Ementa
          Em meio a tantas discussões na área  de Comunicação, é fundamental o estudo das teorias de comunicação nas ciências  humanas, nas quais a midialogia exerce papel essencial. Ocorre que as Teorias  clássicas tinham o rádio como meio principal para análises e pouco se estuda  este ponto, por um lado porque o rádio ainda é um ilustre desconhecido para  estudiosos de teorias de comunicação, por outro lado, porque a vertente  americana das teorias também é pouco conhecida. Um campo que se destaca neste  momento é o da relação entre mídia, cultura e poder, no contexto da  hibridização cultural e de outra globalização possível. Estudar, portanto as  teorias de comunicação hoje, além da aquisição de conhecimento sobre as  diversas correntes interpretativas e teóricas e as reflexões que foram e estão  sendo construídas historicamente a partir dos processos comunicacionais,  particularmente a partir do rádio, é também buscar entender como ocorrem as  mediações, a evolução das tecnologias de comunicação e produção cultural em uma  sociedade na “era da mobilidade”. Esta evolução nos coloca hoje diante de uma  questão, ou seja, em nenhum momento a mídia teve papel de tamanha relevância  social e em tanta evidência, pois os grandes complexos midiáticos se veem  retraídos e buscando novos espaços e funções, diante da velocidade e  possibilidades comunicativas que as mídias sociais admitem, seja para a  organização das grandes manifestações populares, seja para a denúncia das  arbitrariedades políticas e econômicas, que priorizam e insistem no atraso  social. 
Bibliografia 
           ADAMI,  Antonio. O rádio com sotaque paulista – Pauliceia Radiofônica. São Paulo:  Mérito Editora, 2014.
           ADAMI,  Antonio. Radio y Cultura Brasileña. In: FERNÁNDEZ, César Fernández (Org.). Comunicando la Cultura y Ciencia recientes.  1.ed. Madrid: Vision Libros, 2014.  
           BARROS,  José Márcio (Org.) Diversidade Cultural –  da proteção à promoção. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
           BRANT,  Leonardo (Org.) Diversidade Cultural.  São Paulo: Instituto Pensarte, 2005.
           BURKE,  Peter. Hibridismo cultural. Vale do  Rio dos Sinos-RS: Editora UNISINOS, 2008.
           CANCLINI,  Néstor García. Culturas Híbridas.  São Paulo: EDUSP, 2006.
           CASTELLS,  Manuel. A Sociedade em Rede. A era  da informação: economia, sociedade e cultura. 5.ed.   São Paulo: Paz e Terra, 1999.
           FIGUEROA,  Romeo. Teorias da Comunicação.  México, 2013.
           HOHLFELDT,  Antonio et al. (Org.). Teorias da  Comunicação. 10.ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 
           LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura-mundo. São Paulo: Companhia  das Letras, 2011.
           MARTÍN-BARBERO, Jésus. Dos meios às mediações: comunicação,  cultura e hegemonia. 4.ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. 
           MARTINS,  Moisés de Lemos. Crise no Castelo da  Cultura. São Paulo: Annablume, 2011.
           MELO, José Marques de. A esfinge midiática. São Paulo: Paulus,  2004.
           MORAES,  Denis de (Org.). Por otra globalización – los media, globalización cultural y poder. Barcelona: Icaria Editorial, 2005.
           NAPOLITANO,  Marcos. Cultura Brasileira – Utopia  e massificação. São Paulo: Contexto, 2006.
           SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
           SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência  universal. Rio de Janeiro: Record, 2007.
           SODRÉ,  Muniz. A comunicação do grotesco.  Rio de Janeiro: Vozes, 1972.
           VARGAS  LLOSA, Mário. A civilização do  espetáculo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
           VILALBA,  Rodrigo. Teoria da comunicação –  conceitos básicos. São Paulo: Ática, 2006.