana Elisa Ferreira Galdino  Monma 
            Orientador(a): Simone Luci Pereira
            Data da defesa: 06/08/2018
          Resumo: A presente pesquisa tem por  principal objetivo verificar e compreender os usos e apropriações das canções e  performances da cantora Beyoncé entre mulheres paulistas que escutam suas  músicas. Por ser mulher negra e entoar canções muitas vezes autorais com cunho  feminista e de empoderamento da mulher, a apropriação das narrativas midiáticas  da cantora (tanto de sua vida pessoal como de seu trabalho) é visível entre  seus fãs. O intuito é compreender as formas de apropriação dessas narrativas  midiáticas no cotidiano, utilizando como metodologia a análise da performance  das músicas e dos videoclipes, além de entrevistas em profundidade com 3 mulheres  negras residentes na cidade de São Paulo, com idade entre 18 e 35 anos,  ativistas ligadas à causa negra ou não. Os autores que fundamentam a  dissertação são: Stuart Hall, Angela Davis, Chimamanda Gnozi, Karina Bidaseca,  Simone Luci Pereira, Thiago Soares, entre outros. A relevância do tema está na  contribuição com a reflexão sobre aspectos do afro-feminismo, hoje articulados  às narrativas midiáticas e os sentidos políticos presentes na cultura pop. 
          Palavras-chave: Feminismo; Afro-feminismo;  Beyoncé; Música Pop; Mulheres negras. 
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições da mídia para a  interação entre grupos sociais.
        
        
          
          Autor(a): Raphaella  Freitas Petkovic De Carvalho Pereira 
            Orientador(a): Barbara  Heller 
            Data da defesa: 28/08/2018
          Resumo: Podemos  verificar diversos preconceitos na mídia digital quando noticiam-se eventos  ocorridos com transgêneros. Seus enfrentamentos para consolidar sua identidade  de gênero, em contraposição aos marcos binários, são recorrentes na mídia  brasileira. Neste trabalho, analisamos enunciados de notícias e reportagens  presentes no site de buscas  “Google.com”, em 21 de agosto de 2016, envolvendo transgêneros nas Olimpíadas  Rio-2016. Preconceitos de gênero, manifestados muitas vezes pelas formas como o  universo transgênero é representado e suas relações com a cultura também são  nosso objeto de investigação. Para isso, utilizamo-nos de duas etapas  metodológicas. A primeira diz respeito a uma extensa revisão bibliográfica, nos  dois primeiros capítulos, com fundamentação na teoria queer de Judith Butler e apoiando-nos nos conceitos trazidos por  Paul Preciado, Alain Touraine, Don Kulick, Hadriel Theodoro, dentre outros,  relacionando transgeneridade, consumo, silenciamento, visibilidades e  invisibilidades. Na segunda, a partir do terceiro capítulo, destacamos o  levantamento dos dados que compõem o corpus desta pesquisa, analisando o significado dos enunciados por meio da Análise do  Discurso de Mikhail Bakhtin. A presente pesquisa não só contribui para as  investigações no meio acadêmico sobre gênero, sexualidade e comunicação, como  também para a crítica da prática jornalística nas mídias digitais. Pudemos  concluir que há um discurso de heteronormatividade presente na sociedade  brasileira, apontando para uma discriminação nos suportes midiáticos  concernentes às visibilidades trans. 
          Palavras-chave: Transgêneros;  Mídia Digital; Enunciados; Teoria Queer. 
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições da mídia para a  interação entre grupos sociais.
        
        
          
          Autor(a): Renata Gomes de Melo
            Orientador(a): Barbara Heller
            Data da defesa: 30/08/2018
          Resumo: O presente  trabalho tem como objetivo investigar as relações entre humor, publicidade e  representação na cultura midiática contemporânea. Para isto selecionamos como corpus o coletivo ‘Porta dos Fundos’ e  analisamos a representação da mulher contemporânea e seus diversos papéis sociais  em quatro websódios. Como em 2015, em especial, ocorreram diversos movimentos,  manifestações e campanhas em prol das lutas feministas no Brasil, como a  aprovação da Lei do Feminicídio, a Marcha das Margaridas, a Marcha das Mulheres  Negras, a repercussão da participação de Viola Davis no Emmy, a inserção de  conteúdos feministas no ENEM e também as campanhas: Chega de Silêncio, Meu  Primeiro Assédio e Meu Amigo Secreto, optamos por selecionar apenas websódios  veiculados naquele ano para entender o dialogismo entre os enunciados e o  contexto de produção, tendo a mulher como personagem principal. As produções  selecionadas foram submetidas a uma observação sistemática na qual os  enunciados linguísticos foram analisados (de forma quantitativa e qualitativa)  por meio da Análise de Conteúdo, de Bardin (1979). Também nos apoiamos nos  conceitos de Carnavalização, Paródia e Intertextualidade, de Bakhtin (1999) e  de Hutcheon (1979), Estereótipos, de Lippmann (1965) e, finalmente,  Representação, de Stuart Hall (2016). Para pensar o portal como mídia,  apoiamo-nos nos conceitos de Convergência das Mídias e Narrativa Transmídia, de  Jenkins (2009), Remediação, de Bolter e Grusin (2000) e Cibercultura. Chegamos  à conclusão de que as representações presentes nos discursos das produções do ‘Porta  dos Fundos’ não refletem os avanços alcançados em relação às lutas da mulher  contemporânea e que os elementos que constroem o discurso do advertainment praticado pelo ‘Porta dos  Fundos’ contêm representações estereotipadas da mulher na sociedade, que  propiciam a manutenção do discurso hegemônico falocêntrico.
          Palavras-chave: Humor; Publicidade;  Representação; Porta dos Fundos. 
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições da mídia para a interação  entre grupos sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Centro de Estudos em  Música e Mídia.
        
        
          
          Autor(a): Vagner Anselmo Matrone 
            Orientador(a): Antônio  Adami 
            Data da defesa: 31/08/2018
          Resumo: Neste  trabalho dissertou-se sobre o processo de falência de um dos maiores canais  segmentados de esportes de TV a cabo e por satélite da América Latina, a Pan American Sports Network. Buscou-se  analisar os motivos que levaram a emissora a encerrar suas operações, o porquê  de ter saído do ar, mesmo sendo líder de audiência no segmento esportivo, com  o  objetivo de entender o processo de  edificação de um canal internacional de televisão e identificar o que leva ao  fracasso um projeto tido como promissor, com um potente plano de negócios e uma  infraestrutura física e tecnológica de ponta. Não são vistas emissoras de TV  fechando ou abrindo atividades a toda hora, seja no Brasil ou no exterior, por  isso, considerou-se importante esta pesquisa, justificada pela carência de material  na área de Comunicação. Trata-se de uma pesquisa de cunho memorialista,  qualitativa, com estudo de caso, que se apoiou na vivência de seu autor dentro  da emissora e em pesquisa bibliográfica. A coleta de dados apontou que jamais  foram esclarecidos os motivos que levaram a empresa estudada ao fechamento; o  que se tem, até então, são hipóteses lançadas pela mídia sobre má  administração, falta de conhecimento de broadcast,  crise econômica mundial e consequente inadimplência no mercado argentino em  2000, levando a empresa a perder clientes e milhões de dólares em assinaturas  do canal, inclusive que foi construída para deixar de existir em curso espaço  de tempo para obter benesses fiscais. Considerou-se que esta situação não anula  a importância de se divulgar o quão importante foi este canal para a cobertura  esportiva de televisão.  
          Palavras-chave: Rede  PSN; Esporte; TV a cabo; Canal internacional. 
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Configuração de linguagens e  produtos audiovisuais na cultura midiática.
        
        
          
          Autor(a): Tatiana da Silva Penna 
            Orientador(a): Jorge Miklos
            Data da defesa: 26/09/2018
          Resumo: Este  estudo tem como proposta a compreensão da experiência religiosa na perspectiva  da Ecologia da Comunicação. A investigação toma por corpus os aspectos comunicacionais presentes nas experiências  religiosas da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, considerada a primeira  tenda de Umbanda no Brasil. O objetivo central da investigação se apoia na  pergunta: ‘Quais processos comunicacionais as práticas religiosas da Tenda  Espírita Nossa Senhora da Piedade demonstram?’. A investigação percorreu dois  caminhos metodológicos. O primeiro percurso é bibliográfico e se amparou nas  reflexões de Rudolf Otto (2007), Mircea Eliade (1992), Carl Gustav Jung  (1985;2013), Joseph Campbell (1990;1994); Aldo Natele Terrin (2004), Max Weber  (2004;1970), Muniz Sodré (2013), Luís Mauro Martino (2016), Alberto Klein  (2006), Jorge Miklos (2012), Norval Baitello Jr. (2005;1998), Harry Pross  (1972), Vicente Romano (2004), entre outros. O segundo consistiu na observação  não participativa, que considerou os ritos religiosos sem nenhuma interferência  nas situações. Os resultados demonstram que na Tenda Espírita Nossa Senhora da  Piedade as práticas religiosas dos fiéis são marcadas pelos ritos presenciais  que compartilham o tempo presente e o espaço físico, ou seja, aproximam-se da  sugestão de Vicente Romano na obra Ecología de la Comunicación (2004), na qual  o processo comunicacional primário presencial é fecundo para promover os  vínculos comunicativos e religiosos.
          Palavras-chave: Comunicação e Religião; Desencantamento do Mundo;  Midiatização do Sagrado; Ecologia da Comunicação; Tenda Espírita Nossa Senhora  da Piedade.
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições da mídia para  interação entre grupos sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e Estudos do  Imaginário.
        
        
          
          Autor(a): Sandra Helena Vieira Maia 
            Orientador(a): Maurício Ribeiro da Silva
            Data da defesa: 30/11/2018
          Resumo: Esta dissertação analisa os  processos comunicacionais da indústria compartilhada com recorte para Airbnb,  uma empresa de serviços on-line que se  autodenomina como movimento. O objetivo do estudo é investigar os processos relacionados  às imagens da hospitalidade e da e-hospitalidade, dialogando com a teoria da  imagem e do imaginário. Nesse sentido, analisou-se como a imagem de  hospitalidade constituída no virtual, a partir da estratégia midiática da  marca, é percebida como fenômeno da experiência concreta e corporal. Além  disso, espera-se compreender como o imaginário, em torno do acolhimento e da  dádiva, vem sendo acionado a partir da apropriação de elementos culturais que  remontam às raízes da hospitalidade no arcaico. Presentes nas narrativas e  discursos dos usuários do sistema, a imagem virtual parece contribuir para a  hipótese que se quer comprovar de que as imagens da hospitalidade promovidas em  rede constituem e atualizam o imaginário cultural, promovendo a confiança e o  resgate da ideia de aconchego e amizade e do simbolismo das trocas originárias  que inflam o sentimento de solidariedade e reciprocidade, estabelecendo a  e-hospitalidade – lugar em que virtual e concreto mesclam-se. Posto isso,  entende-se que essas imagens que querem se tornar tangíveis parecem ser o pilar  central do sucesso da indústria do compartilhamento em face de sua presença  global e sua relevância econômica. Nesse contexto, foram observadas a  plataforma, os filmes publicitários, os anúncios de anfitriões e os comentários  de hóspedes. Para aprofundar no campo da hospitalidade, utilizamos os autores  Camargo, Montandon e Lashley. Sobre a teoria da imagem e imaginário aplicou-se  a reflexão de autores como Baitello Jr., Eliade, Kamper e Silva. 
          Palavras-chave: Imaginário  Midiático; Imagem; Compartilhamento; Hospitalidade; Airbnb. 
            Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
            Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para  Interação entre Grupos Sociais.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e Estudos do Imaginário.