Processo Seletivo - Vagas Remanescentes

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

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Ano Letivo de 2025 (Primeiro semestre)

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção comunica a abertura das inscrições para o processo seletivo de candidatos, nos níveis de Mestrado e Doutorado, visando o preenchimento de vagas remanescentes para o primeiro semestre do ano letivo de 2025. O período de inscrições é de 26 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.

A inscrição será realizada somente on-line.

O candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

  1. Cópia da Cédula de Identidade (preferencialmente) ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
  2. Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
  3. Cópia do CPF;
  4. Cópia do Histórico Escolar do(s) curso(s) de graduação;
  5. Cópia frente e verso do(s) Diploma(s) do(s) curso(s) de graduação, registrado, de curso reconhecido pelo MEC;
  6. Cópia do Histórico Escolar do curso de Mestrado, para candidatos ao Doutorado;
  7. Cópia frente e verso do Diploma do curso de Mestrado, para candidatos ao Doutorado;
  8. Curriculum Vitae documentado (de preferência, Lattes);
  9. Taxa de Inscrição (*);
  10. Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
  11. Cópia da dissertação do Mestrado, em formato PDF, para candidatos ao Doutorado.

(*) A taxa de inscrição deverá ser paga por boleto bancário gerado no término do preenchimento da ficha de inscrição on-line.

Em caso de qualquer problema relacionado à geração ou pagamento do boleto, recomenda-se entrar em contato diretamente com a Secretária do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção.

O valor da inscrição não será reembolsado caso o candidato não seja classificado para alguma etapa do processo seletivo.

O Candidato deverá também:

l) Manifestar, em declaração anexa aos documentos, a opção por uma Linha de Pesquisa e um Projeto de Pesquisa do Programa.
m) Elaborar um texto descrevendo as principais contribuições que poderá dar ao Projeto de Pesquisa escolhido. O texto, com no máximo 04 (quatro) páginas, será a proposta do Projeto de Pesquisa do candidato e deverá conter:

  • nome;
  • descrição da contribuição;
  • justificativa, isto é, qual a importância da contribuição e aderência ao Projeto do Programa;
  • descrição sucinta das atividades necessárias para se implementar a contribuição ao Projeto de Pesquisa do Programa;
  • cronograma das atividades;
  • referências bibliográficas, de acordo com as normas da ABNT.

n) O candidato ao Doutorado, além de elaborar o texto mencionado no item anterior, deverá apresentar sua proposta oralmente durante a entrevista, preferencialmente com o auxílio de projeção. A apresentação deverá ter duração estimada de 10 minutos.
o) A proposta apresentada pelo aluno é orientativa e não necessariamente definitiva.

Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:

p) Cópia do Registro Nacional Migratório (RNM) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
q) Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa (http://portal.inep.gov.br/celpebras). Poderá ser aceito o protocolo de inscrição no exame.

Os candidatos que cursaram graduação ou Mestrado em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:

r)Cópia do histórico escolar e do diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil;
s)Cópia do histórico escolar e do diploma de Mestrado, devidamente reconhecido por programa brasileiro reconhecido pela CAPES, para os candidatos ao Doutorado.

Não serão aceitas inscrições com entrega parcial da documentação e que não atendam rigorosamente ao estabelecido neste Edital.

Os candidatos deverão enviar as cópias digitais da documentação listada, em formato PDF, para o e-mail: ppgep@unip.br e aguardar a confirmação de recebimento. Só serão aceitas as cópias legíveis e em tamanhos originais.

Em caso de aprovação no processo seletivo, todos os documentos deverão ter seus originais apresentados no ato da matrícula.

A seleção do Mestrado e Doutorado compreende:

Etapa I - Eliminatória
A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o envio da documentação completa no prazo estipulado.
A validação é feita por e-mail de confirmação enviado ao candidato

Etapa II - Prova Escrita
Apenas para os candidatos com a inscrição validada na Etapa I

Etapa III - Entrevista
Entrevista e apresentação dos Projetos de Pesquisa para os candidatos que compareceram à Etapa I.

IMPORTANTE:
1- O candidato que não comparecer a qualquer etapa do processo seletivo, mesmo que por motivo devidamente justificado, estará desclassificado. 2- Para assegurar sigilo e igualdade de oportunidades, é fundamental a atenção e obediência às solicitações de documentos e conteúdos, rigorosamente nos prazos previstos. 3- As etapas do Processo de Seleção serão realizadas à distância, por meio de videoconferência ou outra tecnologia de transmissão síncrona de som e imagem. 4- A aprovação no processo seletivo está sujeita à análise da Comissão de Seleção, que possui total autonomia para decidir sobre a aceitação ou não de qualquer candidato. Todas as decisões da Comissão são soberanas e irrevogáveis, baseando-se nos critérios estabelecidos pelo edital e em seu julgamento criterioso. Portanto, não serão divulgadas as razões pelas quais os candidatos foram ou não selecionados. 5- Os casos omissos neste edital serão resolvidos, em primeira instância, pelo Coordenador; em segunda instância, pelo Colegiado; e, por último, pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

ETAPA I - INSCRIÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS
De 26 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.
A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o envio da documentação completa no prazo estipulado.

ETAPA II - EXAME DE SELEÇÃO - Prova Escrita
Dia 03 de fevereiro de 2025 (segunda-feira), das 09 às 12 horas – Prova escrita.
O link para a prova escrita on-line será enviado por e-mail aos candidatos selecionados para esta Etapa.

ETAPA III – ENTREVISTAS PARA OS CANDIDATOS APROVADOS NAS ETAPAS I E II
Dia 04 de fevereiro de 2025 (terça-feira), das 09 às 12 horas e das 13h30min às 17 horas - Entrevista e apresentações dos Projetos de Pesquisa.

A entrevista terá duração de, aproximadamente, 20 minutos e será realizada por meio de videoconferência, de acordo com horários previamente divulgados.
Os candidatos serão avaliados a partir dos seguintes critérios: a. Currículo Lattes; b. experiência profissional; c. motivações; d. relevância da contribuição acadêmica e científica presente na proposta do projeto de pesquisa enviado; e. aderência a uma das linhas de pesquisa e a um dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes.

RESULTADO DE SELEÇÃO
Dia 05 de fevereiro de 2025 (quarta-feira), a partir das 18 horas – Divulgação dos aprovados.

As matrículas deverão ser feitas, pessoalmente, na Secretaria do Programa, nos dias 06 e 07 de fevereiro de 2025, ocasião em que o candidato deverá:

  1. Apresentar os seguintes documentos originais:
    1. Diploma do Curso de Graduação, registrado;
    2. Histórico Escolar do Curso de Graduação;
    3. Diploma do Curso de Mestrado, registrado (apenas para doutorado);
    4. Histórico Escolar do Curso de Mestrado (apenas para doutorado);
    5. Carteira de Identidade;
    6. CPF;
    7. Certidão de Nascimento ou Casamento;
    8. 2 fotografias 3x4 (recente).

    Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:

    i) Registro Nacional Migratório (RNM) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
    j) Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa. Poderá ser aceito o protocolo de inscrição no exame.

    Os candidatos que cursaram graduação ou Mestrado em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:

    k) Histórico escolar e do diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil;
    l) Histórico escolar e do diploma de Mestrado, devidamente reconhecido por programa brasileiro reconhecido pela CAPES, para os candidatos ao Doutorado.

    2- Assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;

    3- Fazer a escolha das disciplinas a serem cursadas no semestre;

    4- Retirar o boleto para pagamento da matrícula.

Endereço da Secretaria de Pós-Graduação (Stricto Sensu) da UNIP:
Rua Doutor Bacelar, 1212 – 4º andar – Vila Clementino – São Paulo – SP
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h30min (exceto feriado)
Secretária do Programa: Marcia Nunes
Telefone: (011) 5586-4145

INÍCIO DAS AULAS
Dia 10 de fevereiro de 2025 (segunda-feira)

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção disponibiliza bolsas PROSUP oferecidas pela CAPES. O Edital de Seleção para o primeiro semestre de 2025 pode ser acessado na página do Programa, na seção Candidato/Aluno/Egresso > Seleção de Bolsas PROSUP/CAPES. Para mais detalhes, acesse o link: https://www.unip.br/cursos/pos_graduacao/strictosensu/eng_producao/assets/download/eng_edital_PROSUP_2025-1.pdf.