Competitividade nas Redes de Negócio e nas da Indústria 4.0

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Siga o Programa na rede social:
Ementa
Redes e redes de negócio. Vantagem competitiva, competição e competitividade em rede de negócios. Competências organizacionais e vínculos interorganizacionais. Estrutura da rede de negócio a ser estudada. Estratégia em redes de negócio: conceitos, estratégia de negócio e estratégia operacional. Alinhamento de estratégias. Formulação da estratégia competitiva em redes de negócio. CAC-Redes – Modelo de campos e armas da competição aplicado a redes de negócio: constructos, estrutura, variáveis quantitativas, teorias fundamentadoras e tese do CAC-Redes. Características, conceitos, princípios e componentes da Indústria 4.0.
Bibliografia
CONTADOR, J. C. Campos e armas da competição. São Paulo: Saint Paul, 2008.
CONTADOR, J. C. Concepção do CAC-Redes. São Paulo: UNIP, 2017 (mimeo).
AMATO NETO, J. (Org.) Redes entre organizações. São Paulo: Atlas, 2005.
ARMSTRONG, J. S. Co-opetition. Journal of Marketing, v. 61, n. 2, p. 92-99, 1997.
BALESTRIN, A.; VERSCHOORE, J. R.; PERUCIA, A. A visão relacional da estratégia: evidências empíricas em redes de cooperação empresarial. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 11, n. 1, p. 47–58, 2014.
BERTALANFFY, L. V. Teoria geral dos sistemas. Petrópolis: Vozes, 1973.
BOYD, N. G.; LADO, A. A.; HANLON, S. C. Competition, cooperation and the search for economics rents: a syncretic model. Academy of Management Review, n. 1, p. 110-141, 1997.
BRAGA, D. P. G.; BRAGA, A. Indicadores de desempenho e competitividade de empresas associadas em rede: estudo em uma rede de agências de viagens e turismo do Estado do Rio Grande do Sul. XVI Congresso Brasileiro de Custos, Anais….Fortaleza, nov., 2009.
CUNHA, J. A. C.; PASSADOR, J. L.; PASSADOR, C. S. Recomendações e apontamentos para categorizações em pesquisas sobre redes interorganizacionais. CADERNOS EBAPE.BR, v. 9, Edição Especial, artigo 4, Rio de Janeiro, jul. 2011.
DYER, J. H.; SINGH, H. The Relational View: cooperative strategy and sources of interorganizational competitive advantage. Academy of Management Review, v. 23, n. 4, p. 660–679, 1998.
GIGLIO, E. M. (Org.). Business network: concepts, methodologies & research. São Paulo: Raising South Press, 2015.
GRANDORI, A.; SODA, G. Inter-firm networks: antecedents, mechanisms and forms. Organization Studies, v. 16, n. 2, p. 183-214, 1995.
GULATI, R. Alliances and networks. Strategic Management Journal, v. 19, n. 4, p. 293–317, 1998.
GULATI, R.; NOHRIA, N.; ZAHEER, A. Strategic Networks. Strategic Management Journal, n. 21, p. 203-215, 2000.
HERMANN, M.; PENTEK, T.; OTTO, B.: Design principles for industrie 4.0 scenarios: A literature review. Working Paper, n. 01, 2015, Technische Universität Dortmund, Fakultät Maschinenbau and Audi Stiftungslehrstuhl - Supply Net, Order Management, 1-15, 2015.
HUNT, S. D. Competing through relationships: Grounding relationship marketing in resource-advantage theory. Journal of Marketing Management, v. 13, n. 5, p. 431–445, jul. 1997.
JARILLO, J. C. On Strategic Networks. Strategic Management Journal, v. 9, n. 1, p. 31-41, 1988.
KAGERMANN, H., WAHLSTER, H., HELBIG, J. Recommendations for implementing the strategic initiative Industrie 4.0: Securing the future of german manufacturing industry. (Final Report of the Industrie 4.0 Working Group). acatech – National Academy of Science and Engineering, 2013.
KANG, H. S.; LEE, J. Y.; CHOI, S-S; KIM, H.; PARK, J. H.; SON, J. Y.. KIM, B. H.; NOH, S. D.: Smart manufacturing: Past research, present findings, and future directions. Intl. J. of Precision Engineering and Manufacturing-Green Technology, v. s3, n. 1, p. 111-128, 2016.
LEÃO, D. A. F. S. Relevância da teoria da coopetição para a compreensão da dinâmica dos relacionamentos entre empresas concorrentes. In: ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA, 2., 2005, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro:  ANPAD, 2005.
NALEBUFF, B. BRADENBURGER, A. Co-opetition: competitive and cooperative business strategies for the digital economy. Strategy & Leadership, 1997.
NOHRIA, N. Is a network perspective a useful way of studying organizations? In: NOHRIA, N.; ECCLES, R.G. (Org). Networks and Organizations: structure, form and action. Boston: Harvard Business School Press, 1992.  p. 1-22
SÁTYRO, W.C.; SACOMANO, J. B.; CONTADOR, J. C. Industry 4.0 and sustainability: An insight.  In: SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS SIMPOI, 20., 2017, São Paulo. Anais... São Paulo: FGV EAESP, 2