Teses Defendidas - 2024

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Siga o Programa na rede social:

Título: ESG E STAKEHOLDER CAPITALISM NA CADEIA PRODUTIVA DA CARNE BOVINA: uma análise sobre criação de valor e desafios do Greenwashing

Autor(a): Miguel Eugenio Minuzzi Vilanova
Orientador(a): Prof. Dr. Roberto Bazanini
Data: 11/06/2024

Resumo: Nas últimas décadas, conceitos como Environmental, Social and Governance – ESG e Stakeholder Capitalism ganharam destaque, tanto na produção acadêmica, quanto na prática organizacional. O Fórum Econômico Mundial, realizado em janeiro de 2020, na cidade de Davos, propôs um modelo de gestão para o século XXI baseado na incorporação dos princípios da ESG ao Stakeholder Capitalism, visando criar um ambiente de negócios mais sustentável e responsável. Nesse contexto, a proposta principal deste trabalho é investigar a importância dos princípios da ESG e dos pilares do Stakeholder Capitalism para a criação de valor na cadeia produtiva da carne bovina na região Sudoeste de Mato Grosso. Para abordar essa questão, foi desenvolvido um modelo de indicadores de sustentabilidade, o Modelo Vilanova e Bazanini, que incorpora especificidades regionais, buscando compreender como esses princípios podem ser aplicados para gerar valor para os stakeholders. A pesquisa utilizou métodos mistos (quali-quanti), incluindo entrevistas, questionários e análise de documentos, como relatórios de sustentabilidade das empresas frigoríficas. Para análise dos dados, foram utilizados softwares como ATLAS.ti e Microsoft Excel. A coleta de dados envolveu stakeholders representativos da cadeia produtiva da carne bovina. Os resultados apontam que, embora os princípios do Stakeholder Capitalism sejam ideais para um modelo de negócios mais inclusivo, na prática, a Doutrina do Interesse do Acionista ainda prevalece, com resistência a mudanças que desafiem práticas tradicionais, acompanhadas de outros fatores agravantes relacionados às práticas de greenwashing que mascaram ações não condizentes sob a rubrica de ações sustentáveis. O estudo sugere que uma abordagem regionalizada, com modelos que contemplem as especificidades locais, pode ser mais eficaz para combater práticas enganosas e promover ações efetivamente comprometidas com o desenvolvimento sustentável consoantes com a proposta de um capitalismo humanizado como proposto com o Manifesto de Davos.

Palavras-chave: Environmental, Social and Corporate Governance (ESG). Greenwashing. Stakeholder Capitalism. Modelo de indicadores de sustentabilidade.
Área de Concentração: Redes Organizacionais.
Linha de Pesquisa: Redes, Organizações e Sociedade.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Redes, Organizações e Sociedade.