Fundamentos de Administração e de Redes Organizacionais

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

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Ementa
Administração: natureza e propósito. Administração: conceitos fundamentais. Desenvolvimento do pensamento administrativo. Papéis gerenciais. Habilidades gerenciais. Teoria organizacional. Organizações mecanicistas x orgânicas. Escolas de administração. Administração por objetivo. Abordagem contingencial. Administração por processos. Teoria da agência. Teoria dos custos de transação. Teoria da dependência de recursos. Capacidades dinâmicas. Teoria dos grafos e redes sociais. Laços fortes e fracos. Homofilia. Estrutura e equilíbrio de redes. Métricas de rede. Social network Analysis. Difusão em redes. Redes organizacionais e organizações em rede. Governança em redes. Cadeia produtiva, supply chain e supply network. Clusters de negócios. Teorias de aglomeração. Redes como estratégia.Redes como ambiente institucional e contexto social de operação das organizações. Relação entre as categorias sociais confiança, comprometimento, cooperação e poder e a competitividade das organizações em rede. Redes e tendências disruptivas (indústria 4.0, Blockchain, Internet das coisas e Big Data Analytics).
Bibliografia
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