Autor(a): Rosa Lucia Pugliese
            Orientador(a): Arnaldo Luiz Ryngelblum 
            Data da defesa: 13/06/2012
          Resumo: Estudos realizados a respeito de  reclamações de consumidores reforçam a necessidade de responder favoravelmente  às insatisfações, partindo do pressuposto de que obter novos consumidores é  mais dispendioso do que manter aqueles que já foram cativados. Neste contexto,  o presente trabalho buscou analisar, a partir das reclamações de clientes, qual  é o tratamento dado por parte das empresas de call center e suas contratantes, objetivando o aprendizado que  essas reclamações podem gerar nas empresas envolvidas. As estratégias  corporativas têm, mais recentemente, buscado medir satisfação e fidelização dos  clientes, justamente para estabelecer relações de longo prazo bem-sucedidas,  que podem ser obtidas na medida em que a estratégia é provida por uma aprendizagem  oriunda das reclamações dos clientes. A partir do modelo de aprendizagem  organizacional defendido por DiBella e Nevis (1999), buscou-se investigar os  fatores facilitadores da aprendizagem nas empresas pesquisadas, agregando o  posicionamento de que o conhecimento das pessoas adquire características de um  bem valioso, às vezes escasso, mas que, idealmente, deve ser compartilhado  (BARNEY, 1991), sugerindo a presença de posicionamentos estratégicos e  administrativos focados na aprendizagem organizacional. Foram pesquisados três call centers localizados na cidade de  São Paulo e uma empresa contratante de cada um deles. Os resultados indicam que  as empresas são conscientes da importância da reclamação de clientes para  ajustar sua estratégia, embora existam lacunas para a plena utilização dessas  reclamações como geradoras de aprendizado e se constituírem em vantagem  competitiva sustentável.
          Palavras-chave: Estratégia de empresas;  reclamação do consumidor; aprendizagem organizacional; RBV - Resource Based View.
            Área de Concentração: Estratégia  e seus Formatos Organizacionais.
            Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial.
            Grupo  de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Experiências estratégicas derivadas de  influências ambientais e capacidades próprias.
        
        
          
          Autor(a): Roseli Martins da Silva
            Orientador (a): Arnaldo Luiz Ryngelblum
            Data da defesa: 21/06/2012
          Resumo: O setor de serviços representa o  segmento de maior participação no cenário econômico nacional. Em um mercado  cada vez mais competitivo, com clientes mais exigentes, a busca pelo padrão de  qualidade é o grande desafio. No caso do segmento da saúde, os centros de  reabilitação estão inseridos nesse contexto, em busca de aperfeiçoar o  atendimento ao paciente. O objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade dos  serviços no atendimento no centro de reabilitação para pacientes com  necessidades especiais, pela perspectiva do acompanhante do paciente. A  percepção da qualidade pelo acompanhante do paciente baseia-se em critérios  objetivos e subjetivos; estudá-la é o ponto de partida para o direcionamento de  ações que possibilitem identificar melhorias no serviço e explorar novas  estratégias de atendimento. Para pesquisa e mensuração dos dados coletados, foi  elaborado um questionário (de caráter descritivo e exploratório) adaptado da  escala SERVQUAL. Os resultados demonstram que o nível de satisfação referente  ao atendimento no centro de reabilitação estudado foi favorável, e a avaliação  do desempenho superou as expectativas em todas as dimensões abordadas,  especialmente no que diz respeito à tangibilidade e empatia, que apresentaram  os maiores gaps. O estudo também  identificou os atributos de maior relevância relacionados à interação  profissional do atendimento com o paciente. Cabe ressaltar que aqueles  relacionados à capacitação do corpo clínico do atendimento merecem maior  atenção como pontos de melhorias para rever a estratégia organizacional.
          Palavras-chave: Qualidade do serviço; Percepção do  paciente; Desempenho organizacional.
            Área de Concentração: Estratégia  e seus Formatos Organizacionais.
            Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial.
            Grupo  de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Experiências Estratégicas Derivadas de Influências Ambientais e  Capacidades Próprias.
        
        
          
          Autor(a): Wanderley Adaid Munhoz 
            Orientador(a): Ademir Antonio Ferreira 
            Data da defesa: 21/06/2012
          Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar a  cooperação em rede como fator de eficácia organizacional na gestão da coleta de  resíduos sólidos domiciliares do município de Santo André. A orientação teórica  deste trabalho se fundamentou na afirmativa de que a sociedade e as  organizações públicas ou privadas atuam em rede.  A cooperação foi o fator de análise para  avaliar a eficácia organizacional na gestão de um serviço público de coleta de  resíduos sólidos domiciliares. A metodologia empregada foi o estudo do caso da  Prefeitura de Santo André; trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória,  por meio de entrevistas abertas com roteiro semiestruturado previamente  desenvolvido para ser aplicado nos participantes da rede e também mediante  pesquisa documental.  Pretende-se com  este estudo contribuir para o aumento no conhecimento de fatores determinantes  da eficácia organizacional em rede com base na lei, bem como para o  aperfeiçoamento da gestão pública quando da utilização em seus projetos do  fator cooperação. Espera-se colaborar para o aperfeiçoamento acadêmico, tendo  em vista o pouco material existente sobre o tema redes com base na lei e coleta  de resíduos sólidos domiciliares. A conclusão do nosso trabalho é que existe  uma rede formada e que o fator cooperação está presente em todos os atores em  intensidades diferentes e que esse fator é responsável pela eficácia  organizacional na gestão do serviço de coleta de resíduos sólidos de origem  domiciliar em todas as fases do processo de coleta no município de Santo André.
          Palavras-chave: Rede; Lei; Cooperação; Resíduo.
            Área de Concentração: Estratégia  e seus Formatos Organizacionais.
            Linha de Pesquisa: Gestão em Redes de Negócio.
            Grupo  de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Redes de negócios: novos conceitos para  novas formas de administrar.
        
        
          
          Autor(a): José Luís Guagliardi Hernandes
            Orientador(a): Ernesto Michelangelo Giglio 
            Data da defesa: 22/06/2012
          Resumo: O objetivo desta dissertação  consiste em analisar e discutir os fatores e condições necessárias para a  emergência de redes interorganizacionais. O princípio orientador teórico  consiste na afirmativa de que todas as empresas estão em rede, quer utilizem ou  não suas conexões. Também é necessária a presença de variáveis sociais e de  dependência de recursos como determinantes para a emergência e desenvolvimento  de redes. Dito de outra forma, os fatores sociais e de dependência de recursos  isoladamente não seriam suficientes para a formação de redes. Reflexões prévias  indicaram que as variáveis sociais mais relevantes seriam a confiança e o  comprometimento e as variáveis de dependência de recursos seriam o acesso a  mercados, à tecnologia e recursos econômicos. Como desdobramento e consequência  da afirmativa orientadora, diz-se que é necessária a presença concomitante de  pelo menos uma variável social e uma de dependência de recursos para a  emergência e desenvolvimento de redes. Como metodologia de pesquisa, utilizamos  o estudo de casos múltiplos que consiste na investigação da história da  formação das redes. Como instrumentos de coleta de dados da pesquisa foram empregadas  as entrevistas abertas semiestruturadas, a observação do fenômeno por meio de  acompanhamento dos atores e participação nas reuniões realizadas entre os  parceiros e a pesquisa documental. As contribuições ao final do trabalho foram  de diversas naturezas: a) teóricas, pois são raros os autores que defendem a  ideia de indissociabilidade social e econômica da emergência de redes e a  confirmação dos fatores envolvidos reforçam a perspectiva de emergência em  redes e o princípio da sociedade em rede (todos nós estamos em rede); b) metodológicas,  pois foram desenvolvidos um roteiro de entrevista e um de acompanhamento,  instrumentos ainda não encontrados na literatura nacional; c) gerenciais,  propiciando informações de como emergem e se desenvolvem as redes  interorganizacionais, para que gerentes de redes e outros atores interessados,  como o governo e instituições de fomento e desenvolvimento, possam ter algum  subsídio no seu trabalho. Como conclusão, nosso trabalho constatou que nas diversas  sub-redes analisadas os fatores de dependência de recursos são os responsáveis  pela intenção dos atores na formação e participação de uma rede ou sub-rede e  junto com os fatores sociais são responsáveis pela definição de formação,  participação e emergência das sub-redes estudadas. No entanto, a ausência de um  destes fatores foi suficiente para não propiciar a emergência de uma rede.
          Palavras-chave: Redes; Emergência; Recursos;Relacionamentos Sociais.
            Área de Concentração: Estratégia  e seus Formatos Organizacionais.
            Linha de Pesquisa: Gestão em Redes de Negócio.
            Grupo  de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Redes de negócios:  novos conceitos para novas formas de administrar.
        
        
          
          Autor(a): Carlos Inácio Maradei Guimarães
            Orientador (a): Roberto Bazanini
            Data da defesa: 25/06/2012
          Resumo: O presente estudo versa sobre as  especificidades de diferentes modelos de processos decisórios na análise da  estratégia organizacional para o alcance de vantagem competitiva. Para tanto, a  dissertação apresenta a estratégia na perspectiva de dois modelos: o Modelo de  Campos e Armas da Competição (CAC) e o Modelo VRIO proposto pelo Resource Business View (Visão Baseada em  Recursos)nos contornos de uma  abordagem eminentemente comparativa para se avaliar suas possíveis  convergências. A discussão acerca dessa abordagem ocorre à luz de modelos que  podem ser considerados mais abrangentes e outros mais valorativos. Por  intermédio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, os dois modelos  foram aplicados aos gestores da “Itautec”, setor de notebooks. A análise dos resultados da pesquisa aponta pequena  convergência entre essas abordagens e, em decorrência, a hipótese de que os  modelos estratégicos influenciam nas respostas dos entrevistados foi confirmada.
          Palavras-chave: CAC; RBV; Modelo VRIO; Campos e  Armas da Competição. 
            Área de Concentração: Estratégia  e seus Formatos Organizacionais.
            Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial.
            Grupo  de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Experiências Estratégicas  Derivadas de Influências Ambientais e Capacidades Próprias.
        
        
          
          Autor(a): Renato Berton dos Santos
            Orientador  (a): Roberto Bazanini
            Data  da defesa: 27/06/2012
          Resumo: Na contemporaneidade, em todos os  continentes (particularmente no Brasil, após o advento da Lei Pelé, em 1998), o  mercado de bens simbólicos no futebol cresceu vertiginosamente com a  profissionalização do esporte. A gestão de Andrés Sanchez no Sport Club  Corinthians Paulista possibilitou ao clube alcançar o primeiro lugar como empresa  no futebol brasileiro, configurando-se, também, como uma das maiores no cenário  mundial. Por meio de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, com a  utilização da técnica de entrevistas em profundidade, feitas com gestores  participantes do empreendimento, para posterior análise de conteúdo, a presente  pesquisa buscou identificar as estratégias empregadas para a valorização da  marca na perspectiva da estratégia de negócios. Os resultados da pesquisa  indicam a integração de estratégias funcionais com diferentes orientações  voltadas à competitividade no mundo dos negócios, tendo por objetivo destacar a  importância da visão empreendedora para se alcançar um posicionamento  diferenciado, as relações com o poder e, finalmente, a obtenção de recursos  valiosos, raros, insubstituíveis e inimitáveis, presentes no modelo VRIO da  abordagem proposta pelo Resources  Business View (RBV), para alcance de vantagem competitiva sustentável.
          Palavras-chave: Estratégia; Mercado de Bens Simbólicos;  Corinthians.
            Área de  Concentração: Estratégia e  seus Formatos Organizacionais.
            Linha de  Pesquisa: Gestão  em Redes de Negócio.
            Grupo de  Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Redes de negócios: novos conceitos para  novas formas de administrar.
        
        
          
          Autor(a): Humberto Miranda Santos
            Orientador (a): Ademir Antonio Ferreira
            Data da defesa: 28/06/2012
          Resumo: O trabalho objetiva analisar a  atuação dos agentes intermediários de cargas no contexto do transporte marítimo  por meio do Porto de Santos, procurando demonstrar como se associam, o que  objetivam com essas associações e se o processo faz parte da estratégia  corporativa da empresa. Esta pesquisa pretende responder se, diante da  complexidade do processo de exportação, a utilização de agentes intermediários  de cargas e suas respectivas associações contribuem efetivamente para a  viabilidade de todo o processo e se essa atividade se torna necessária para  agilidade e competitividade do negócio. A perspectiva de rede de negócios para  obtenção de vantagem competitiva de seus membros pode ser obtida por meio da  composição entre eles, oferecendo plataforma múltipla de tarefas e serviços, ou  por meio da capacidade individual ou do grupo de promover condições mais  competitivas que contribuam com a maior utilização de um ou mais agentes intermediários  de carga. A pesquisa é exploratória de natureza qualitativa, análise pós-factum de múltiplos casos, com  emprego da técnica de entrevistas, embasadas em redes de negócios e estratégia,  ambas com foco em logística. O banco de dados foi estruturado a partir de  informações obtidas no Dataliner.  Este trabalho espera contribuir para novas pesquisas sobre o tema, pouco  explorado na academia, tanto do ponto de vista teórico, como também das  práticas adotadas pelas empresas em São Paulo.
          Palavras-chave: Redes de Negócios; Estratégia; Logística.
            Área de Concentração: Estratégia  e seus Formatos Organizacionais.
            Linha de Pesquisa: Gestão em Redes de Negócio.
            Grupo  de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Redes de negócios:  novos conceitos para novas formas de administrar.
        
        
          
          Autor(a): Marcus Eduardo Rocca
            Orientador (a): João Paulo Lara de Siqueira 
            Data da defesa: 28/06/2012
          Resumo: Esta dissertação objetiva verificar os clusters comerciais quanto às razões que  atraem os consumidores paulistanos a visitar e efetuar compras nessas  aglomerações comerciais, bem como compreender como o consumidor se sente ao  frequentar e comprar em clusters, e o  que os afasta. Para  tanto, o trabalho utilizou como referencial teórico o comportamento do  consumidor, as teorias sobre localização comercial e sobre clusters. A metodologia de pesquisa empregada foi  empírico-analítica e valeu-se de um questionário para coleta de dados da realidade.  Foram entrevistadas cento e trinta e sete pessoas (137) de quarenta e oito (48)  bairros diferentes, abrangendo a região central e as quatro regiões geográficas  da cidade de São Paulo. O estudo em questão contribuiu para o conhecimento  relativo ao problema de localização comercial de uma loja ou estabelecimento  comercial, bem como com informações sobre as preferências dos consumidores em  relação aos clusters comerciais. Os  resultados obtidos no campo revelaram os fatores que atraem e que afastam clientes  dos clusters. Para os entrevistados, os  principais fatores que atraem os consumidores são: a boa localização geográfica;  facilidade para encontrar produtos complementares; bom conhecimento do  vendedor;  compras rápidas; já ter  efetuado compras em cluster, e mais  alguns outros. Em contrapartida, os fatores que afastam os consumidores são:  vendedores  que enganam os clientes; ir a pé e então  carregar as compras; dificuldade para achar o que se procura; dificuldade para  estacionar nesses locais; considerar que os produtos vendidos não são finos,  entre outros.
          Palavras-chave: Clusters; Consumidor; Comportamento do  Consumidor; Localização; Varejo; Estratégia.
            Área de Concentração: Estratégia  e seus Formatos Organizacionais.
            Linha de Pesquisa: Gestão em Redes de Negócio.
            Grupo  de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Redes de negócios:  novos conceitos para novas formas de administrar.