Mídia, Arte e Cultura: Produção, difusão e reapropriação

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Ementa

Pretendemos nesta disciplina aprofundar análises sobre os meios e os efeitos da comunicação, o avanço tecnológico e os novos processos de “produção, difusão, reapropriação e ressignificação da comunicação na sociedade.” Vamos analisar as diversas correntes interpretativas e teóricas da comunicação e sua construção histórica e social. Também analisaremos a relação dos meios com as redes de cultura e informação na era da mobilidade, das multiplataformas.

Bibliografia

ADORNO, T. e HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

BRIGGS, Asa e BURKE, Peter. Uma História social da mídia – de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2006.

COHN, Gabriel (Org.). ADORNO, Theodor W. Indústria cultural. São Paulo: Ática, 1986.

DAHRENDORF, Ralf. As classes e seus conflitos na sociedade industrial. Brasília: Unb, 1982.

DURÃO, Fábio A. Da superprodução semiótica: caracterização e implicações estéticas. In: DURÃO, Fábio A.; ZUIN, Antonio; VAZ, Alexandre F. (Org.). A indústria cultural hoje. São Paulo: Boitempo, 2008.

FIGUEROA, Romeo. Introdución a las teorías de la comunicación. México: Pearson, 2013.

FREITAS, Verlaine. Adorno e a arte contemporânea. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

HENRIQUE COSTA, Jean. A atualidade da discussão sobre a indústria cultural em Theodor W. Adorno. In: Trans/Form/Ação vol.36 n.2, Marília, May/Aug. 2013.

LLOSA, Mário Vargas. A civilização do espetáculo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

MANDEL, Ernest. A ideologia na fase do capitalismo tardio. In: O capitalismo tardioTradução de Carlos Eduardo Silveira Matos. São Paulo: Nova Cultural, 1985

MELO, José Marques de. A esfinge midiática. São Paulo: Paulus, 2004.Ortega y Gasset, JOSÉ. La rebelión de las masas. Mexico: Calpe Mexicana, 1989.

SANTAELLA, Lúcia. Cultura e Artes do Pós-Humano. São Paulo: Paulus, 2003.

WARNIER, Jean-Pierre. A mundialização da cultura. Bauru-SP: Editora do Sagrado Coração, 2003.

WATZLAWICK, Paul et al. Teoría de la comunicación humana. Nueva York: Biblioteca de psicologia, Herder, Barcelona y Norton: 1997.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade. Petrópolis: Vozes, 2011.