Dimensões Técnicas e Administrativas do Planejamento e Controle da Produção

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

Ementa

Estruturas administrativas e técnicas do planejamento e controle da produção: convencional (Piramidal) e contemporânea (Matricial). Influências dos sistemas de manufatura: massa; enxuta; customização em massa; responsiva; ágil e produção mais limpa. Incidências e perturbações no planejamento e controle da produção. Alinhamentos do planejamento e controle da produção: manutenção; qualidade. Redes intra e interorganizacionais: conectividade e densidade; protocolos entre atores; PCP como centralidade de uma rede.

Bibliografia

SOUZA, J.B. Atributos para a seleção das tarefas da função manutenção: um enfoque intraorganizacional em aciarias. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção)- Universidade Paulista, São Paulo, 2012.
FUSCO, J.P.A.; SACOMANO, J.B. Operações e gestão estratégica da produção. São Paulo: Arte & Ciência, 2003. 296 p.
KYRILLOS, S.L. Fatores determinantes para o planejamento e controle da produção em redes de empresas: estudo exploratório em unidades de negócio do setor metal-mecânico. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção)- Universidade Paulista, São Paulo, 2011.
MILREU, F.J.S. Estratégias, fatores e atributos para a estruturação do planejamento e controle da produção em redes de empresas. 2011. 210 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção)- Universidade Paulista, São Paulo, 2011.
SACOMANO NETO, M. Redes: difusão de conhecimento e controle – um estudo de caso na indústria brasileira de caminhões. 2004. 259f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.   
LAZZARINI, S.G. Empresas e Rede. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 86 p.
VOLLMANN, T.E.; Berry,W.; WHYBARK, F.R. Sistemas de Planejamento e Controle da Produção para a Cadeia de Suprimentos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.