Dissertações Defendidas - 2023

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Título: A busca pela reeleição: a campanha permanente de Jair Bolsonaro na rede social Twitter

Autor(a): José Eduardo Cruz Vieira
Orientador(a): Carla Montuori Fernandes
Data da defesa: 08/02/2023

Esta dissertação estuda o perfil do então Presidente da República, Jair Bolsonaro, na rede social Twitter, a fim entender de que forma são aplicadas, na plataforma, as estratégias de Campanha Permanente, que buscam, concomitantemente, garantir a comunicação com seus governados e com apoiadores, prestação de contas e marketing político além de promover sua busca pela reeleição no pleito de 2022. O período analisado compreende todos os tuítes desde 1º de janeiro a 30 de setembro de 2020, observando as formas de gerenciamento da pandemia em seu estágio inicial no Brasil, em contraste com o período imediatamente anterior, bem como observa as formas de enquadramentos utilizadas pelo ex-Presidente, privilegiando ações e ideologias em detrimento de outras, tais como o próprio combate à pandemia. Foram coletados 2.202 tuítes. A metodologia utilizada é a Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin. É de suma importância verificar como o ex- Presidente se comunicou pelo Twitter, uma vez que utiliza as plataformas digitais como ligação direta entre o governante e o governado, de forma a contestar informações advindas dos veículos midiáticos tradicionais.

Palavras-chave: Campanha Permanente, Comunicação Política, Jair Bolsonaro, Presidente, Twitter
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia, cultura e memória.

Título: O marketing da fome: As dietas do jejum como nova estratégia de estímulo à anorexia

Autor(a): Maria Solange Moreira de Moura
Orientador(a): Profa. Dra. Malena Segura Contrera
Data da defesa: 27/02/2023

Resumo em Português (resumo estruturado com, no máximo, 500 (quinhentas) palavras): Esta dissertação realiza um estudo de caso do perfil da digital influencer Maíra Cardi, tendo como principal corpus sua página no Instagram. O período analisado foi de janeiro a julho de 2021. O objetivo foi analisar se é realizado, e como é realizado, o estímulo pela busca do corpo magro e adequado aos padrões estéticos induzidos pelo mercado capitalista de consumo, inserido no movimento da mídia eletrônica, sobretudo, por meio das práticas de jejum. O foco teórico da reflexão buscou apresentar um paralelo entre o jejum e os sintomas anoréxicos convencionais, conforme apresentados pela Sociedade Brasileira de Metabologia, sob o pretexto de se obter resultados rápidos na busca de emagrecimento e de adequação do corpo feminino ao padrão estético do corpo magro vigente na sociedade midiática. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso e análise de conteúdo de Internet, e as ferramentas teóricas utilizadas para a reflexão apresentada centraram-se nos estudos da Teoria da Mídia e da Imagem e do Imaginário, em diálogo com alguns conceitos advindos da Psicologia.

Palavras-chave: Jejum. Anorexia, Mídia, Digital influencer.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e Estudos do Imaginário

Título: Lives musicais: um estudo sobre o entretenimento nas plataformas digitais

Autor(a): Camila Alves Rodrigues
Orientador(a): Prof. Dr. Antonio Adami
Data da defesa: 06/03/2023

Nos últimos anos, as plataformas de mídias sociais têm movimentado o campo das mídias, permitindo aos usuários criar, compartilhar e assistir vídeos ao vivo, representando uma verdadeira revolução. Esta dissertação tem como objetivo analisar a importância das lives e sua relevância durante a pandemia do coronavírus a partir de 2020. Para isso, a pesquisa aprofunda-se, primeiramente, no conceito de lives e, em seguida, explora como o Instagram, Twitter, Youtube, Facebook e Tik Tok se inserem nesse cenário. Em particular, serão examinadas as plataformas Youtube e Instagram. A abordagem adotada é qualitativa, enfocando fenômenos sociais relacionados ao advento das redes sociais. A base teórica considera as análises de LUPINACCI, CHION, DICKMAN & POLI, IZEI, JENKINS, MORAIS & ARAÚJO BRITO, entre outros, e é composta por artigos científicos, artigos de cunho jornalístico, livros, artigos acadêmicos na internet e teses e dissertações relacionados ao tema. A metodologia utilizada pressupôs leitura de textos de cunho bibliográfico e também análise de entrevistas cedidas por expoentes empresários do setor e acadêmicos. Conclui-se que ainda há muito a explorar nas lives musicais, e a questão das transmissões ao vivo e da interatividade cria um novo paradigma para a área de comunicação, uma vez que essas ferramentas sempre foram alvo de interesse das mídias convencionais.

Palavras-chave: Lives musicais. Eventos. Entretenimento. Plataformas digitais.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:Mídia, cultura e memória

Título: Patriarcado na produção audiovisual: Análise do filme “Um Homem de Sorte” na perspectiva das masculinidades

Autor(a): Luiz Carlos Paloschi
Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Miklos
Data da defesa: 19/06/2023

Esta dissertação tem por objetivo investigar a noção de masculinidade vascularizada e difundida na mídia eletrônicas, visando mapear a construção simbólica e imaginária das masculinidades no contexto cultural patriarcal. Considera-se a masculinidade, um conjunto de comportamentos e valores de gênero, comumente associados a meninos e homens que são construídos e reforçados por instituições sociais (família, escola, igreja, trabalho, mídia). O corpus do estudo é a narrativa do filme “Um Homem de Sorte” (2018) dirigido por Bille August e distribuído, no Brasil, pala plataforma de streaming Netflix. O foco da análise abarca o personagem Per Sidenius (Esben Smed). A pergunta que motivou o estudo foi: “quais aspectos da masculinidade o personagem Per Sidenius performa? A metodologia empregada na análise decupou o filme em dez sequências. Posteriormente, fez-se uma revisão de literatura na qual conceitos como patriarcado (Lerner), masculinidade hegemônica (Connell), identidades masculinas (ONU Mulheres) e complexo paterno (Hollis) foram sistematizados. Por fim, a partir dos conceitos coletados na revisão de literatura procedeu-se à análise das dez cenas decupadas. Os resultados encontrados apontaram que o personagem do filme, performa três aspectos da masculinidade hegemônica: o patriarcado, a dominação sobre as mulheres e a ambição como capital viril. As narrativas midiáticas influenciam a construção do imaginário social que molda a identidade dos indivíduos e, ao mesmo tempo, são um reflexo das normas de conduta estabelecidas pela sociedade. A experiência de masculinidade é variável para cada pessoa ao longo da vida, no entanto, existem crenças enraizadas no imaginário social sobre ‘o que é ser homem’ que moldam as expectativas grupais, formatam narrativas e plasmam comportamentos que induzem um modelo de masculinidade machista, patriarcal e, por vezes, violento.

Palavras-chave: cultura midiática; patriarcado; masculinidade hegemônica; complexo paterno.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e Estudos do Imaginário

Título: Je me voyais déjà... A comunicação visual nas capas de discos de Charles Aznavour

Autor(a): Roberto Bispo dos Santos
Orientador(a): Profa. Dra. Heloísa de Araújo Duarte Valente
Data da defesa: 26/06/2023

Esta dissertação procura analisar as canções difundidas pelas mídias e configurada a partir de sua identidade visual: como é projetada/materializada a composição musical pelas artes concebidas para as embalagens que protegem os discos. Como estudo de caso, selecionou-se o repertório de Charles Aznavour, intérprete de carreira longeva e muito bem-sucedida, não apenas na França, mas internacionalmente, em particular no Brasil: sua influência na cultura, intérpretes e produção artística brasileira. Aznavour se destaca num período em que justamente o disco analógico conquista proeminência no mercado da cultura midiática, assim, levou-se em consideração não apenas o repertório em si, mas suas formas de existência. Em outras palavras, a canção das mídias. A pesquisa do repertório de canções de Aznavour foi realizada a partir de páginas digitais dedicadas à catalogação e comercialização de discos, tendo como modelo principal a Discogs. A partir de dados coletados no portal, apresenta-se a produção em caráter cronológico, por décadas, e geográfico: as artes do mesmo álbum podem ser diferentes em outros países, realizadas por outras gravadoras ou, provavelmente, porque em um determinado país Aznavour pode aparecer fumando e, em outro, esse tipo de imagem não é aparentemente “adequada”. Ao prosseguir pelos estudos, adotou-se seções por categorias que permitem identificar grupos de estilos, comportamentos do cantor e as gravadoras presentes em suas capas. Para desenvolver a análise, foram tomados autores como Dondis (2015). Mídia primária, secundária e terciária por Baitello Junior (2005). Como fontes e recursos para a análise das canções, Marcadet (2007); para análise de imagens, Pfutzenreuter (2022); semiótica e estudo de imagens, Santaella (1987 e 2017); paisagem sonora, Schafer (2012). Com isso, este trabalho pretende contribuir não apenas para os estudos da canção francesa, mas também para os estudos sobre a canção de forma mais ampla, abrindo novas frentes de pesquisa, sobre o universo das gravações de canções francesas e o design das capas com as funções das embalagens e logística pelo planeta.

Palavras-chave: canção francesa; Charles Aznavour; capas de disco; cultura midiática; comunicação visual.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Centro de Estudos em Música e Mídia

Título: Formas de ativismo entre os fãs de Anitta: internacionalização de carreira, crowdfunding e envolvimento político

Autor(a): Tathyane Filgueira Chaves
Orientador(a): Profa. Dra. Clarice Greco Alves
Data da defesa: 30/06/2023

Resumo em Português (resumo estruturado com, no máximo, 500 (quinhentas) palavras): O objetivo desta pesquisa é promover a reflexão analítica sobre ativismos realizados por comunidades de fãs de Anitta exemplificadas em três estudos de caso: internacionalização de carreira, crowdfunding e posicionamento político. Entende-se por ativismo de fã as ações que demonstrem a participação ativa dos fãs que movimentam as redes e aderem a determinada causa, associada a cultura participativa e a inteligência coletiva (Lévy, 1996), envoltos pela convergência dos meios de comunicação para compor a tríade mencionada por Jenkins (2009), apresentando o fã como protagonista. Esta pesquisa concentra-se nos fãs da artista pop Anitta. Muito já foi escrito sobre a cantora por diversas vertentes, seja o olhar para a empresária, a dançarina ou a marketeira. A proposta é observar as narrativas de outro ângulo, deslocando o foco dos ídolos para os fãs. Fãs que anseiam por informações sobre a vida da cantora ou notícias de bastidores sobre os próximos lançamentos musicais ou descobrir a opinião da funkeira sobre uma temática dos trending topics da internet. Anitta é uma explosão quando se fala em mídias sociais, a celebridade cresceu com a internet e apresenta números progressivos de visualizações a cada lançamento de seus videoclipes. Os fandoms de Anitta são tão envolvidos quanto a própria artista: são articulados na internet, organizados quando o assunto é alavancar números para a cantora e representam uma força coletiva reconhecida no ecossistema musical. Os fãs de Anitta serão o foco principal dessa pesquisa ao explorar o comportamento dessas comunidades em mobilizações ativistas digitais. Os principais resultados da pesquisa mostram que o primeiro exemplo, o de ativismo de internacionalização de carreira, é marcado pelo alcance abrangente, envolvendo fãs nacionais e internacionais, e não fãs que se engajaram na proposta de colocar a brasileira em primeiro lugar no Spotify mundial. O segundo exemplo de ativismo de crowdfunding apresenta a princípio uma frustração, uma vez que a meta não foi realizada, porque seria infrutífero gastar o dinheiro arrecadado sem o empenho da gravadora. Nas plataformas midiáticas os fãs e a própria artista fizeram pressão demonstrando a insatisfação contra a gravadora, que por fim aceitou a finalização do contrato. O terceiro exemplo abordará as iniciativas dos fãs quando se sentem afrontados diante da falta de posicionamento sobre o candidato político Jair Bolsonaro, desfavorável ao público LGBTQIA+, público crescente de Anitta. Serão utilizados conceitos de Jenkins (2006, 2009, 2012, 2015) e Greco (2010, 2015, 2019) para compreensão do universo dos fãs, enquanto Castells (2003, 2005, 2013) e Sandvoss (2005, 2007 e 2013) refletem sobre identidade coletiva. Pierre Lèvy (1998, 2003) conceitua inteligência coletiva e a temática do ativismo será abordada pelos autores Brough e Shresthova (2012), Milhomens (2009, 2014), Amaral e Monteiro (2013, 2015). Rudiger (2013) conceituará a cibercultura.

Palavras-chave: música; Anitta; ativismo; fãs; comunicação.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Grupo de Pesquisa em Análise de Produtos Audiovisuais

Título: Músculos sem Corpo: a produção de sentido sobre o corpo masculino na percepção das capas da revista Men's Health.

Autor(a): Maria de Fátima Pereira dos Santos
Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Miklos
Data da defesa: 25/09/2023

Este estudo tem por escopo investigar a noção de masculinidade vascularizada e difundida na mídia impressa. A pesquisa acontece no âmbito da Comunicação e tem como objetivo identificar e analisar a produção de sentidos dos corpos masculinos e como são apresentados na revista Men's Health Brasil, eleita como corpus para esta pesquisa, em específico se as imagens dos corpos coadunam com o padrão normativo que circula no imaginário da sociedade ocidental e as masculinidades que a publicação veicula. O método proposto para o estudo é pela teoria da análise de conteúdo (BARDIN, 2016), a partir da observação das capas da Men's Health Brasil. O recorte temporal estabelecido concentra-se entre 2010 e 2014, reunindo 12 edições. O referencial teórico é composto pela teoria do corpo masculino (LE BRETON, 2007; KELEMAN, 1999), pelas teorias do Patriarcado de (LERNER, 2019; MUSZKAT, 2018), pelas teorias da masculinidade hegemônica (CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013; JABLONKA, 2021; BOLA, 2020), pelas teorias da dominação masculina (BOURDIEU, 2021), pelas teorias do consumo (BAUMAN, 2008; BAITELLO JR., 2012; CONTRERA, 2017) e pela teoria do imaginário comunicacional (CONTRERA, 2013). Os resultados da pesquisa afirmam que as narrativas midiáticas influenciam na construção do imaginário social e, por consequência, na produção de sentido sobre o corpo masculino, que passa a ser idealizado. Os corpos veiculados nas capas da Men's Health Brasil coincidem com o padrão normativo da sociedade ocidental. São homens predominantemente poderosos e bem-sucedidos socialmente. Nas capas, os corpos são estereotipados, uma vez que oferecem imagens de um único padrão. A pesquisa também aponta que a presença feminina nas capas sempre está atrelada a uma imagem erotizada e objetificada que contribui com o machismo e a manutenção do estereótipo da mulher.

Palavras-chave: Corpo Masculino; Masculinidade Hegemônica; Patriarcado; Mídia; Consumo
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e Estudo do imaginário

Título: A ideologia nos quadrinhos do Capitão América e a apropriação do imaginário pela Indústria Cultura

Autor(a): Miller Guglielmo
Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Miklos
Data da defesa: 20/12/2023

A presente dissertação objetiva dissecar a engrenagem ideológica regente dos produtos da cultura de massa. Nessa perspectiva, a indústria cultural é instrumento de propagação de discurso ideológico no qual suas produções midiáticas apropriam-se de mitos e arquétipos para domesticação do imaginário social. No caso do objeto de estudo, a apropriação refere-se especificamente ao vilipêndio do arquétipo do herói e ao modo pelo qual estereótipos e ideologias são embutidos no consumidor da mídia de massa. Para tanto, a pesquisa analisa 396 capas de HQs do Capitão América, entre a década de 40 e 90. A análise foi dividida em três períodos históricos distintos de significativa relevância: (i) a 2ª guerra mundial, (ii) a contracultura e (iii) os anos 90. A análise aponta que os quadrinhos do Capitão América foram utilizados como instrumentos para disseminação de propaganda estadunidense, além de manipulação ideológica, fabricando estereótipos de personagens orientais e depreciação das mulheres, enquadrando-as em padrões que as desvalorizam em relação aos homens nas histórias em quadrinhos. Nesse horizonte, entre os principais autores do quadro teórico é possível citar Carl G. Jung, Edgar Morin, John B. Thompson e Joseph Campbell. Diante dessas colocações, justifica-se a relevância deste estudo por demonstrar como a apropriação cultural da figura arquetípica do herói pela indústria cultural banalizou sua imagem, que hoje teve seu sentido total ou parcialmente alterado.

Palavras-chave: Capitão América; Indústria cultural; quadrinhos; herói arquetípico; super-herói;
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiátic.

Título: Literacia Midiática e Combate a Fake News no Brasil: um estudo de caso com o público da terceira idade

Autor(a): Luciana Aparecida Janizello Augusto
Orientador(a): Profa. Dra. Carla Montuori Fernandes
Data da defesa: 22/12/2023

Esta dissertação intenciona mensurar o impacto do projeto de extensão universitária Literacia Midiática e combate a fake news para o público da terceira idade. O estudo é o resultado de sistematizações teóricas e práticas sobre a extensão universitária voltada para pessoas idosas com foco na educação midiática e com vistas ao enfrentamento de contextos, que envolvem a produção e circulação de fake news. A proposta se desenvolveu com o intuito de fornecer noções básicas de literacia midiática e analisar o resultado, capacitando os participantes para um uso mais seguro e consciente das redes sociais, ao abordar temas como tecnologia, redes sociais, golpes virtuais, fake news e implicações legais na difusão de informações nas redes sociais. Entendida como a capacidade de produzir conteúdo de maneira responsável e crítica nas plataformas de mídia, a literacia midiática é elemento fundamental para o exercício pleno da cidadania na atualidade. A discussão teórica apoiou- se em definições voltadas ao funcionamento das mídias digitais e suas características, com referência às bolhas virtuais, algoritmizacão e capitalismo de dados. O debate envolveu a conceituação de literacia midiática e sua importância no combate à desinformação e no desenvolvimento de competências críticas para uso da internet. Optou-se, inicialmente, pela metodologia bibliográfica, para realizar a discussão teórica presente na dissertação. Com o objetivo de responder se o curso foi útil para que o público desenvolvesse competência crítica, elegeu-se o estudo de caso como metodologia, com a aplicação de questionários em duas fases distintas, anterior e posterior às aulas ministradas. A amostra compreendeu 17 integrantes (alunos), que frequentaram o curso durante o período de julho a dezembro de 2021 e aceitaram participar da pesquisa, assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, após aprovação da pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Paulista (UNIP). Os resultados revelaram que a literacia representa um caminho promissor no sentido de oportunizar ao idoso o acesso mais seguro e consciente da informação, que recebe e compartilha nas mídias digitais. Nesse contexto, as pesquisas mostram-se em sintonia com a definição de Ferrari (2018), em cujo estudo a literacia midiática fornece subsídios para que os consumidores e usuários das mídias sociais sejam capazes de distinguir com destreza as Fake News, interrompendo seu compartilhamento e evitando a tomada de decisões equivocadas.

Palavras-chave: Midias Digitais; Fake News; Terceira Idade; Literacia Midiática
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia, cultura e memóriaa