Habilidades sociais e saúde: evidências e intervenções

Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental

Ementa
Fatores de proteção e risco à Saúde Mental: conceito. Os determinantes sociais da Saúde Mental: aspectos teóricos e conceituais.  Conflitos e violência nas relações interpessoais na Saúde. Habilidades Sociais: conceitos. Competência social e moral em contextos de Saúde. Programa de promoção das habilidades sociais: práticas e evidências científicas.
Bibliografia
ALVES, Ana Alexandra Marinho; RODRIGUES, Nuno Filipe Reis. Determinantes sociais e económicos da Saúde Mental. Revista Portuguesa de Saúde Pública, v. 28, n. 2, p. 127-131, 2010.
ARGYLE, Michael. Social skills and health (psychology revivals). Routledge, 2013.
BRONFENBRENNER, Urie; EVANS, Gary W. Developmental science in the 21st century: Emerging questions, theoretical models, research designs and empirical findings. Social development, v. 9, n. 1, p. 115-125, 2000.
CAMPOS, L. Resiliência e habilidades sociais: reflexões acerca de suas articulações e seus desdobramentos na escola e na vida. 1ª ed, Curitiba: Appris, 2014.
EVANS, Gary W. The built environment and mental health. Journal of urban health, v. 80, n. 4, p. 536-555, 2003.
EVANS, Steven W.; AXELROD, Jennifer L.; SAPIA, Jennifer L. Intervenções eficazes de saúde mental baseadas na escola: avançando o paradigma de treinamento de habilidades sociais. Revista de saúde escolar , v. 70, n. 5, pág. 191-194, 2000.
COHEN, Sheldon. Social relationships and health. American psychologist, v. 59, n. 8, p. 676, 2004.
COIMBRA, S. FONTAINE, A.M.V.G. Resiliência e habilidades sociais: reflexões conceituais e práticas para uma nova geração. In: Habilidades Sociais: diálogos e intercâmbios sobre pesquisa e prática. Del Prette et al. (orgs), Novo Hamburgo: Synopsis, p. 186-220, 2015.
DELL`AGLIO, D. D.; KOLLER, S. H.; YUNES, M. A. M. Resiliência e Psicologia Positiva: Interfaces do Risco à Proteção. São Paulo: Casa do psicólogo, p.19-447, 2006.
DUTRA-THOMÉ, Luciana et al. O Impacto de Fatores Protetivos e de Risco na Autoestima e Autoeficácia de Adultos Emergentes nas Cinco Regiões Brasileiras.
GRESHAM, Frank M. et al. Social skills training for children and youth with emotional and behavioral disorders: Validity considerations and future directions. Behavioral Disorders, v. 30, n. 1, p. 32-46, 2004.
LAWSON, Gwendolyn M. et al. The core components of evidence-based social emotional learning programs. Prevention Science, v. 20, p. 457-467, 2019.
LEME, Vanessa Barbosa Romera et al. Habilidades sociais e prevenção do suicídio: Relato de experiência em contextos educativos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 19, n. 1, p. 284-297, 2019.
LEME, Vanessa Barbosa Romera et al. Habilidades sociais e o modelo bioecológico do desenvolvimento humano: análise e perspectivas. Psicologia & Sociedade , v. 28, p. 181-193, 2015.
LOUREIRO, Luís Manuel de Jesus et al. Literacia em saúde mental de adolescentes e jovens: conceitos e desafios. Revista de enfermagem Referência, v. 3, p. 157-166, 2012.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. A produção de conhecimentos na interface entre as ciências sociais e humanas e a saúde coletiva. Saúde e Sociedade, v. 22, p. 21-31, 2013.
SALLIS, James F.; OWEN, Neville; FISHER, E. Ecological models of health behavior. Health behavior: Theory, research, and practice, v. 5, p. 43-64, 2015.
SILVA, Manuela; LOUREIRO, Adriana; CARDOSO, Graça. Social determinants of mental health: a review of the evidence. The European Journal of Psychiatry, v. 30, n. 4, p. 259-292, 2016.