Cultura e Poder nas Organizações em Rede

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Siga o Programa na rede social:
Ementa
Conceitos de cultura organizacional. Elementos influenciadores da cultura organizacional: aspectos relacionais do micro e macroambiente. Os pensadores clássicos do poder na teoria das organizações: as diferentes perspectivas. Cultura e poder nas redes: assimetrias conflitos e negociações. Pressupostos da ética deontológica e ética teleológica nos paradigmas da sociedade em rede. A cultura como mecanismo de legitimação do poder na criação e co-criação de valor para os stakeholders. Cultura organizacional e local no processo de internacionalização.
  • CBIROCHI, R.; VIVAN, C.; GRANZOTTO, A. C. DE B.
    • Título: As faces divergentes das organizações em redes agroalimentares.
    • Fonte: Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas, v. 39, n. 1, p. 114-132, 13 jun. 2019.
  • CASTELLS, M., CARDOSO G.
    • Título: A sociedade em rede: Do conhecimento a ação política.
    • Editora: Imprensa Nacional. Casa da Moeda, 2005.
  • CESINGER, B. et al.
    • Título: A socioemotional wealth perspective on how collaboration intensity, trust, and international market knowledge affect family firms' multinationality.
    • Fonte: Journal of World Business, v. 51, n. 4, p. 586-599, 2016.
  • DE MENEZES, Katia Costa et al.
    • Título: Gestão do conhecimento nas organizações: uma aprendizagem em rede colaborativa.
    • Fonte: Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 7, p. 145-159, 2017.
  • GEPPERT, M., BECKER-RITTERSPACH, F., MUDAMBI, R.
    • Título: Politics and power in multinational companies: integrating the international business and organization studies perspectives.
    • Fonte: Organization Studies, v, 3, n 9, p.1209-1225, 2016.
  • LU, J.; WANG, J.
    • Título: Corporate governance, law, culture, environmental performance and CSR disclosure: A global perspective.
    • Fonte: Journal of International Financial Markets Institutions and Money, [S.l.], v. 70, n. 101264, p. 101264, 2021. DOI 10.1016/j.intfin.2020.
  • MACHADO, R.
    • Título: Por uma genealogia do poder.
    • Fonte: In: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 17. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2002.
  • MEN, Linjuan Rita; YUE, Cen April.
    • Título: Creating a positive emotional culture: Effect of internal communication and impact on employee supportive behaviors.
    • Fonte: Public relations review, v. 45, n. 3, p. 101764, 2019.
  • MOURATIDOU, Eleni.
    • Título: Re-presentation Policies of the Fashion Industry: Discourse, Apparatus and Power.
    • Fonte: John Wiley & Sons, 2020.
  • NETO, Nilton José Coelho.
    • Título: A influência da cultura organizacional e local no processo de internacionalização.
    • Fonte: Tópicos em Administração Volume 45, p. 91.
  • SCHNEIDER, Thomas; SACHS, Sybille.
    • Título: The impact of stakeholder identities on value creation in issue-based stakeholder networks.
    • Fonte: Journal of Business Ethics, v. 144, n. 1, p. 41-57, 2017.
  • SIMPSON, J.A. et al.
    • Título: Power and social influence in relationships.
    • Fonte: APA handbook of personality and social psycology: interpressoal relations, p. 393-420, 2015.
  • SIQUEIRA, Douglas Murilo; COSTA, Benny Kramer; VIEIRA, Almir Martins.
    • Título: Redes de poder em empreendimentos solidários de reciclagem.
    • Fonte: Revista de Administração da UNIMEP, v. 15, n. 2, p. 130-151, 2017.
  • SROUR, R.
    • Título: Poder, Cultura e Ética nas organizações. 3 ed.
    • Editora: Elsevier Brasil, 2012.
  • TANTALO, Caterina; PRIEM, Richard L.
    • Título: Value creation through stakeholder synergy.
    • Fonte: Strategic Management Journal, v. 37, n. 2, p. 314-329, 2016.
  • VEENSTRA, K.; SHI, W.
    • Título: The Moderating Effect of Cultural Values on the Relationship Between Corporate Social Performance and Firm Performance.
    • Fonte: Journal of Business Ethics, [S.l.], v. 174, p. 89-107, 2021.
  • VITOLLA, F. et al.
    • Título: The impact of national culture on integrated reporting quality. A stakeholder theory approach.
    • Fonte: Business strategy and the environment, [S.l.], v. 28, n. 8, p. 1558-1571, 2019.