Doutorando em Odontologia recebe prêmio do Massachusetts Institute of Technology

Aluno do Doutorado em Odontologia da UNIP, Rodrigo Salazar Gamarra, orientando do professor doutor Luciano Lauria Dib, recebeu um prêmio do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos, por ter desenvolvido um método de construção de próteses em impressoras 3D.

O doutorando, de 30 anos, ganhou a distinção da famosa revista MIT Technology Review in Spanish, que reconhece projetos inovadores para resolver problemas sociais. Os prêmios são concedidos a 35 pessoas, com menos de 35 anos, nas categorias de pioneiro, visionário, inventor, humanitário e empreendedor. Rodrigo Salazar foi agraciado na categoria de Inovadores Humanitários menores de 35 América Latina 2018, por abordar o problema de pessoas que sofreram mutilação do rosto devido ao câncer, acidente ou má-formação congênita.

A prática tradicional de reabilitação é, geralmente, de alto custo, já a desenvolvida pelo cirurgião é barata e eficiente. Capturando fotografias das partes afetadas dos pacientes pelo celular, é criado um modelo tridimensional para a produção da prótese. O uso de software livre e com código aberto torna possível evitar altos custos de produção. 'A falta de cobertura pelos programas de saúde, privados e públicos, afeta o paciente, especialmente levando em conta que o câncer de cabeça e pescoço e maxilofacial tem as maiores taxas de suicídio entre todos os cânceres', salienta Rodrigo Salazar.

O pesquisador vem desenvolvendo seu projeto em parceria com o Instituto Mais Identidade desde quando cursava o Mestrado em Odontologia na Universidade Paulista – UNIP. 'Tudo o que pode otimizar um sistema de saúde, ou reduzir o gasto público excessivo, não é apenas importante, é uma necessidade social', destaca Salazar, acrescentando ainda que a técnica já foi aplicada no Brasil, Chile, Colômbia, Egito, Estados Unidos, Índia, Peru e Uruguai.

 

Doutorando em Odontologia recebe prêmio do Massachusetts Institute of Technology

Doutorando em Odontologia recebe prêmio do Massachusetts Institute of Technology