Ementa
Exame dos pressupostos da teoria do documentário que estabelecem um vínculo mais estreito com a produção contemporânea: a questão ética, o papel da voz, as potências do falso, as configurações dos personagens e sua dimensão ensaística. Exame do modo como as narrativas de situações traumáticas têm sido apropriadas pelo documentário brasileiro recente, refletindo diretamente em sua composição estética, propondo, assim, novos encaminhamentos teóricos.
Bibliografia
AUMONT, Jacque; MARIE, Michel. A análise do filme. Lisboa: Texto e  Grafia, 2010.
            BALTAR, Mariana. Engajamento afetivo e  as performances da memória em Um passaporte húngaro. Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 96-112, 2007. 
            BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo:  Companhia das Letras, 2003. 
            COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder. A inocência perdida:  cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.  
            DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 2005. 
            FREIRE, Marcius. Documentário: ética, estética e formas de representação. São Paulo:  Annablume, 2011. 
            GAUTHIER, Guy. O documentário: um outro cinema. Campinas: Papirus, 2011. 
            LINS, Consuelo & MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário  brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro:  Jorge Zahar, 2008. 
            LISS, Andrea. Trespassing through shadows: memory, photography, and the  Holocaust. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1998. 
            MacDOUGALL, David. Transcultural cinema. New Jersey: Princeton University Press, 1998.
            NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005. 
            RAMOS, Clara Leonel. A construção do personagem no documentário  brasileiro contemporâneo: autorrepresentação, performance e estratégias  narrativas. 2013. Tese (Doutorado em Comunicação – Meios e Processos  Audiovisuais) – Escola de Comunicações e Artes da USP, São Paulo, 2013. 
            RENOV, Michael. Investigando o sujeito:  uma introdução. In: LABAKI, Amir; MOURÃO, Maria Dora (Org.). O cinema do real. São Paulo: Cosac  Naify, 2005. 
            SARKAR, Bhaskar & WALKER, Janet (Org.). Documentary testimonies: global  archives of suffering. Londres: Nova York: Routledge, 2010.
            SELIGMANN-SILVA,  Márcio (Org.). História, memória,  literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora Unicamp,  2003.