Esfera Midiática e Produção das Práticas Políticas Contemporâneas

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Ementa

Estudo da interface comunicação e política em diferentes conjunturas históricas nacionais e globais. Aprofundamento das discussões teóricas acerca do papel da mídia como campo e agente da disputa política. Reflexão sobre as práticas de produção e representação dos personagens políticos na mídia. Estudo da midiatização da política: abordagens e métodos de interpretação.

Bibliografia

ALDE, Alessandra. A construção da política: democracia, cidadania e meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
BARBERO, Martín-Jesus. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Senac, 2001.
BURKE, Peter. A fabricação do Rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1994.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand, 1998.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.
GOMES, Wilson; MAIA, Rousiley. Comunicação e Democracia: Problemas & Perspectivas. São Paulo: Paulus, 2008.
LIMA, Venício A. de. Mídia: Teoria e Política. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.
MORAES, Denis de. A Batalha da Mídia: Governos Progressistas e Políticas de Comunicação na América Latina e outros ensaios. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2009.
NICOLÁS, Manuel Martínez. Para investigar la comunicación - propuestas teórico-metodológicas. Madrid: Editorial Tecnos, 2008.
PORTO, Mauro. Televisão e política no Brasil. A Rede Globo e as interpretações da audiência. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.
RUBIM, Antonio Albino. Comunicação e Política: conceitos e abordagens. São Paulo: Unesp, 2004.
SARLO, Beatriz. Paisagens Imaginárias: intelectuais, arte e meios de comunicação. São Paulo. Editora da USP, 1997.
THOMPSON, John B. A Mídia e a Modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 2002.