Estratégia Empresarial

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Siga o Programa na rede social:
Ementa
Introdução ao campo da estratégia empresarial: principais conceitos, classificações e teorias. O conceito de estratégia. As forças competitivas. A estratégia, a vantagem competitiva e os recursos. A estratégia e a concorrência. O processo da estratégia. O controle estratégico. Análise do ambiente empresarial e dos stakeholders. Os cenários.
Bibliografia
BETHLEM, Agricola. Estratégia empresarial: conceitos, processos e administração estratégica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
BOAVENTURA, João M. G.; FISCHMANN, Adalberto A. A epistemologia da estratégia: uma proposta para a classificação de seu conteúdo. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE ESTRATÉGIA – SLADE 2003, 16., 2003, Lima. Anais... Lima: 2003.
BRANDENBURGER, Adam M.; NALEBUFF, Barry J. Coopetição. São Paulo: Rocco, 1999.
COLLIS, David J.; MONTGOMERY, Cynthia A. Competing on resources strategy in the 1990’s: how do you create and sustain a profitable strategy? Harvard Business Review, v. 73, n. 4, p. 118-128, July./Aug. 1995.
FISCHMANN, Adalberto A.; ALMEIDA, Martinho I. R. Planejamento estratégico na prática.2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
FREEMAN, R. Edward. Strategic management: a stakeholder approach. Boston: Pitman, 1984.
GHEMAWAT, Pankaj. A estratégia e os cenários dos negócios. Porto Alegre: Bookman, 2000.
HAX, Arnoldo C.; MAJLUF, Nicolas S. The strategy concept and process: a pragmatic approach. 2nd ed. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall, 1996.
HITT, Michael A.; IRELAND, R. Duane; HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica: competitividade e globalização. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
JOHNSON, G.; SCHOLES, K.; WHITTINGTON, R. Exploring corporate strategy: text & cases. 8th ed. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall, 2008.
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação:Balanced Scorecard. 13.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
MINTZBERG, Henry. A ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2004.
MOTTA, P. R. Transformação organizacional: a teoria e a prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.
PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
SERRA, Fernando A. R.; TORRES, Maria C. S.; TORRES, Alexandre P. Administração estratégica: conceitos, roteiro prático e casos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2003.
STONER, J. A. F.; FREEMAN, R. E. Administração. 5.ed. Rio de Janeiro: PHB, 1985.
WOOD, Donna J. Business and society. Pittsburgh: HarperCollins, 1990.