Resumo:
Estudo da moda no Brasil, nos anos 90, como fenômeno sócio-cultural, meio de expressão de uma época e fonte econômica e de produção de conhecimento e, sobretudo como processo de geração, organização, transmissão e uso da informação. A metodologia tem por fundamento a teoria atoe-rede de Bruno-Latour aplicando o conceito de centro de cálculo. A pesquisa empírica repousa em três instâncias da produção de moda: um laboratório de P&D aqui representadopelo SENAI/CETQT, o ataliê do estilista Ronaldo Fraga e o evento Morumbi Fashion. Brasil. A pesquisa permitiu identificar o fluxo de comunicação e informação na moda caracterizado por intensa atividade de pesquisa e monitoramento das tendências de moda, a partir da análise de informação, documentos e informação produzidos, entre os quais: o caderno de tendências e a cartela de cores do CETIQT, passando pelo catálogo ou scrapt books, clippings de imprensa do estilista e o evento Morumbi Fashion Brasil que evidencia uma rede de informação reunindo patrocinadores (indústria e comércio), produtores (profissionais da moda), criadores(estilistas), apresentadores(modelos), divulgadores(jornalistas e assessores de imprnsa) e compradores (lojistas).