Tecnologia, Informação, Qualidade e Conhecimento na Produção

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

Ementa

Conceituar tecnologia e apresentar sua evolução. Estudar as diversas abordagens da tecnologia conforme os escopos: desenvolvimento, competitividade, qualidade, aumento de produção, redução de custos e conhecimento.  Analisar formatos e adaptações de empresas para aportes tecnológicos como estratégias, aprendizado, aquisição e difusão. Estudar organizações que operam em bases tecnológicas, flexíveis e integradas, na forma de redes produtivas, consórcios modulares e condomínios industriais.
Evolução da qualidade. Definições, dimensões e visões dos especialistas. Qualidade e produtividade. Competitividade. Ferramentas para melhoria da qualidade. Custos da qualidade. Qualidade em serviços. Aspectos estatísticos da qualidade. Modelos de gestão: ISO 9001, ISO 14001, PNQ. Sustentabilidade. Gestão do Conhecimento.  Aplicação dos conceitos da qualidade em logística e redes de empresas.

Bibliografia

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, NBR 16001.
BERSSANETI, F.T.; BOUER, G. Qualidade - Conceitos e Aplicações em produtos, projetos e processos. São Paulo: Blucher, 2013.
CORREA, H.L. Gestão de Redes de Suprimento – Integrando Cadeias de Suprimento no Mundo Globalizado. São Paulo: Atlas, 2010.
COSTA NETO, P. L. O. (Org.) Qualidade e Competência nas Decisões. São Paulo: Blucher, 2007.
COSTA NETO, P. L. O. e CANUTO, S. A. Administração com Qualidade. São Paulo: Blucher, 2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa de Inovação  Tecnológica:  2008.  Rio  de  Janeiro:  IBGE/Coordenação  de  Indústria,  2010. 
KIM, L.; NELSON, R. R. Tecnologia, aprendizado e inovação: As experiências das economias de industrialização recente. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.
PRAHALAD, C.K. et al. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados do amanhã. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2005.
REIS, J.G.M.; COSTA NETO, P.L.O.; VENDRAMETTO, O.; MOLLO NETO, M. Qualidade em Redes de Suprimentos: a Qualidade aplicada ao Supply Chain Management. São Paulo: Atlas, 2014.
TAKAHASHI, S.  et al. Gestão de Inovação de Produtos: Estratégia, processo e conhecimento. Rio de Janeiro: Elsevier/ Campus, 2007.
TIGRE, P.B. Gestão da Inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
TOLEDO, J.C.; BORRÁS, M.A.A.; MERGULHÃO, R.C.; MENDES, G.H.S. Qualidade - Gestão e Métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2013.