Autor(a): Paulo Fernando Minotti
            Orientador(a): Ademir Antonio Ferreira
            Data da defesa: 23/04/2014
          Resumo: O tema sustentabilidade emerge de  forma significativa no meio corporativo a partir da década de 1990, em função  dos impactos ambientais gerados pela atividade econômica e do aumento das  exigências dos stakeholders, fator  decisivo para as empresas alcançarem seus objetivos. A partir do século XX, com  o desenvolvimento e expansão do setor industrial, acreditava-se que os recursos  naturais eram abundantes e renováveis, e ainda não havia controle para o  impacto desse crescimento o ambiente. O aumento da demanda por recursos  naturais, a interferência humana no clima do planeta desde a Revolução Industrial  e o aumento da produção e consumo são fatores que devem ser observados, de  acordo com as publicações sobre o aquecimento global. Esses fatos levaram  governantes a refletir sobre o tema por meio das conferências globais, como as  de Estocolmo (1972), Rio de Janeiro (1992), Tóquio (1997), Joanesburgo (2002),  Rio de Janeiro, novamente, e Doha (2012). Este projeto teve como objetivo  analisar a sustentabilidade das organizações da indústria de cana-de-açúcar (23  usinas brasileiras) que utilizam estratégias sustentáveis baseadas no Mecanismo  de Desenvolvimento Limpo (MDL), aprovado pela United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC), que  geram Créditos de Carbono e podem ser negociados em mercados financeiros com  países desenvolvidos que possuem metas de redução previstas no Protocolo de  Quioto (1997). Optou-se pela pesquisa documental, qualitativa e descritiva para  realizar a investigação. Os resultados revelaram que 58% dos projetos de MDL na  América Latina enviados a UNFCCC são brasileiros; do total de Reduções  Certificadas de Emissões (RCE) geradas na América Latina, 44% são de projetos  brasileiros; dentre as 23 usinas estudadas foram gerados 2.668.980 de Créditos  de Carbono até 2012; 39% usinas alcançaram e/ou superaram as projeções de RCE foram demonstrados os países compradores dos Créditos de Carbono gerados pelas  usinas investigadas; e divulgou-se a quantidade de energia (MW) cogerada e  vendida às concessionárias de seis usinas. Não foi possível acessar mais dados  sobre esse indicador em todas as usinas do estudo. As limitações do estudo são  observadas na falta de dados sobre energia elétrica de todas as usinas de  2005-2012. A possibilidade futura de expansão da pesquisa pode abranger: outros  tipos de projetos de biomassa, segmentos e países que assinaram o protocolo,  fiscalizado pela UNFCCC.
          Palavras-chave: Estratégia; Sustentabilidade; Mecanismo de Desenvolvimento  Limpo e Sucroenergético.
            Área  de Concentração: Estratégia  e seus Formatos Organizacionais.
            Linha  de Pesquisa: Gestão  em Redes de Negócios.
            Grupo  de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Redes de Negócios:  Novos Conceitos para Novas Formas de Administrar.
        
        
          
          Autor(a): José Roberto Gamba
            Orientador(a): Ernesto Michelangelo Giglio
            Data da defesa: 11/06/2014
          Resumo: O trabalho objetivou analisar a  configuração dos estados de redes de negócios. Por estado de rede entende-se os  arranjos dos atores dos negócios, em uma análise transversal, ou seja, o modo,  a forma, a condição de complexidade pelos quais a rede se encontra e como está  disposta em determinado momento. A proposição orientadora é ser possível  investigar um estado organizacional de um conjunto de empresas a partir de  variáveis que hoje se encontram esparsas e isoladas na literatura, sendo elas:  manifestações da interdependência, sinais de presença e conteúdo de confiança,  sinais de presença e conteúdo de comprometimento, natureza e solução das  assimetrias, e manifestações da governança. O trabalho fundamenta-se nas  afirmativas da sociedade em rede, principalmente o argumento de que todas as  organizações estão em rede; justifica-se porque, embora o tema de estados de  organização das redes seja relevante, pesquisa bibliográfica prévia revelou a  existência de poucos trabalhos sobre esse tópico específico. Para investigar o  tema, escolheu-se o ramo imobiliário, no qual se encontram as cooperativas  habitacionais do Estado de São Paulo. A escolha desse ramo deve-se à  importância econômica e social que as cooperativas representam no que se refere  à falta de moradias para a população. Trata-se de pesquisa exploratória,  qualitativa, descritiva, comparativa e de casos múltiplos. Foram criados  instrumentos específicos de coleta de dados, pois não se encontraram  instrumentos validados, como consequência da pouca produção acadêmica sobre o  tema. Foram examinadas cinco redes nas quais as cooperativas habitacionais  estão presentes. A principal conclusão foi ter sido possível construir estados  de configuração de redes a partir das variáveis propostas (manifestações da  interdependência, sinais de presença e conteúdo de confiança, sinais de  presença e conteúdo de comprometimento, natureza e solução das assimetrias e  manifestações da governança) e diferenciar estados entre distintas redes. As  cinco redes investigadas convergiram no seu estado de rede caracterizado pela  governança formal, por ligações racionais entre as organizações e pela  existência de um subgrupo com relações mais sociais, que são os atores  cooperativas e os atores cooperados. A ‘Rede A’ caracteriza-se por um  predomínio burocrático de relações formais, cujo estágio atual é estacionário e  latente, enquanto a ‘Rede E’ também tem governança formal, mas apresenta  relações sociais e ações coletivas, demonstrando ser uma rede em evolução e  transformação. O trabalho indica um benefício teórico nas afirmativas  sustentadas sobre o estado de rede, conceito pouco investigado na literatura  brasileira. O conceito busca ir além da estrutura, pois engloba os conteúdos  das transações. O benefício metodológico consiste em oferecer um conjunto de  instrumentos de coleta de dados com itens especialmente construídos para este  trabalho. Por seu ineditismo, os conteúdos dos instrumentos necessitam de  refinamento, alguns dos quais foram sugeridos na forma de novas pesquisas.
          Palavras-chave: Redes; Sociedade em Rede; Estados  de Organização.
            Área de Concentração: Estratégia  e seus Formatos Organizacionais.
            Linha de Pesquisa: Gestão  em Redes de Negócios.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado  no CNPq: Redes de Negócios:  Novos Conceitos para Novas Formas de Administrar.
        
        
          
          Autor(a): Hewdy Lobo Ribeiro
            Orientador(a): Roberto Bazanini
            Data  da defesa: 26/06/2014
          Resumo: Acentuadamente, nas últimas duas  décadas, os hospitais psiquiátricos no Brasil reduziram o número de vagas de  internação e muitos encerraram suas atividades devido à política brasileira de  saúde mental que prevê o fechamento de leitos para atendimento por ambulatórios.  O Hospital Psiquiátrico Lacan de São Bernardo do Campo é uma exceção neste  contexto, por quadruplicar suas vagas e alcançar contabilidade lucrativa. A  questão central da pesquisa está em encontrar respostas referentes às ações  realizadas pelo hospital para alcançar resultados positivos durante a crise do  setor.  Por meio de pesquisa  exploratória-descritiva, de natureza qualitativa e utilização das técnicas  Entrevista em Profundidade e Grupo Focal, o objetivo da pesquisa está em  identificar elementos relativos ao processo de avaliação e mensuração  estratégica de desempenho utilizados nos atuais momentos de crise no setor. Os  resultados da pesquisa indicam que a qualidade de tratamento para os pacientes  para que eles contribuam com sua adesão e sucesso no tratamento, tem como  capacidades a satisfação e a capacitação da equipe de profissionais para que  prestem um bom atendimento. A análise dos resultados na perspectiva dos  referenciais de Avaliação de Performance pelo Prisma de Desempenho e Teoria  Cognitiva de estratégia, remete à ideia de que apesar do aparente não  alinhamento dos processos e capacidades com a estratégia, e a parceria com a  Secretaria Estadual de Saúde não atender a estratégia formal do Hospital Lacan  de autogestão, houve repercussão positiva nos aspectos relacionados à  lucratividade e crescimento.
          Palavras-chave: Hospital  Psiquiátrico; Stakeholder; Stakeholder Salience; Avaliação de  Performance pelo Prisma de Desempenho; Escola Cognitiva.
            Área de Concentração: Estratégia  e seus Formatos Organizacionais.
            Linha de Pesquisa: Estratégia  Empresarial.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado  no CNPq: Redes de Negócios:  Novos Conceitos para Novas Formas de Administrar.
        
        
          
          Autor(a): Rosangela Maria Lollo
            Orientador(a): Celso Augusto Rimoli
            Data  da defesa: 27/06/2014
          Resumo: O trabalho objetivou descrever, segundo a abordagem  de redes, a configuração de negócios da Feira de Flores da Companhia  de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). Atributos como longevidade, poder de  atração de clientes e periodicidade de funcionamento em espaço alugado  motivaram o estudo de sua caracterização. A metodologia adotada foi o de estudo  de caso único, em virtude do interesse analítico na configuração de negócios da  feira como um todo. A coleta de dados foi realizada junto aos pequenos  empresários que a compõem, em conjunto com sindicatos e órgãos governamentais  que regulam o negócio, por meio de entrevistas em profundidade, acompanhamento  de reuniões e exame de dados secundários. Os resultados indicaram que a Feira  de Flores apresenta mais características de um cluster do que de uma rede, devido à presença mais intensa de  fundamentos de competitividade relativos ao primeiro tipo de configuração de  negócios.
          Palavras-chave: Redes de Negócios; Clusters; Configuração de Negócios.
            Área de Concentração: Estratégia  e seus Formatos Organizacionais.
            Linha de Pesquisa: Gestão  em Redes de Negócios.
            Grupo  de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Redes de Negócios: Novos Conceitos para Novas Formas de Administrar.
        
        
          
          Autor(a): Antonio Luiz Pelegrini
            Orientador(a): Renato Telles
            Data  da defesa: 27/06/2014
          Resumo: Este trabalho objetivou construir  o mapeamento das relações de interdependência, comprometimento e relacionamento  interno de uma rede logística portuária de transporte de grãos, investigando  ainda condicionantes e/ou determinantes de sua formação, evolução e  consolidação, os conceitos de coalização, além dos aspectos de governança,  representatividade e mediação.  Trata-se  de uma pesquisa exploratória, quali-quantitativa que utilizou o método de  estudo de caso único. Com base nos dados foi possível mostrar que estão  presentes elementos de rede como confiança, comprometimento e cooperação, bem  como instância de governança entre os caminhoneiros, cuja atuação e  representatividade junto aos outros atores da rede sugere a existência de uma  rede inferior, composta pelos caminhoneiros, e uma rede superior, que inclui os  outros atores.
          Palavras-chave: Rede de Negócios; Logística Portuária; Transporte.
            Área  de Concentração: Estratégia  e seus Formatos Organizacionais.
            Linha  de Pesquisa: Gestão  em Redes de Negócios.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Gestão em Redes de Negócio.
            Projeto de Pesquisa: Investigação sobre as Relações entre o Fluxo,  as Decisões e os Resultados nas Redes de Pequenos Empresários, a Partir do  Conceito de Imersão Social.
        
        
        
        Autor(a): Rafael de Freitas  Vicente
          Orientador(a): Ademir  Antonio Ferreira
          Data da defesa: 26/07/2014
        Resumo: O  atual cenário competitivo entre as empresas apresenta-se diferente daquele verificado  anos atrás. Com o impulso da globalização, as fronteiras geográficas tornaram-se  praticamente inexistentes e a concorrência entre as empresas passou a acontecer  de maneira global. As empresas deparam-se com concorrentes que não surgem  apenas dentro do seu mercado doméstico, mas também do exterior. Aliando este  fator a outros, como a saturação do mercado doméstico, oportunidades de  crescimento econômico sustentável, ganho de escala e incentivos governamentais,  as organizações perceberam que a estratégia de internacionalização dos negócios  da firma é uma ação cada vez mais necessária e interessante. Esta pesquisa visa  verificar, por meio de uma revisão bibliográfica dos principais modelos  teóricos de internacionalização de empresas presentes atualmente na literatura,  como uma empresa de pequeno porte (PME) pode vir a adotar uma das teorias por  trás desses modelos para melhorar os seus negócios internacionais. Os  resultados indicam que as teorias comportamentais demonstram-se mais adequadas  para as PMEs, nas quais o modelo de Uppsala apresenta-se como o mais apropriado  neste processo de suporte às decisões desta empresa alvo da pesquisa, visto que  a mesma seguiu, até o momento, os pressupostos deste modelo. Na contramão, as  teorias econômicas pouco contribuem visto que são mais direcionadas às grandes  companhias.
        Palavras-chave: Internacionalização;  Estratégia; Mercados; Pequena e Média Empresa (PME).
          Área  de Concentração: Estratégia  e seus Formatos Organizacionais.
          Linha  de Pesquisa: Estratégia  Empresarial.
          Grupo  de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Gestão em Redes de  Negócio.
          Projeto de Pesquisa: A Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas  Brasileiras.
        
        
          
          Autor(a): André Rímoli Costi
            Orientador(a): José Celso Contador
            Data  da defesa: 21/08/2014
          Resumo: A análise de uma estratégia  competitiva é fundamental para qualquer empresa que pretenda atuar e prosperar  em seu segmento. O desempenho de assessorias esportivas em diversos segmentos  vem melhorando as ferramentas de gestão e qualidade de serviços no setor  esportivo. A atual disponibilidade de vários serviços oferecidos por essas  assessorias na área educacional, por meio da implantação de escolas de esportes  em colégios particulares, nos levou ao estudo das mesmas, verificando a sua  competitividade. Assim, nossa proposta foi analisar e promover um método de  avaliação prévia, com base no modelo CAC, do grau de sucesso possível de ser  alcançado pela estratégia competitiva empresarial, não só quanto à otimização  de recursos diversos, como também para apontar novos rumos para a estratégia  competitiva.
          Palavras-chave: Avaliação Prévia da Estratégia;  Estratégia Competitiva; Assessorias Esportivas; Escolas de Esportes; Colégios Particulares.
            Área  de Concentração: Estratégia  e seus Formatos Organizacionais.
            Linha  de Pesquisa: Estratégia  Empresarial.
            Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado  no CNPq: Estratégia Empresarial .
            Projeto de Pesquisa:   Estudo da Competitividade Empresarial por Meio  do Modelo de Campos e Armas da Competição.
        
        
          
          Autor(a): Nawfal  Assa Mossa Alssabak
            Orientador(a): Flávio Romero Macau
            Data da defesa: 16/10/2014
          Resumo: Esta dissertação teve  como objetivo compreender como a governança e as variáveis de capital social de  redes geram valor, pela óptica da rede brasileira exportadora de frango Halal  para o mercado islâmico do Oriente Médio. Por meio de entrevistas realizadas  com atores dessa rede e com base em análise de conteúdo foram identificados  pontos-chave sobre o capital social e a governança da rede baseada em preceitos  islâmicos. As principais variáveis estudadas foram a confiança, o  comprometimento e a cooperação. Foi observado que a confiança promove o  desenvolvimento de estratégias interorganizacionais que possibilitam a  construção de valor, com possibilidade de ganhos sociais e de inovação pela  aprendizagem coletiva, compartilhada na rede. A confiança entre os participantes  da rede abre espaço para que haja comprometimento entre eles, concretizando  objetivos coletivos para manutenção da competitividade, reduzindo o foco do  ganho individual e isolado. Já a cooperação está associada ao trabalho conjunto  para ganhos mútuos. Há evidências de que, como preconizado na literatura de  redes sociais de empresas, as variáveis confiança, comprometimento e cooperação  atuam de forma combinada na rede de exportadores brasileiros de frango Halal,  enquanto a governança existente suprime oportunismos que comprometeriam seu  desempenho. Observa-se ainda que um ponto de ancoragem do capital social nessa  rede é a disseminação da orientação pelos preceitos religiosos islâmicos.
          Palavras-chave: Redes  de Empresas; Confiança; Comprometimento; Cooperação; Governança; Halal.
            Área  de Concentração: Estratégia  e seus Formatos Organizacionais.
            Linha  de Pesquisa: Gestão  em Redes de Negócios.
            Grupo  de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Gestão em Redes de  Negócio.
            Projeto de Pesquisa: Rede de empresas  exportadoras de frango Halal.
        
        
          
          Autor(a): Walter  Cardoso Sátyro
            Orientador(a): Renato Telles
            Data da defesa: 27/11/2014
          Resumo: Verifica-se  a presença de um volume importante de pesquisas em redes interorganizacionais  abordando cooperação, confiança, comprometimento, entre outros de seus  constituintes dimensionais; contudo, escassos são os estudos sobre poder. Este  trabalho objetivou desenvolver uma perspectiva consistente e defensável do  construto poder em redes, explorando sua potencial relação com a  competitividade. Nesse sentido, estudaram-se aspectos e descritores do poder  numa rede interorganizacional, buscando-se aquilatar conexões, implicações ou  impactos em variáveis associadas à competitividade e a categorias como  confiança e comprometimento. A pesquisa desenvolvida pode ser classificada como  descritiva quantitativa, a partir de levantamento por amostragem (sample survey), sendo utilizado o software IBM SPSS Statistics versão 21  para as análises estatísticas, e o software UCINET versão 6.181 para o mapeamento gráfico e análises da configuração da  rede. Como objeto de pesquisa, escolheu-se uma associação do ramo alimentício  localizada no Estado de São Paulo, com 12 anos de fundação, composta por 44  empresas associadas, por ter membros que se diferenciam no mercado pela  qualidade de seus produtos. O trabalho tem relevância por oferecer uma  abordagem conceitual e operacionalmente inovadora sobre poder em redes  interorganizacionais, tema modestamente explorado na literatura nos últimos 15  anos, e potencialmente relacionado a assimetrias, conflitos de interesses e  variáveis de negociação, entre outros. Tendo sido entrevistados 28 empresários,  ou 64% do quadro associativo, foi possível estabelecer evidências de correlação  entre competitividade dos atores de uma rede interorganizacional e descritores  de poder entre membros da rede; verificou-se também a presença de evidências de  correlações entre poder e comprometimento, e poder e confiança na diretoria e  na Associação da rede. Entre as principais limitações deste trabalho  encontram-se: natureza da amostra, que não ofereceu possibilidade de  generalizações sem graves ressalvas, e transversalidade temporal, restringindo  a análise ao momento de caracterização da rede.
          Palavras-chave: Redes;  Poder em redes; Redes de Negócios; Relacionamentos Interorganizacionais;  Assimetrias em Redes.
            Área  de Concentração: Estratégia  e seus Formatos Organizacionais.
            Linha  de Pesquisa: Redes de  Negócios.
            Grupo  de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Gestão em Redes de  Negócio.
            Projeto de Pesquisa: Conhecimento,  Governança e Operações em Redes de Empresas.