Turismo

PRESENCIAL

A modalidade Presencial é aquela em que, pelo menos, 60% da carga horária são ministrados presencialmente no campus, com intenso relacionamento entre os alunos e os professores, permitindo maior convivência no mundo universitário.

FLEX

A modalidade FLEX é uma flexibilização do EAD, com um percentual da carga horária ministrado em sala de aula.

DIGITAL (EAD)

A modalidade Digital (ou EAD) é a modalidade em que 100% da carga horária são ministrados a distância, on-line, com metodologias diversas, permitindo ao aluno estudar onde e quando quiser.

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 948 de 30/08/2021 publicada em 31/08/2021
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 212 de 25/06/2020 publicada em 07/07/2020
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 212 de 25/06/2020 publicada em 07/07/2020
JUNDIAÍ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 168 de 25/02/2021 publicada em 26/02/2021
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 212 de 25/06/2020 publicada em 07/07/2020
SANTOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 168 de 25/02/2021 publicada em 26/02/2021
SOROCABA Reconhecimento Portaria n. 890 de 29/12/2016 publicada em 30/12/2016
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 212 de 25/06/2020 publicada em 07/07/2020
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 212 de 25/06/2020 publicada em 07/07/2020

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Campinas Turismo 2018 3
Chácara Santo Antônio Turismo 2018 SC
Jundiaí Turismo 2015 3
Marquês Turismo 2015 4
Paraíso / Vergueiro Turismo 2018 4
Santos Turismo 2018 SC
São José dos Campos Turismo 2012 5
Sorocaba Turismo 2018 SC
Tatuapé Turismo 2015 3

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso de Turismo

O Curso de Bacharelado em Turismo tem como objetivo geral: Habilitar o aluno a exercer as atividades ligadas ao planejamento, organização, gerenciamento e execução de ações que envolvem o Turismo, com espírito crítico, de modo a contribuir para a sociedade, desenvolvendo atividades de pesquisa, valorizando os conhecimentos adquiridos no decorrer do Curso. Faça sua inscrição no curso de Turismo EAD ou Presencial da UNIP!

Para atender e atingir esse objetivo, o Curso está centrado na formação de bacharéis com sólidas bases acadêmicas, científicas e tecnológicas, inerentes ao seu campo de atuação e voltadas ao preparo dos profissionais para o efetivo desempenho de múltiplas relações, conforme as especificidades de cada organização.

Os profissionais de Turismo deverão desenvolver competências e habilidades, para contribuir com a manutenção e o funcionamento harmônico das interfaces administrativas, para gerenciar o fluxo de informações e desenvolver metodologias capazes de diagnosticar conflitos, reduzir resistências à mudança, reeditar a importância da concepção empreendedora da empresa e portar-se com dignidade e discrição.

Ao final do Curso, os egressos deverão estar habilitados a atuar profissionalmente no ambiente executivo das organizações, assessorando os centros decisórios, analisando situações, agindo e antecipando-se aos fatos, propondo alternativas de solução e facilitando o processo decisório. Essa proposta se apresenta consoante à Resolução CNE/CES nº 13, de 24/11/2006, que estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Turismo.

2. Atividades Principais

A integração disciplinar proposta pelo Curso de Turismo da UNIP possibilita análise dos objetos de estudo sob diversos olhares, constituindo-se questionamentos permanentes que permitam a (re) criação do conhecimento. A interdisciplinaridade, entendida como esforço que busca a visão global como superação do pensar simplificador e fragmentador da realidade, como forma de administrar a ótica pluralista das concepções de ensino, do saber e da prática.

A integração interdisciplinar ocorre no Curso de Turismo  do primeiro ao último semestre através de uma proposta que integra permanentemente suas disciplinas com  atividades e estudos que estimulam a obtenção do conhecimento de forma ampla e integrada. Dentre as atividades do curso com esse propósito destacam-se o Inventário de Destinos Turísticos no 3º. semestre; Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal no 4º. semestre; Estudo de Viabilidade de Empresas Turísticas no 5º. Semestre; Plano de Negócios: Empresas Turísticas no 6º. semestre), oferece ao aluno uma visão do conjunto do Sistema de Turismo e que possibilite a sua atuação no mercado de trabalho nas áreas de planejamento e gestão.

Nos 3º e 4º semestres do Curso, os alunos elaboram um trabalho de pesquisa, sendo o resultado apresentado em forma de monografia. O objetivo é preparar o aluno para o trabalho em equipe, a partir de uma perspectiva científica que integre os campos teóricos e práticos, a fim de que o aluno tenha condições de elaborar o planejamento de um destino turístico e que esteja capacitado para desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso dentro de uma perspectiva interdisciplinar.

Para a realização do Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal cada disciplina do semestre fica responsável pela elaboração da pesquisa pertinente ao seu conteúdo, exemplificando: no 3º semestre: Hotelaria e Serviços, responsável em levantar os meios de hospedagem e Alimentos e Bebidas em levantar os equipamentos de alimentos e bebidas do município. Cabe à disciplina de Inventário de Destinos Turísticos trabalhar com as metodologias existentes de inventário turístico, como a do Ministério do Turismo e/ou  da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, reunindo as informações obtidas em sua própria disciplina e nas disciplinas supracitadas em um único documento, o qual servirá de base para a elaboração do diagnóstico e prognóstico a ser realizado no decorrer da disciplina de Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal, no 4º semestre, responsável pela função de coordenação do trabalho.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é coordenado pela disciplina de Estudo de Viabilidade de Empresas Turísticas (5º Semestre) e de Plano de Negócios: Empresas Turísticas (6º Semestre). Nesse caso,   cada disciplina do semestre (5° e 6° semestres) fica responsável pela elaboração da pesquisa e análise de viabilidade de seu conteúdo específico pertinente, exemplificando: Gestão em Empresas Turísticas, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas no Turismo e Hotelaria, Marketing e Serviços de Hospitalidade. O trabalho tem duração de dois semestres e a disciplina de Plano de Negócios de Empresas Turísticas é a responsável pela função de coordenação do trabalho e avaliação do resultado por meio de trabalho de conclusão de Curso escrito e banca examinadora da apresentação do mesmo trabalho realizada pelos alunos.

A preparação efetiva e apropriada será obtida com aulas teóricas e práticas nos nossos mais variados laboratórios (Laboratórios de Hospedagem, Recepção e Alimentos & Bebidas do Mini-Hotel UNIP, Laboratório Multidisciplinar de Nutrição e Dietética e Laboratório de Turismo), seminários, pesquisas (interdisciplinares),  atividades práticas supervisionadas, trabalhos em grupo, estudos de casos, visitas técnicas, atividades com situações-problema, trabalhos de conclusão de curso (TCC), estágio e atividades complementares, estudos disciplinares; ou seja, todo  um conjunto de ações que objetiva tornar o aluno apto a atuar nas diversas áreas associadas ao mercado de turismo.

3. Mercado de Trabalho

O Bacharel em Turismo formado pela UNIP está habilitado a atuar em diversos segmentos tradicionais e emergentes relacionados ao mercado turístico existente no Brasil e no exterior, tais como:

  • Meios de hospedagem: empresas relacionadas à acomodação em geral e em diversas categorias como: pousada, albergue, flat, colônia de férias, motéis, shopping  e, ainda em hospitais;
  • Empresas de transportes: nas diversas modalidades, aéreo, terrestre e aquaviário e, ainda, nas empresas locadoras de veículos;
  • Agenciamento de viagens: em agências de turismo, operadoras, representações;
  • Gastronomia: como restaurantes, bares, boates, fast food, sorveterias, casas de show, catering, cruzeiros marítimos, hotéis, empresas, parques temáticos, eventos, clubes e similares;
  • Micro cervejarias: produção de cervejas artesanais, loja de matérias-primas, cervejaria-escola e restaurantes;
  • Lazer e entretenimento: com atividades de animação/recreação em clubes, parques temáticos, eventos, empresas de entretenimento, agências, cruzeiros marítimos, hotéis, colônias de férias;
  • Planejamento e organização de Eventos: empresas organizadoras para feiras, congressos, exposições de caráter regional, nacional, internacional ou similares, departamento de eventos em hotéis e navios; setor de eventos em empresas, clubes, buffets, cerimonial;
  • Área de hospitalidade: atuação no núcleo turístico em atividades de caráter hospitaleiro;
  • Setor Cultural: como museus, galerias de arte, musicais etc.;
  • Órgãos Oficiais de Turismo: atuação em planejamento e em programas estabelecidos por uma política de turismo, fomento, pesquisa e controle de atividades turísticas. Ex. Ministério do Turismo, Secretarias Estaduais e Municipais de Turismo;
  • Área de consultoria: atuação em pesquisa e/ou em planejamento turístico;
  • Marketing e vendas turísticas;
  • Educação e Treinamento: cursos de graduação, especialização, extensão, atualização e cursos livres;
  • Área de Publicação: empresas e/ou instituições de ensino para atuação em editoração específica; escritor de textos para jornais e revistas especializadas;
  • Especialização em mercado segmentado: turismo ecológico, social, infanto/juvenil, para idosos, deficientes físicos, de negócios, segmentos étnicos ou culturais em geral, outros;
  • Pesquisa: centros de informação e documentação;
  • Tecnologia da informação: conhecendo e explorando os vários sistemas de reservas principalmente nas áreas de hotelaria, agenciamento e transportes, os sistemas de back office, utilização da internet como ferramenta de trabalho e divulgação de produtos;
  • Outros empreendimentos: Plataformas de Petróleo, em setores como traslado, hospedagem, alimentação, receptivo, recepção de escritórios etc.;
  • Outros ramos de conhecimento humano: algumas áreas novas quando tomadas em uma dimensão mais ampla, estão surgindo, como a geração de banco de dados para o Turismo, a tradução e interpretação dirigidas para o setor, instituições culturais, informática aplicada ao turismo, entre outras.

4. Práticas

Um dos destaques do Curso de Turismo da UNIP é a variedade de espaços cuidadosamente preparados para o desenvolvimento das diversas atividades práticas previstas no decorrer do Curso, dentre esses espaços destacam-se:

  • Laboratório de Turismo e Eventos
  • Laboratório de Idioma e Informática
  • Laboratórios de Alimentos e Bebidas e de Gastronomia (Mini-hotel)
  • Laboratórios de Hospedagem e Recepção (Mini-hotel)
  • Laboratório Multidisciplinar de Nutrição e Dietética

As atividades práticas são outro diferencial do Curso de Turismo da UNIP . Essas atividades ocorrem desde o primeiro semestre e todas são desenvolvidas a partir dos conceitos teóricos explicados no decorrer das disciplinas relacionadas e contam com a orientação e acompanhamento de docentes totalmente habilitados para desenvolver eventos e trabalhos que impressionam pela inovação, qualidade e profissionalismo.

Dentre essas atividades destacam-se:

  • Plano de Desenvolvimento Turístico
  • Participação e Organização de Eventos de Turismo
  • Planejamento e Marketing de Destinos e Produtos Turísticos
  • Plano de Negócios para Empresas de Turismo e Hospitalidade
  • Jornada de Turismo
  • Visitas Técnicas em empresas e destinos turísticos
  • Dia da Recreação
  • Evento Social Comunitário
  • Iniciação Científica
  • Monitoria
  • Unidade de Estágio em Turismo
  • Atividades Complementares

5. Duração

3 anos

6. Coordenador

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Consulte o regimento geral da UNIP.

Disciplinas

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Unidades

Disciplinas Docente Contratação

Modalidade FLEX

Disciplinas Docente Contratação

Modalidade Digital (EAD)

Disciplinas Docente Contratação

Docentes

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Modalidade Presencial
Título Campus Nome Titulação Formação (Graduação) Formação (Maior) Regime de Trabalho
Curso: TURISMO - Campus: Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 10 - Tatuapé - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Tatuapé FABIO POZATI DOUTOR TURISMO GEOGRAFIA (ANÁLISE AMBIENTAL E DINÂMICA TERRITORIAL) T I
Curso: TURISMO - Campus: Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 2 - Chácara Santo Antonio - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Chácara FABIO POZATI DOUTOR TURISMO GEOGRAFIA (ANÁLISE AMBIENTAL E DINÂMICA TERRITORIAL) T I
Curso: TURISMO - Campus: Campinas - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Campinas ADRIANA BOTTARO COSTA TERRA NASCIUTTI MESTRE TURISMO TURISMO E MEIO AMBIENTE T P
Curso: TURISMO - Campus: Campinas - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Campinas DJANIRA APARECIDA TEMPORIN ESPECIALISTA CIÊNCIAS (MATEMÁTICA) / PEDAGOGIA - LICENCIATURA PLENA (ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DE 1.º E 2.º GRAUS) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ECOLOGIA) / CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (POLUIÇÃO E CIÊNCIAS AMBIENTAIS) T I
Curso: TURISMO - Campus: Campinas - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Campinas FABIO DOS SANTOS FERREIRA ESPECIALISTA GESTÃO DE MARKETING MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL / DIDÁTICA E METODOLOGIA PARA O ENSINO SUPERIOR T P
Curso: TURISMO - Campus: Campinas - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Campinas FABIO POZATI DOUTOR TURISMO GEOGRAFIA (ANÁLISE AMBIENTAL E DINÂMICA TERRITORIAL) T I
Curso: TURISMO - Campus: Campinas - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Campinas RENATO ZACARIAS DE MELO ESPECIALISTA CIÊNCIAS ECONÔMICAS CIÊNCIAS ECONÔMICAS T I
Curso: TURISMO - Campus: Chácara - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Chácara GUILHERME JULIANI DE CARVALHO MESTRE COMUNICAÇÃO SOCIAL (RELAÇÕES PÚBLICAS) ADMINISTRAÇÃO (GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES) T I
Curso: TURISMO - Campus: Chácara - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Chácara TATIANA DE FREITAS LUCHEZI MESTRE TURISMO HOSPITALIDADE (PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA EM HOSPITALIDADE) HORISTA
Curso: TURISMO - Campus: Chácara - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Chácara VANESSA DE LIMA LICORI MESTRE TURISMO (AGENCIAMENTO) COMUNICAÇÃO E CULTURA MEDIÁTICA T P
Curso: TURISMO - Campus: Paraíso - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Paraíso FABIO POZATI DOUTOR TURISMO GEOGRAFIA (ANÁLISE AMBIENTAL E DINÂMICA TERRITORIAL) T I
Curso: TURISMO - Campus: Paraíso - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Paraíso GUILHERME JULIANI DE CARVALHO MESTRE COMUNICAÇÃO SOCIAL (RELAÇÕES PÚBLICAS) ADMINISTRAÇÃO (GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES) T I
Curso: TURISMO - Campus: Paraíso - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Paraíso TATIANA DE FREITAS LUCHEZI MESTRE TURISMO HOSPITALIDADE (PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA EM HOSPITALIDADE) HORISTA
Curso: TURISMO - Campus: Paraíso - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Paraíso VANESSA DE LIMA LICORI MESTRE TURISMO (AGENCIAMENTO) COMUNICAÇÃO E CULTURA MEDIÁTICA T P
Curso: TURISMO - Campus: Santos - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Santos CAMILA PAPA LOPES MESTRE MARKETING ADMINISTRAÇÃO (ORGANIZAÇÃO E GESTÃO) T I
Curso: TURISMO - Campus: Santos - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Santos FERNANDO ANTONIO DEGASPARI MESTRE ESTUDOS SOCIAIS / GEOGRAFIA / PEDAGOGIA (ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL / ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DE 1.º E 2.º GRAUS) ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL HORISTA
Curso: TURISMO - Campus: Santos - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Santos SIMONE MONTEIRO CARDOSO MESTRE TURISMO EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E COMUNICAÇÃO (CULTURA, MEMÓRIA E TEMPO PRESENTE) T I
Curso: TURISMO - Campus: Santos - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Santos ALEXANDRE NUNES AFFONSO MESTRE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO (RELAÇÕES PÚBLICAS, PROPAGANDA E TURISMO) T P
Curso: TURISMO - Campus: Tatuapé - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Tatuapé GUILHERME JULIANI DE CARVALHO MESTRE COMUNICAÇÃO SOCIAL (RELAÇÕES PÚBLICAS) ADMINISTRAÇÃO (GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES) T I
Curso: TURISMO - Campus: Tatuapé - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Tatuapé TATIANA DE FREITAS LUCHEZI MESTRE TURISMO HOSPITALIDADE (PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA EM HOSPITALIDADE) HORISTA
Curso: TURISMO - Campus: Tatuapé - Referência: Censo 2021 e Agosto/2022 Tatuapé VANESSA DE LIMA LICORI MESTRE TURISMO (AGENCIAMENTO) COMUNICAÇÃO E CULTURA MEDIÁTICA T P

Grade Curricular

Ingressantes 2022

Modalidade Presencial
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Alimentos e Bebidas 60
Antropologia e Cultura Brasileira 30
Atividades Complementares 280
Atividades Práticas Supervisionadas 480
Cadeia Produtiva e Rede 60
Ciências Sociais 30
Comportamento do Consumidor no Turismo 30
Comunicação e Expressão 30
Contabilidade em Hospitalidade 30
Direitos Humanos (Optativa) 20
Economia e Política Internacional 30
Educação Ambiental (Optativa) 20
Espaço Geográfico Brasileiro 30
Estágio Supervisionado 240
Estudo de Viabilidade Empresas Turísticas 60
Estudo do Espaço Urbano e Rural 30
Estudos Disciplinares 240
Filosofia, Comunicação e Ética 30
Fundamentos do Turismo 60
Gastronomia Regional Brasileira 60
Gestão de Pessoas em Turismo e Hotelaria 30
Gestão em Empresas Turísticas 30
Gestão Financeira 30
História e Patrimônio Cultural 60
Homem e Sociedade 30
Hospitalidade, Ambiente e Globalização 60
Hotelaria e Serviços 30
Inglês Instrumental 30
Interpretação e Produção de Textos 30
Inventário de Destinos Turísticos 30
Lazer, Entretenimento e Recreação 60
Legislação Turística e Hoteleira 30
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS (Optativa) 20
Marketing e Serviços de Hospitalidade 30
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Natureza e Turismo 30
Noções de Estatística 30
Planejamento de Cardápios e Serviços 60
Planejamento e Organização de Eventos 30
Planejamento e Políticas Públicas 30
Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal 30
Plano de Negócios: Empresas Turísticas 30
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Supervisão do Estágio Acadêmico 60
Teorias e Técnicas da Comunicação 30
Tópicos de Atuação Profissional - Turismo 30
Transportes e Agência de Viagem 60
Turismo e Tecnologia 30
Turismo Integrado 30
Turismo Interdisciplinar 30

Carga Horária Total: 2.880 Horas-Aula (2.400 horas)

Localidades

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