Ementa
Estudo da interface comunicação e política em diferentes conjunturas históricas nacionais e globais. Aprofundamento das discussões teóricas acerca do papel da mídia como campo e agente da disputa política. Reflexão sobre as práticas de produção e representação dos personagens políticos na mídia. Estudo da midiatização da política: abordagens e métodos de interpretação.
Bibliografia
ALDE,  Alessandra. A construção da política:  democracia, cidadania e meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
           BOURDIEU,  Pierre. O Poder Simbólico. Rio de  Janeiro: Bertrand, 1998.
           BOURDIEU, Pierre. Sobre a  televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
           BURKE, Peter. A fabricação do Rei: a construção da  imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
           DEBORD,  Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio  de Janeiro: Contraponto, 1997.
           GOMES,  Wilson. Transformações da política na  era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.
           LIMA,  Venício A. de. Mídia: Teoria e  Política. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.
           MAIA, Rousiley C. M.; GOMES, Wilson. Comunicação  e Democracia:  Problemas & Perspectivas. São Paulo: Paulus, 2008.
           MARTIN-BARBERO,  Jesus; REY, Germán. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e  ficção televisiva. São Paulo: Senac, 2001.
           MORAES, Dênis  de. A batalha da mídia: governos  progressistas e políticas de comunicação na América Latina e outros ensaios.  Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2009.
           NICOLÁS,  Manuel Martínez. Para investigar la  Comunicación - propuestas teórico-metodológicas. Madrid: Editorial Tecnos,  2008.
           PORTO,  Mauro P. Televisão e política no Brasil.  A Rede Globo e as interpretações da audiência. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.
           RUBIM, Antonio  Albino C. (Org.). Comunicação e Política:  conceitos e abordagens. Salvador: EDUFBA/UNESP, 2004.
           SARLO,  Beatriz. Paisagens Imaginárias:  intelectuais, arte e meios de comunicação. São Paulo: Editora da USP, 1997.
           THOMPSON,  John B. A Mídia e a Modernidade: uma  teoria social da mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.