O pacto audiovisual: Processos de semantização e memória midiática

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Resumen

Analizar, a partir de modelos teóricos (Michel Chion, teoría de las tópicas, leitmotiven, etc.), cómo se da el pacto audiovisual, teniendo como punto de referencia los signos sonoros y, en particular, la música, en sus diversas formas de existencia (jingle, pista de apertura, spot, etc.). Analizar la permanencia de tales procesos semánticos como cultura mediática, a partir de la teoría general de los medios de comunicación y de la semiótica de la cultura.

Bibliografía

AUMONT, Jacque; MARIE, Michel. A análise do filme. Lisboa: Texto e Grafia, 2010.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
BARTHES, Roland. Mitologias. São Paulo: Difel. 1987.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70, 1984.
BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
CHION, Michel.  L’audio-vision: son et image au cinéma. Paris: Nathan, 1990.  (em versão castelhana: La audiovisión. Introducción a un análisis conjunto de la imagen y el sonido. Paidós Ibérica, 1993)
CHION, Michel.  Musiques: médias et technologies. Paris: Flammarion,1994.
GONZÁLEZ, Juan Pablo. Pensando a música popular a partir da América Latina. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
IAZZETTA, F. Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009.
LÓPEZ-CANO, Rubén. Música y intertextualidad. Pauta: Cuadernos de teoría y crítica musical, n. 104, p. 30-36, 2007.
MC LUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1988.
MEDAGLIA, J. A música como (p)arte da narrativa. In: Música impopular. São Paulo: Global, 1987.
MENDES, G. Música: cinema do som. São Paulo: Perspectiva, 2013.
MORIN, E. Cultura de massas no século XX- o espírito do tempo. Rio de Janeiro: Forense.1969.
SCHAFER, R. M. A afinação do mundo. São Paulo: Edunesp, 2001.
SEVCENKO, Nicolau. A corrida do século XXI- no loop da montanha russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
TRUAX, Barry (Ed.) Handbook for acoustic ecology. 1999.
VALENTE, H. (Org.) Música e mídia: novas abordagens sobre a canção. São Paulo: Via Lettera: FAPESP, 2007. (Em especial: Marcadet e Delalande).
VALENTE, H. As vozes da canção na mídia. São Paulo: Via Lettera: FAPESP, 2003.
VALENTE, H. Musicologia e história da música: a contribuição das linguagens da mídia no estudo da performance da canção. In: GARCIA, Tânia; TOMÁS, Lia (Org.). Música e política: um olhar transdisciplinar. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2013.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo. São Paulo: Ateliê, 2005
ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo. São Paulo: Ateliê, 2005.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec: Educ, 1997.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.
CIBERLEGENDA: Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. v. 24, n.1, 2011 (Sonoridades no cinema e no audiovisual).
CIBERLEGENDA: Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. v. 24, n. 2, 2011 (Novas sonoridades estéticas).