- Ementa
- Cultura e grupos de poder nas organizações. Elementos influenciadores da cultura: aspectos relacionais do micro e macroambiente. Níveis da cultura: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas. Representações sociais: mitos e ritos nas organizações. Os pensadores clássicos do poder na teoria das organizações: as diferentes perspectivas. Pressupostos da ética deontológica e ética teleológica. Paradigmas na sociedade em rede. Cultura e poder nas redes: assimetrias conflitos e negociação. A teoria ator-rede nas relações tempo, espaço e poder. Fontes do poder social. Mecanismos de controle nas redes: mediações econômica, política, psicológica, ideológica. As micro e macro propriedades do poder nas redes de negócios. Relações entre poder e cultura nas dimensões do capital social: dimensão cognitiva, dimensão estrutural e dimensão relacional. A cultura como mecanismo de poder na criação e co-criação de valor para os stakeholders.
- Bibliografia
- AMÉRICO, Bruno Luiz. Aprendizagem organizacional, teoria ator-rede e estudos Foucaultianos: Tempo, espaço e poder. Revista de Administração FACES Journal, v. 15, n. 4, 2016.
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