Sobre o curso de Turismo da UNIP
Atos Regulatórios
1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento
CAMPINAS | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 948 de 30/08/2021 publicada em 31/08/2021 |
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 212 de 25/06/2020 publicada em 07/07/2020 |
JUNDIAÍ | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 168 de 25/02/2021 publicada em 26/02/2021 |
SANTOS | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017 |
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 168 de 25/02/2021 publicada em 26/02/2021 |
SOROCABA | Reconhecimento Portaria n. 890 de 29/12/2016 publicada em 30/12/2016 |
TATUAPÉ | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 212 de 25/06/2020 publicada em 07/07/2020 |
VERGUEIRO | Renovação de Reconhecimento Portaria n. 212 de 25/06/2020 publicada em 07/07/2020 |
2. Conceitos do Curso
CURSO | CAMPUS | ANO DA AVALIAÇÃO | CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2004 |
---|---|---|---|
TURISMO | BRASÍLIA | 2006 | SC |
TURISMO | CAMPINAS | 2022 | 2 |
TURISMO | CHÁCARA | 2015 | 3 |
TURISMO | GOIÂNIA | 2006 | SC |
TURISMO | JUNDIAÍ | 2015 | 3 |
TURISMO | MARQUÊS | 2015 | 4 |
TURISMO | PARAÍSO / VERGUEIRO | 2022 | 3 |
TURISMO | SANTOS | 2022 | 3 |
TURISMO | SÃO JOSÉ DOS CAMPOS | 2012 | 5 |
TURISMO | SOROCABA | 2018 | SC |
TURISMO | TATUAPÉ | 2022 | 3 |
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
1. Objetivos do curso de Turismo
O Curso de Bacharelado em Turismo tem como objetivo geral: Habilitar o aluno a exercer as atividades ligadas ao planejamento, organização, gerenciamento e execução de ações que envolvem o Turismo, com espírito crítico, de modo a contribuir para a sociedade, desenvolvendo atividades de pesquisa, valorizando os conhecimentos adquiridos no decorrer do Curso.
Para atender e atingir esse objetivo, o Curso está centrado na formação de bacharéis com sólidas bases acadêmicas, científicas e tecnológicas, inerentes ao seu campo de atuação e voltadas ao preparo dos profissionais para o efetivo desempenho de múltiplas relações, conforme as especificidades de cada organização.
Os profissionais de Turismo deverão desenvolver competências e habilidades, para contribuir com a manutenção e o funcionamento harmônico das interfaces administrativas, para gerenciar o fluxo de informações e desenvolver metodologias capazes de diagnosticar conflitos, reduzir resistências à mudança, reeditar a importância da concepção empreendedora da empresa e portar-se com dignidade e discrição.
Ao final do Curso, os egressos deverão estar habilitados a atuar profissionalmente no ambiente executivo das organizações, assessorando os centros decisórios, analisando situações, agindo e antecipando-se aos fatos, propondo alternativas de solução e facilitando o processo decisório. Essa proposta se apresenta consoante à Resolução CNE/CES nº 13, de 24/11/2006, que estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Turismo. Faça sua inscrição no curso de Turismo da UNIP!
2. Atividades Principais
A integração disciplinar proposta pelo Curso de Turismo da UNIP possibilita análise dos objetos de estudo sob diversos olhares, constituindo-se questionamentos permanentes que permitam a (re) criação do conhecimento. A interdisciplinaridade, entendida como esforço que busca a visão global como superação do pensar simplificador e fragmentador da realidade, como forma de administrar a ótica pluralista das concepções de ensino, do saber e da prática.
A integração interdisciplinar ocorre no Curso de Turismo do primeiro ao último semestre através de uma proposta que integra permanentemente suas disciplinas com atividades e estudos que estimulam a obtenção do conhecimento de forma ampla e integrada. Dentre as atividades do curso com esse propósito destacam-se o Inventário de Destinos Turísticos no 3º. semestre; Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal no 4º. semestre; Estudo de Viabilidade de Empresas Turísticas no 5º. Semestre; Plano de Negócios: Empresas Turísticas no 6º. semestre), oferece ao aluno uma visão do conjunto do Sistema de Turismo e que possibilite a sua atuação no mercado de trabalho nas áreas de planejamento e gestão.
Nos 3º e 4º semestres do Curso, os alunos elaboram um trabalho de pesquisa, sendo o resultado apresentado em forma de monografia. O objetivo é preparar o aluno para o trabalho em equipe, a partir de uma perspectiva científica que integre os campos teóricos e práticos, a fim de que o aluno tenha condições de elaborar o planejamento de um destino turístico e que esteja capacitado para desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso dentro de uma perspectiva interdisciplinar.
Para a realização do Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal cada disciplina do semestre fica responsável pela elaboração da pesquisa pertinente ao seu conteúdo, exemplificando: no 3º semestre: Hotelaria e Serviços, responsável em levantar os meios de hospedagem e Alimentos e Bebidas em levantar os equipamentos de alimentos e bebidas do município. Cabe à disciplina de Inventário de Destinos Turísticos trabalhar com as metodologias existentes de inventário turístico, como a do Ministério do Turismo e/ou da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, reunindo as informações obtidas em sua própria disciplina e nas disciplinas supracitadas em um único documento, o qual servirá de base para a elaboração do diagnóstico e prognóstico a ser realizado no decorrer da disciplina de Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal, no 4º semestre, responsável pela função de coordenação do trabalho.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é coordenado pela disciplina de Estudo de Viabilidade de Empresas Turísticas (5º Semestre) e de Plano de Negócios: Empresas Turísticas (6º Semestre). Nesse caso, cada disciplina do semestre (5° e 6° semestres) fica responsável pela elaboração da pesquisa e análise de viabilidade de seu conteúdo específico pertinente, exemplificando: Gestão em Empresas Turísticas, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas no Turismo e Hotelaria, Marketing e Serviços de Hospitalidade. O trabalho tem duração de dois semestres e a disciplina de Plano de Negócios de Empresas Turísticas é a responsável pela função de coordenação do trabalho e avaliação do resultado por meio de trabalho de conclusão de Curso escrito e banca examinadora da apresentação do mesmo trabalho realizada pelos alunos.
A preparação efetiva e apropriada será obtida com aulas teóricas e práticas nos nossos mais variados laboratórios (Laboratórios de Hospedagem, Recepção e Alimentos & Bebidas do Mini-Hotel UNIP, Laboratório Multidisciplinar de Nutrição e Dietética e Laboratório de Turismo), seminários, pesquisas (interdisciplinares), atividades práticas supervisionadas, trabalhos em grupo, estudos de casos, visitas técnicas, atividades com situações-problema, trabalhos de conclusão de curso (TCC), estágio e atividades complementares, estudos disciplinares; ou seja, todo um conjunto de ações que objetiva tornar o aluno apto a atuar nas diversas áreas associadas ao mercado de turismo.
3. Mercado de Trabalho
O Bacharel em Turismo formado pela UNIP está habilitado a atuar em diversos segmentos tradicionais e emergentes relacionados ao mercado turístico existente no Brasil e no exterior, tais como:
- Meios de hospedagem: empresas relacionadas à acomodação em geral e em diversas categorias como: pousada, albergue, flat, colônia de férias, motéis, shopping e, ainda em hospitais;
- Empresas de transportes: nas diversas modalidades, aéreo, terrestre e aquaviário e, ainda, nas empresas locadoras de veículos;
- Agenciamento de viagens: em agências de turismo, operadoras, representações;
- Gastronomia: como restaurantes, bares, boates, fast food, sorveterias, casas de show, catering, cruzeiros marítimos, hotéis, empresas, parques temáticos, eventos, clubes e similares;
- Micro cervejarias: produção de cervejas artesanais, loja de matérias-primas, cervejaria-escola e restaurantes;
- Lazer e entretenimento: com atividades de animação/recreação em clubes, parques temáticos, eventos, empresas de entretenimento, agências, cruzeiros marítimos, hotéis, colônias de férias;
- Planejamento e organização de Eventos: empresas organizadoras para feiras, congressos, exposições de caráter regional, nacional, internacional ou similares, departamento de eventos em hotéis e navios; setor de eventos em empresas, clubes, buffets, cerimonial;
- Área de hospitalidade: atuação no núcleo turístico em atividades de caráter hospitaleiro;
- Setor Cultural: como museus, galerias de arte, musicais etc.;
- Órgãos Oficiais de Turismo: atuação em planejamento e em programas estabelecidos por uma política de turismo, fomento, pesquisa e controle de atividades turísticas. Ex. Ministério do Turismo, Secretarias Estaduais e Municipais de Turismo;
- Área de consultoria: atuação em pesquisa e/ou em planejamento turístico;
- Marketing e vendas turísticas;
- Educação e Treinamento: cursos de graduação, especialização, extensão, atualização e cursos livres;
- Área de Publicação: empresas e/ou instituições de ensino para atuação em editoração específica; escritor de textos para jornais e revistas especializadas;
- Especialização em mercado segmentado: turismo ecológico, social, infanto/juvenil, para idosos, deficientes físicos, de negócios, segmentos étnicos ou culturais em geral, outros;
- Pesquisa: centros de informação e documentação;
- Tecnologia da informação: conhecendo e explorando os vários sistemas de reservas principalmente nas áreas de hotelaria, agenciamento e transportes, os sistemas de back office, utilização da internet como ferramenta de trabalho e divulgação de produtos;
- Outros empreendimentos: Plataformas de Petróleo, em setores como traslado, hospedagem, alimentação, receptivo, recepção de escritórios etc.;
- Outros ramos de conhecimento humano: algumas áreas novas quando tomadas em uma dimensão mais ampla, estão surgindo, como a geração de banco de dados para o Turismo, a tradução e interpretação dirigidas para o setor, instituições culturais, informática aplicada ao turismo, entre outras.
4. Práticas
Um dos destaques do Curso de Turismo da UNIP é a variedade de espaços cuidadosamente preparados para o desenvolvimento das diversas atividades práticas previstas no decorrer do Curso, dentre esses espaços destacam-se:
- Laboratório de Turismo e Eventos
- Laboratório de Idioma e Informática
- Laboratórios de Alimentos e Bebidas e de Gastronomia (Mini-hotel)
- Laboratórios de Hospedagem e Recepção (Mini-hotel)
- Laboratório Multidisciplinar de Nutrição e Dietética
As atividades práticas são outro diferencial do Curso de Turismo da UNIP . Essas atividades ocorrem desde o primeiro semestre e todas são desenvolvidas a partir dos conceitos teóricos explicados no decorrer das disciplinas relacionadas e contam com a orientação e acompanhamento de docentes totalmente habilitados para desenvolver eventos e trabalhos que impressionam pela inovação, qualidade e profissionalismo.
Dentre essas atividades destacam-se:
- Plano de Desenvolvimento Turístico
- Participação e Organização de Eventos de Turismo
- Planejamento e Marketing de Destinos e Produtos Turísticos
- Plano de Negócios para Empresas de Turismo e Hospitalidade
- Jornada de Turismo
- Visitas Técnicas em empresas e destinos turísticos
- Dia da Recreação
- Evento Social Comunitário
- Iniciação Científica
- Monitoria
- Unidade de Estágio em Turismo
- Atividades Complementares
5. Duração
3 anos
6. Coordenador
- Modalidade Presencial: Prof. Dr. Fábio Pozati – fabio.pozati@docente.unip.br
7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP
Consulte o regimento geral da UNIP.
Observação: o PPC está disponível também nos polos de apoio presencial, no setor de atendimento e nas bibliotecas dos campi.
Disciplinas
Selecione uma modalidade para visualizar as disciplinas.
Unidades
Disciplinas | Docente | Contratação |
---|
Modalidade FLEX
Disciplinas | Docente | Contratação |
---|
Modalidade Digital (EAD)
Disciplinas | Docente | Contratação |
---|
Docentes
Encontre o nome de um docente na lista deste curso.
Modalidade Presencial | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
Título | Campus | Nome | Titulação | Formação (Graduação) | Formação (Maior) | Regime de Trabalho |
Curso: TURISMO - Campus: Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 3 - Cidade Universitária/Marginal Pinheiros - Referência: Maio/2024 | Marginal | FABIO POZATI | DOUTOR | TURISMO | GEOGRAFIA (ANÁLISE AMBIENTAL E DINÂMICA TERRITORIAL) | T I |
Curso: TURISMO - Campus: Paraiso - Referência: Maio/2024 | Paraiso | FABIO POZATI | DOUTOR | TURISMO | GEOGRAFIA (ANÁLISE AMBIENTAL E DINÂMICA TERRITORIAL) | T I |
Grade Curricular
Ingressantes 2024
Modalidade Presencial
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
---|---|
Alimentos e Bebidas | 60 |
Antropologia e Cultura Brasileira | 30 |
Atividades Complementares | 280 |
Atividades Práticas Supervisionadas | 480 |
Cadeia Produtiva e Rede | 60 |
Ciências Sociais | 30 |
Comportamento do Consumidor no Turismo | 30 |
Comunicação e Expressão | 30 |
Contabilidade em Hospitalidade | 30 |
Desenvolvimento Sustentável (Optativa) | 20 |
Direitos Humanos | 20 |
Economia e Política Internacional | 30 |
Educação Ambiental | 20 |
Espaço Geográfico Brasileiro | 30 |
Estágio Supervisionado | 240 |
Estudo de Viabilidade Empresas Turísticas | 60 |
Estudo do Espaço Urbano e Rural | 30 |
Estudos Disciplinares | 220 |
Filosofia, Comunicação e Ética | 30 |
Fundamentos do Turismo | 60 |
Gastronomia Regional Brasileira | 60 |
Gestão de Pessoas em Turismo e Hotelaria | 30 |
Gestão em Empresas Turísticas | 30 |
Gestão Financeira | 30 |
História e Patrimônio Cultural | 60 |
Homem e Sociedade | 30 |
Hospitalidade, Ambiente e Globalização | 60 |
Hotelaria e Serviços | 30 |
Inglês Instrumental | 30 |
Interpretação e Produção de Textos | 30 |
Inventário de Destinos Turísticos | 30 |
Lazer, Entretenimento e Recreação | 30 |
Legislação Turística e Hoteleira | 30 |
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS | 20 |
Marketing e Serviços de Hospitalidade | 30 |
Marketing Pessoal (Optativa) | 20 |
Metodologia do Trabalho Acadêmico | 30 |
Métodos de Pesquisa | 30 |
Noções de Estatística | 30 |
Planejamento de Cardápios e Serviços | 60 |
Planejamento e Organização de Eventos | 30 |
Planejamento e Políticas Públicas | 30 |
Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal | 30 |
Plano de Negócios: Empresas Turísticas | 30 |
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência | 20 |
Supervisão do Estágio Acadêmico | 60 |
Teorias e Técnicas da Comunicação | 30 |
Tópicos de Atuação Profissional - Turismo | 30 |
Transportes e Agência de Viagem | 60 |
Turismo e Tecnologia | 30 |
Turismo Integrado | 30 |
Turismo Interdisciplinar | 30 |
Carga Horária Total: 2.880 Horas-Aula (2.400 horas)
Localidades
Digite o CEP para verificar a UNIP mais próxima e se inscrever.